Pergunta:
Estou conhecendo a Igreja e fiquei curioso sobre quais chás os mórmons podem tomar. Poderia me ajudar?
Resposta:
Claro que sim! E antes de tudo, vale esclarecer que o nome correto da Igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Embora o apelido “mórmon” ainda seja usado por algumas pessoas, nós procuramos usar o nome completo da Igreja para manter o foco em Jesus Cristo, o qual é o centro da nossa fé.
Agora vamos à sua pergunta, que é bem comum entre quem está começando a conhecer a Igreja de Jesus Cristo. A resposta envolve um princípio espiritual chamado Palavra de Sabedoria, que é um guia que recebemos do Senhor para cuidar da nossa saúde física e espiritual.

O que é a Palavra de Sabedoria?
A Palavra de Sabedoria é uma lei de saúde revelada por Deus ao profeta Joseph Smith em 1833. Está registrada na seção 89 de Doutrina e Convênios, um dos volumes de escrituras usados pelos membros da Igreja.
Ela nos orienta sobre o que devemos e o que não devemos consumir. Por exemplo, ensina que devemos evitar:
- Bebidas alcoólicas
- Fumo ou qualquer forma de tabaco
- Café
- Chá preto (vamos falar mais sobre isso)
- Drogas ou substâncias que fazem mal ao corpo
Em compensação, ela também incentiva o uso de alimentos saudáveis, como grãos, frutas e verduras, e o consumo moderado de carne.
A base por trás dessa lei é o cuidado com o corpo, que é sagrado. Como está ensinado no manual Pregar Meu Evangelho:
“Lembre-se de que nosso corpo é sagrado. Devemos tratá-lo com respeito e reverência. A Palavra de Sabedoria ensina que devemos ingerir alimentos saudáveis. Ensina muito especificamente que não devemos ingerir substâncias prejudiciais, inclusive bebidas alcoólicas, fumo, chá (Camellia sinensis) e café. Também não podemos ingerir qualquer tipo de droga prejudicial. Para serem batizadas e confirmadas, as pessoas que você está ensinando precisam abandonar o uso dessas substâncias. As pessoas que obedecem à Palavra de Sabedoria aceitam e compreendem verdades espirituais mais facilmente.” (Pregar Meu Evangelho, capítulo 3)

Por que não podemos tomar chá? E o que é Camellia sinensis?
Muita gente se surpreende ao descobrir que membros da Igreja não tomam chá preto nem chá-verde. Mas isso não significa que todos os chás estão proibidos. A restrição específica se refere à planta chamada Camellia sinensis, que é a base do chá preto, chá verde, chá branco, chá oolong, entre outros.
Portanto: o consumo não é de “chá” em si, mas a origem da erva usada. No Brasil, quando ouvimos o termo “chá”, precisamos lembrar que ele pode se referir tanto a uma bebida feita de Camellia sinensis (e essa evitamos) quanto a infusões de outras plantas, que são permitidas.
Então quais chás os membros da Igreja podem tomar?
A boa notícia é que há muitos chás e infusões que não vêm da Camellia sinensis e que os membros da Igreja podem tomar sem problemas! Estes são alguns exemplos:
- Chá de camomila
- Chá de hortelã
- Chá de erva-doce
- Chá de gengibre
- Chá de frutas
- Chá de capim-limão
- Chá de erva-cidreira
Essas opções são feitas de ervas, flores, raízes e frutas, e são geralmente chamadas de infusões. Elas não estão incluídas na restrição da Palavra de Sabedoria e, portanto, podem ser consumidas.
Então, resumindo com bom humor: os chás que podemos tomar são todos os que não têm Camellia sinensis!

Quais são as bênçãos de viver essa lei de saúde?
Mais do que uma lista de “pode” e “não pode”, a Palavra de Sabedoria é um convite do Senhor para cuidarmos melhor de nosso corpo e mente. E, como em todas as leis de Deus, há promessas associadas à obediência.
O Senhor promete:
“E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, andando em obediência aos mandamentos, receberão saúde no umbigo e medula nos ossos; e acharão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros escondidos.” (Doutrina e Convênios 89:18–19)
O presidente Joseph F. Smith ensinou:
“A Palavra de Sabedoria [é] mais do que uma simples proibição do chá, café, fumo e álcool; ela [contém] conselhos práticos para a boa saúde e o crescimento espiritual, e os santos que a [obedecem] se [aproximam] mais do Senhor e se [tornam] mais semelhantes a Ele.” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, capítulo 36)
E o presidente Heber J. Grant testificou:
“Os santos dos últimos dias guardam a Palavra de Sabedoria, recebem bênçãos de saúde, prosperidade e força espiritual que não poderiam receber caso não obedecessem essa lei”.
“Nenhum homem ou mulher que esteja guardando a Palavra de Sabedoria encontra defeitos nela. Por quê? Porque eles têm conhecimento da saúde que desfrutam e da paz, alegria, consolo e satisfação que sentem no coração quando fazem o que o Senhor deseja deles.” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Heber J. Grant, capítulo 21)
Essas bênçãos são reais. Muitos membros da Igreja sentem na prática que viver essa lei traz mais clareza espiritual, mais equilíbrio emocional e mais disposição física.

Conclusão
Se você está começando a conhecer A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e ficou com dúvidas sobre o que pode ou não pode tomar, especialmente em relação aos chás, espero que este artigo tenha te ajudado!
Em resumo:
- A Palavra de Sabedoria orienta a evitar chá preto e todos derivados da Camellia sinensis.
- Infusões de ervas, flores ou frutas podem ser consumidas.
- Viver essa lei é um ato de fé que traz bênçãos espirituais e físicas.
É maravilhoso saber que o Senhor se importa com nosso corpo e quer que sejamos saudáveis. Seguir essa orientação é uma forma de mostrar gratidão e respeito pelo dom da vida. Se tiver outras dúvidas, estamos por aqui para ajudar!
Veja também
- Quando a palavra de sabedoria se tornou um mandamento?
- 5 maneiras de viver melhor a Palavra de Sabedoria



