fbpx

4 Grandes Exemplos do Elder Richard G. Scott

Elder Richard G. Scott Apóstolo Mórmon

Richard Gordon Scott serviu como membro do Quórum dos Doze Apóstolos desde 1988. Falecido nesta última terça-feira (22), foi precedido em sua morte pela sua adorada e fiel companheira, Jeanene, que faleceu em 1995. Richard e Jeanene tiveram 7 filhos, 17 netos e 10 bisnetos. Assim como na sua família, Elder Scott foi importante na vida de muitos, ajudando-os com seus conselhos, exemplos e disposição para ajudar a quem precisasse. A seguir veremos 4 maravilhosos ensinamentos e exemplos de sua vida mortal:Elder Richard G. Scott Apóstolo Mórmon

Sobre missão

Quando criança, Élder Scott ia à igreja ocasionalmente. Sua mãe menos ativa e o pai não-membro só se tornaram ativos tempos depois e, mais tarde, chegaram a servir no templo de Washington D.C.

Em sua juventude, não pretendia servir missão. No âmbito secular, era um rapaz esforçado e sociável. Foi presidente da classe, tocava clarinete e foi líder da fanfarra no ensino médio, e depois, se formou em engenharia mecânica na Universidade George Washington. Sua decisão de não servir uma missão de tempo integral perdurou até seus 22 anos, quando a garota com quem saía, Jeanene Watkins lhe disse “Quando eu me casar, será no templo, com um ex-missionário”.

Richard pensou muito, orou e falou com seu bispo. E em 1950 foi chamado para servir no Uruguai. Enquanto estava na missão, Jeanene estudou dança moderna e sociologia, se formando em 1951. Depois serviu missão no nordeste dos Estados Unidos.

Não foi fácil tomar esta decisão, mas valeu a pena. Apesar de desencorajado, não desistiu. Ele contou: “Os professores e amigos tentaram dissuadir-me de aceitar o chamado para a missão, dizendo que isso arruinaria uma carreira promissora na engenharia. Mas pouco depois da minha missão, fui selecionado para o programa naval nuclear que estava sendo iniciado. (…) Numa reunião que fui designado a dirigir, descobri que um dos professores que me aconselharam a não ir para a missão ocupava um cargo bem menos significativo no programa do que o meu. Aquele foi um vigoroso testemunho para mim de como o Senhor me abençoou quando coloquei minhas prioridades em ordem”.²

Sobre fé e conversão

Em um de seus discursos, Elder Richard G. Scott ensinou “Quando a fé é devidamente compreendida e utilizada, ela tem repercussões drasticamente abrangentes. Tal fé pode mudar a vida de uma pessoa, transformando seu cotidiano melancólico em uma sinfonia de alegria e felicidade. O exercício da fé é essencial ao plano de felicidade do Pai Celestial. […] A fé no futuro é demonstrada pelo casal que é selado no templo. Eles sabem que, por meio da obediência aos ensinamentos de Jesus Cristo e ao plano de felicidade de nosso Pai Celestial, podem ter uma vida feliz juntos. Reconhecem que, quando surgirem desafios que são oportunidades de crescimento, encontrarão, com a inspiração do Espírito Santo, meios de vencê-los de um modo que lhes seja produtivo e que lhes edifique o caráter.”³

Uma experiência de sua vida quanto a esse aspecto aconteceu no que ele descreve como “uma experiência de crescimento”, cinco anos depois de casados. Nesta época, ele e a esposa tinham dois filhos, uma menina de três, e um menino de dois anos de idade. Jeanene estava grávida de outra menina, mas esta faleceu ao nascer. Tempo depois, o filho mais novo, Richard, morreu após uma cirurgia cardíaca.

Foi um grande impacto, mas com fé, eles não se desesperaram. Ele lembrou: “Meu pai, que não era membro da Igreja na época, amava muito o pequeno Richard. Ele disse à minha mãe inativa: ‘Não entendo como o Richard e a Jeanene parecem conseguir aceitar a perda desses filhos’. Minha mãe, movida por inspiração, disse: ‘Kenneth, eles foram selados no templo. Eles sabem que seus filhos estarão com eles na eternidade, se viverem em retidão. Mas você e eu não teremos nossos cinco filhos porque não fizemos esses convênios’.

Meu pai ponderou aquelas palavras. Começou a reunir-se com os missionários de estaca, e logo foi batizado. Pouco mais de um ano depois, meu pai, minha mãe e os filhos fomos selados no templo”. O Élder Scott e a esposa adotaram posteriormente mais quatro filhos.

