fbpx

O que é uma missão de serviço?

Sister Kinikini - Missionários de serviço

Depois de muitas semanas de oração, idas ao templo, entrevistas, consultas médicas você finalmente envia seu chamado missionário. Quando você recebe aquele e-mail, com as informações de onde você passará os próximos 18 ou 24 meses de sua vida, a ansiedade é quase maior do que sua animação para servir ao Senhor. Então você finalmente lê sua designação e algo está um pouco diferente de suas expectativas. 

Ou você serviu como missionário de proselitismo por um certo tempo e precisou encerrar seu tempo de serviço por acidente, doenças ou outros problemas de saúde, mas deseja continuar servindo e alguém do Departamento Missionário falou sobre uma nova designação.

Vocês podem estar se perguntando, “o que é uma missão de serviço?”

Bom, vem comigo que vou te explicar nesse artigo.

O que é um missionário de serviço?

Os missionários de serviço são jovens de até 25 anos que moram em sua própria casa e servem em sua região pelo mais próximo possível de um período integral, de acordo com sua capacidade e circunstâncias. 

As moças de 19 a 25 anos podem servir por 6 a 18 meses e os rapazes de 18 a 25 anos podem servir por 6 a 24 meses.

Cada missionário tem oportunidades de servir adaptadas aos seus talentos, dons e habilidades e podem servir em diversas designações, seja em algo designado pela estaca, em organizações sem fins lucrativos ou em operações da Igreja.

Élder Diodato – missionário de serviço

Como é feito o chamado de um missionário de serviço?

O chamado de um missionário de serviço é feito da mesma maneira que o chamado de um missionário de proselitismo: pelo Senhor por meio de Seu profeta aqui na terra.

O profeta leva em consideração uma avaliação é feita durante o processo de recomendação missionária ou depois que o jovem cumpre parte da missão de proselitismo e volta para casa antes da data prevista para a conclusão. Também, o chamado missionário é feito de acordo com os talentos, dons e habilidades do jovem.

Como funciona uma missão de serviço?

Assim como os missionários de proselitismo, os missionários de serviço também têm uma rotina cheia de responsabilidades. 

Normalmente, cada missionário recebe algumas designações específicas que demandam certa quantidade de tempo a cada dia, em diferentes áreas, de acordo com suas capacidades, dons e talentos.

Eles também precisam fazer seu planejamento do dia e estudar as escrituras individualmente e com o companheiro, assim como os missionários de proselitismo.

Também existem regras para os missionários de serviço. Eles não podem namorar, não podem estudar em uma faculdade e não podem ser remunerado pelo serviço que prestam.

Todo o tempo que têm é dedicado ao serviço voluntário e é um tempo que é reservado para o Senhor. Por isso, o foco é total na obra.

Sister Kinikini – Missionária de serviço

Quais são os objetivos de uma missão de serviço?

Segundo o site da Igreja de Jesus Cristo, os principais objetivos de uma missão de serviço são:

  • Oferecer uma oportunidade para que todas as moças e rapazes dispostos sirvam ao Senhor e aumentem o testemunho que têm Dele.
  • Ajudar cada missionário de serviço a se preparar para uma vida inteira de serviço.
  • Prover serviços necessários e valiosos para as organizações da Igreja e da comunidade.

E o propósito dos missionários de serviço é:

Nosso propósito é ajudar as pessoas a se achegarem a Cristo, servindo-as como o Salvador faria. Servimos voluntariamente em organizações beneficentes, nas atividades da Igreja e na comunidade. Ministraremos em nome do Salvador, individualmente, assim como Ele fez, expressando Sua terna bondade.”

Como são as missões de serviço no Brasil? 

No Brasil existem diversas missões de serviço. Elas estão espalhadas por todo o país e cada uma delas possui um casal líder responsável pela missão.

Os missionários de serviço também trabalham em conjunto com os presidentes das estacas onde residem e recebem seu apoio. Além disso, os chamados dentro da missão, como de assistentes, líderes de distrito, sisteres treinadora, continuam e dentro de cada missão existem distritos, treinamentos, conferências, em uma estrutura muito parecida com a que encontramos nas missões de proselitismo.

Sobre a missão de serviço, Rachel Aranha, missionária de serviço da Missão São Paulo testificou:

“A missão de serviço trouxe a oportunidade de todo jovem ser um missionário. O que importa é realmente o desejo, o que me faz lembrar de D&C 4:3 – pois todo aquele que tem o desejo pode servir agora, não importando as condições físicas, emocionais, mentais e os desafios que têm em suas vidas. Podemos ser um missionário de serviço e podemos servir nessa grande obra de diversas maneiras, seja cuidando do jardim do templo ou produzindo plaquetas para os missionários.

Fico muito feliz que as missões de serviço estão se tornando cada vez mais conhecidas e também que as missões aqui no Brasil estão crescendo. Sou muito grata por ser uma missionária de serviço e eu amo essa missão.” 

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *