Perguntas e Respostas: por que minha bênção patriarcal não menciona a primeira ressurreição?
Pergunta
Muitas pessoas que recebem sua bênção patriarcal são informadas de que ressuscitarão na manhã da primeira ressurreição se estivermos qualificados. A bênção da minha esposa diz exatamente isso.
Minha bênção patriarcal não faz nenhuma menção à minha ressurreição. Isso significa que não vou me qualificar para a manhã da primeira ressurreição?
Não estarei com minha esposa se ela ressuscitar na primeira ressurreição? Estou preocupado.
Resposta
É compreensível sua preocupação sobre esse assunto se você não entende o princípio fundamental por trás das bênçãos patriarcais.
Espero que, por meio dessa explicação, você possa encontrar paz e consolo nas seguintes palavras de nossos líderes e sentir o Espírito Santo confirmar a verdade.
Ao falar sobre as bênçãos patriarcais na Conferência Geral, o Presidente James E. Faust disse que uma bênção patriarcal é:
“É uma diretriz sagrada que contém conselhos, promessas e informações do Senhor; no entanto, a pessoa não deve esperar que a bênção detalhe tudo que lhe acontecerá ou que responda a todas as perguntas. O fato de que a bênção patriarcal pode não mencionar acontecimentos importantes da vida, como uma missão ou casamento, não significa que isso não irá acontecer. Para que nossa bênção patriarcal, se cumpra, precisamos entesourar no coração as palavras preciosas que ela contém, ponderar a respeito delas e viver de maneira a receber as bênçãos na mortalidade e uma coroa de justiça no porvir.”
Se, por meio de nossas bênçãos do sacerdócio, pudéssemos perceber apenas uma pequena parte da pessoa que Deus deseja que sejamos, perderíamos nosso medo e nunca mais duvidaríamos.
Da mesma forma, vemos em ‘Bênçãos Patriarcais’, em Tópicos do Evangelho no site da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o princípio de que as bênçãos patriarcais podem não delinear todos os eventos na vida de uma pessoa.
“Embora a bênção patriarcal contenha promessas e conselhos inspirados, não se deve esperar que ela responda a todas as dúvidas da pessoa que a recebe, ou que especifique detalhadamente tudo o que acontecerá em sua vida. Se a bênção não mencionar um evento importante, como a missão de tempo integral ou o casamento, a pessoa não deve presumir que não terá essa oportunidade.
De igual modo, a pessoa que receber a bênção não deve presumir que tudo o que está mencionado nela será cumprido nesta vida. A bênção patriarcal é eterna, e suas promessas podem se estender para as eternidades. Se a pessoa for digna, todas as promessas serão cumpridas no devido tempo do Senhor. As promessas e bênçãos que não forem cumpridas nesta vida serão cumpridas na vida futura.”
Uma citação do Presidente McConkie indica que, conforme orientado pelo Espírito Santo, o patriarca deve dar o consolo, orientação e advertências de que uma pessoa precisa para ajudá-la a cumprir sua missão.
Não podemos esperar que a bênção declare todos os eventos na vida de uma pessoa, desde o nascimento até a ressurreição, apenas para citar o que é mais crítico para o sucesso da vida de uma pessoa de uma forma sucinta e reveladora.
“As bênçãos patriarcais contêm uma declaração inspirada da linhagem do recebedor e, também, quando guiadas pelo Espírito, uma declaração inspirada e profética da missão da vida da pessoa, juntamente com as bênçãos, conselhos e admoestações que o patriarca seja inspirado a proferir, para o cumprimento dessa missão.” (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine p. 558.)
Cada bênção patriarcal é única porque cada filho de Deus é único. Espero que aprender que as bênçãos patriarcais são designadas exclusivamente para cada pessoa, e não apenas listas dos mesmos eventos de vida declarados de maneiras diferentes, consolem você.
O que o Senhor destaca em sua bênção? Como ter um destaque diferente de sua esposa pode trazer um maior reconhecimento de seus pontos fortes e talentos?
Para encerrar, gostaria de mencionar uma bela declaração do então Élder Russell M. Nelson. Em abril de 2000, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos compartilharam uma apresentação de vídeo em que cada um compartilhou um breve testemunho.
O Élder Nelson decidiu enfocar sua mensagem no convênio abraâmico. Esta aliança se aplica a você como membro da Casa de Israel e semente de Abraão.
“Em 1843, o Senhor declarou ao Profeta Joseph Smith que ‘Abraão recebeu promessas relativas a sua semente e ao fruto de seus lombos — dos quais tu provéns… Esta promessa é vossa também, porque sois de Abraão’(D&C 132: 30–31).
Irmãos e irmãs, vocês também têm direito às grandiosas bênçãos prometidas à linhagem fiel de Abraão. O Senhor explicou que vocês podem receber as bênçãos e responsabilidades do sacerdócio Dele por meio de sua fé, obras e linhagem (declarada em sua bênção patriarcal). ‘Sois herdeiros legais’, disse ele. ‘Vossa vida e o sacerdócio permaneceram, e é necessário que permaneçam por meio de vós e de vossa linhagem’ (D&C 86:9–10).
As bênçãos máximas do convênio abraâmico são conferidas nos templos sagrados. Elas permitem-nos surgir na Primeira Ressurreição e herdar tronos, reinos, principados, poderes e domínios para nossa ‘exaltação e glória em todas as coisas’ (D&C 132:19). O cumprimento do antigo convênio abraâmico só é possível em virtude do Senhor Jesus Cristo. É graças a Ele que poderemos habitar com Deus, com Ele e nossa família eternamente”
Mesmo que você nunca tenha recebido uma bênção patriarcal ou mesmo que sua bênção patriarcal não mencione a ressurreição, o Senhor, por meio de convênios e de seus profetas, explica que ressuscitar na primeira ressurreição está ao alcance de todos os que fazem e guardam convênios eternos.
Por causa de Jesus Cristo, essa verdade é uma realidade na qual podemos confiar e buscar. Espero que encontre consolo em todas as promessas do Senhor para você.
Fonte: Ask Gramps