Sobre decisões

Em sua vida, Richard G. Scott teve muitos desafios. E com eles aprendeu a dar prioridade na família e no Evangelho Verdadeiro. Quando chamado para servir como Presidente da Missão Córdoba, Argentina, Élder Scott participava de um grandioso projeto nuclear. Ao informar seu chefe da mudança, ele recebeu grande desaprovação, mas não abriu mão de sua responsabilidade com o Senhor. Após uma conversa, Élder Scott entregou um exemplar do Livro de Mórmon a ele e, para sua surpresa, recebeu a proposta de um novo emprego, quando retornasse.

Em um outro discurso ele disse “As dificuldades começam quando o livre-arbítrio é utilizado para fazerem-se escolhas que estão em desacordo com os convênios. Reflitam sobre as coisas que fazem em seu tempo livre, aquele no qual vocês têm a liberdade de escolher o que fazer. Vocês acham que esses momentos estão centralizados no que é realmente prioridade e de suma importância? Ou, mesmo que inconscientemente, ocupam sempre seu tempo com coisas triviais e atividades cujo valor é efêmero e não lhes ajuda a cumprir o propósito para o qual vieram à Terra? Reflitam sobre a vida, não apenas no que vai acontecer hoje ou amanhã. Não desistam do que mais desejam na vida por causa de alguma coisa que vocês pensam querer agora.”4

Sobre selamento e família eterna

De várias experiências e citações que poderiam ser compartilhadas neste tópico, uma exemplifica todo o restante, com o amor e dedicação à sua esposa e filhos:

“Aprendi uma lição importante com minha esposa. Eu viajava muito devido a minha profissão. Eu estivera fora por quase duas semanas e voltei para casa em uma manhã de sábado. Tinha quatro horas antes de ter que sair para outra reunião. Percebi que a nossa pequena máquina de lavar havia quebrado e que minha esposa estava lavando a roupa à mão. Comecei a consertar a máquina.

Jeanene se aproximou e disse: “Rich, o que você está fazendo?”
Eu disse: “Eu estou consertando a máquina de lavar, assim você não precisará fazer isso manualmente”.
Ela disse: “Não. Vá brincar com as crianças”.
Respondi: “Posso brincar com as crianças a qualquer hora. Quero ajudar você”.
Ela então disse: “Richard, por favor, vá brincar com as crianças”.
Quando ela falou comigo com tanta autoridade, obedeci.
Passei um tempo maravilhoso com nossas crianças. Brincamos de pique e rolamos nas folhas caídas de outono. Depois, fui a minha reunião. Provavelmente eu teria esquecido aquela experiência, se não fosse pela lição que ela queria que eu aprendesse.

Na manhã seguinte, por volta das 4 horas da manhã, acordei quando senti dois bracinhos em volta do meu pescoço, um beijo na bochecha e estas palavras sussurradas em meu ouvido, que nunca vou esquecer: “Papai, amo você. Você é meu melhor amigo”.
Elder Richard G. Scott Apóstolo Mórmon
Para concluir, peço perdão pela escrita parcial, mas para mim o Élder Scott foi um grande exemplo de líder, marido e discípulo de Cristo desde minha recente conversão à Igreja, em 2012. Testifico que Ele foi um Apóstolo de Cristo. Combateu o bom combate e com lágrimas escrevo que agora pode cumprir o seu desejo, dito na conferência de Abril de 2011: “Estou confiante de que quando, em nosso futuro, eu a encontrar de novo além do véu, vamos reconhecer que nosso amor se tornou ainda mais profundo. Vamos ter ainda mais afeto um pelo outro, depois de passar esse tempo separados pelo véu.”5

Referências



1. Biografia Elder Scott: https://www.lds.org/prophets-and-apostles/biographies/elder-richard-g-scott?lang=por
2. “Élder Richard G. Scott: ‘O Verdadeiro Poder Provém do Senhor’”, A Liahona, fevereiro de 1990
3 O poder transformador da Fé e do Caráter: https://www.lds.org/general-conference/2010/10/the-transforming-power-of-faith-and-character?lang=por
4 Jesus Cristo, Nosso Redentor: https://www.lds.org/general-conference/1997/04/jesus-christ-our-redeemer?lang=por
5 As Bençãos Eternas do Casamento: https://www.lds.org/general-conference/2011/04/the-eternal-blessings-of-marriage?lang=por

| Profetas Hoje
Publicado por: Ana Laura Martins
Oie! Sou a aninha, tenho 18 anos. Eu adoro teatro, poemas, moda sud e flores. Sou mórmon a 3 anos e amo casamentos, diários e genealogia. Uma futura atriz ou estilista com muitos sonhos e animada para ajudar a todos. Apaixonada por raposas e por desenhar chibis.
Ciência das escrituras
6 Dicas Para se Entender a Ciência das Escrituras
visita mestre familiar professora visitante
6 Dicas Para Visitas Mais Significativas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *