fbpx

Não posso jejuar por razões médicas. O que posso fazer?

“Tenho diabetes tipo 2 e por isso não devo jejuar. Sinto-me culpado por não poder viver a lei do jejum. Existe uma maneira de eu jejuar novamente? Ainda posso pagar ofertas de jejum mesmo que não jejue?”

O jejum é um poderoso princípio do evangelho. Através do sacrifício e do serviço, o jejum e o pagamento de ofertas de jejum mostram o nosso desejo de abandonar as coisas do mundo para nos ligarmos mais intimamente com o céu.

Acredito que, se não conseguirmos jejuar com comida e água, Deus ainda nos proverá uma maneira de recebermos as bênçãos desses princípios. O tipo de fé necessária para que isso aconteça é inerente a esta questão

Sinceramente, digo que não se sintam culpados se não puderem jejuar! O Senhor entende. Você pode viver os princípios do jejum sem abrir mão de comida e água.

O princípio do sacrifício

No amado hino “O espírito de Deus”, há um verso que diz “o sacrifício traz as bênçãos do céu.” Para mim, o princípio do Sacrifício está no cerne do jejum. Humilhamo-nos perante Deus e confiamos Nele quando jejuamos. Renunciando a algo que é necessário para a vida, dizemos ao Senhor que sabemos que Ele é a fonte da verdadeira vida.

Mesmo que não possamos jejuar da maneira tradicional, ainda podemos viver o princípio do sacrifício. Tenho lutado durante anos com doenças mentais intensas que tornam o jejum particularmente difícil por uma série de razões físicas, mentais e emocionais. Descobri que posso desistir de outras coisas para mostrar meu desejo de me conectar com Deus. Aqui estão alguns que eu tentei:

  • Tecnologia. Estamos saturados de tecnologia. Desconecte-se completamente para o seu jejum. Não assista a filmes, ouça música, entre nas redes sociais ou jogue jogos online. Desligue o telefone e deixe-o desligado por um determinado período de tempo.
  • Suas comidas favoritas. Eu tinha uma companheira missionária que não podia jejuar com comida e água. No entanto, ela simplificava suas refeições. Ela comia alimentos simples e práticos e apenas o que precisava. Seu café da manhã no domingo foi uma fatia de pão e um copo de água.
  • Roupas de domingo. Adoro vestir roupas confortáveis depois das reuniões da Igreja. No domingo de jejum, tento ficar com as minhas melhores roupas para ajudar a sintonizar o meu coração e sacrificar algum conforto físico.
  • Cochilo. Eu também adoro os cochilos de domingo. Em vez de cochilar, tento servir, orar e gastar tempo fazendo tudo o que posso para estar em comunhão com Deus.
  • Algo significativo. No final do dia, podemos sacrificar quase qualquer coisa significativa para mostrar nosso desejo de cumprir o mandamento de jejuar.

Os pobres e necessitados

O jejum e as ofertas de jejum estão intimamente ligados ao chamado do Salvador para servir os pobres e necessitados. Abster-se de comida e água não tem significado, a menos que adicionemos o componente espiritual, que consiste em serviço e adoração íntima através da oração. São coisas que podemos fazer a qualquer momento!

Faça um esforço combinado para servir os outros no domingo de jejum. Faça a sua oferta de jejum! Se não puder jejuar, uma generosa oferta de jejum é uma maneira de se sacrificar e servir ao próximo.

Procure quem precisa de um amigo, entre em contato com aqueles a quem você ministra, escreva uma carta para um missionário, ligue para um amigo com quem você não fala há muito tempo.

Essas são apenas algumas ideias. Seguir a ordem de cuidar dos necessitados é uma das formas mais importantes de cumprir a lei do jejum.

Não importa o que enfrentemos ou o porquê, o Senhor sempre prepara uma maneira de colher as bênçãos dos mandamentos que guardaríamos se pudéssemos.

Isenção de responsabilidade: embora todas as nossas respostas usem as escrituras e/ou palavras dos profetas modernos, não representamos a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. Não acreditamos que nenhuma das nossas respostas seja abrangente.

Fonte: LDS Daily

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *