Qual é o papel do Bispado Presidente na Igreja de Jesus Cristo?
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem diversos líderes mundiais. Cada um deles é responsável por cuidar ou administrar algo diferente. Entre esses líderes está o Bispado Presidente. Mas, se já temos bispos em cada ala, porque ter um bispado geral? O que eles fazem? Qual é a importância do trabalho deles?
O Bispado Presidente é um grupo de três homens que, sob a direção da Primeira Presidência, supervisionam os aspectos práticos da Igreja. Todos os três membros são bispos ordenados e detêm o título de bispo.
Suas responsabilidades incluem gerenciar o dízimo e as ofertas de jejum, manter as capelas e templos, fornecer ajuda humanitária, administrar programas de bem-estar e auto-suficiência, e criar e distribuir recursos do evangelho, como escrituras e hinários.
Além disso, o site oficial da Igreja explica que:
“O Bispado Presidente preside o Sacerdócio Aarônico na Igreja. Como a maioria dos portadores do Sacerdócio Aarônico são jovens, os membros do Bispado Presidente trabalham com a presidência geral dos Rapazes para apoiar os rapazes da Igreja em seus deveres do sacerdócio”.
Quem são os membros do Bispado Presidente hoje?
Gérald Caussé
Gérald Caussé se tornou o 15º bispo presidente da história da Igreja, em outubro de 2015. Ele é o terceiro bispo presidente nascido fora dos Estados Unidos e o primeiro que tem o inglês como segunda língua.
Christopher Waddell
O bispo W. Christopher Waddell foi chamado para servir como segundo conselheiro no Bispado Presidente, em 9 de outubro de 2015.
Todd Budge
O Bispo L. Todd Budge foi apoiado como segundo conselheiro no Bispado Presidente em 3 de outubro de 2020.
Em fevereiro de 2024, a revista Liahona publicou um artigo sobre os princípios que orientam o trabalho do Bispado Presidente. Estes princípios são:
Todas as coisas são espirituais para Deus
O Bispo L. Todd Budge, Segundo Conselheiro no Bispado Presidente, compartilhou:
“O que descobri em minha própria vida é que posso orar também sobre meus assuntos temporais. Posso orar sobre minhas finanças. Posso orar sobre se devo comprar esta casa ou outra, ou se devo fazer este investimento ou outro. Devemos envolver o Senhor não apenas na parte espiritual de nossa vida, mas também nas coisas temporais de nossa vida, porque todas essas coisas contribuem para nossa capacidade de amar e servir outras pessoas.”
Trabalhe em harmonia
Por meio de sua experiência servindo no Bispado Presidente, o Bispo Budge disse:
“Quando entrei no bispado pela primeira vez, pensei que dividiríamos o mundo em terços ou algo assim e assumiríamos responsabilidades e as dividiríamos entre nós. Mas não fazemos dessa forma. Fazemos tudo juntos, em união como bispado. E aprendi que há grande poder em conselhos. Há grande poder na união que surge quando trabalhamos juntos com um objetivo comum e propósito comum”.
Desenvolva autossuficiência
Em 2013 após um ciclone devastar as Filipinas, o Bispo Caussé, então conselheiro no Bispado Presidente, visitou os Santos na cidade de Tacloban e viu como eles perseveravam por meio de trabalhos e cursos de aperfeiçoamento profissional.
Em 2020, o Presidente Nelson anunciou que um templo seria construído naquela mesma cidade. O Bispo Caussé compartilhou:
“Pense em tudo o que aconteceu nos últimos anos e como o sistema de bem-estar da Igreja e os princípios de bem-estar ajudaram as pessoas a se prepararem para a construção de um templo. Cada projeto humanitário em que a Igreja está envolvida tem como objetivo a autossuficiência. Para nós, a autossuficiência é um princípio de salvação. É um princípio espiritual”.
Concentre-se nas pessoas
O Bispo Caussé ensina que o evangelho de Jesus Cristo é sobre pessoas.
“O evangelho está sobre a vida das pessoas. É sobre quando alguém sendo batizado. É sobre um jovem que recebe o sacerdócio ou uma jovem que vai ao templo pela primeira vez e é batizada por um de seus antepassados. É sobre famílias que se reúnem, congregações que se reúnem e participam do sacramento todos os domingos. No final do dia, é sobre as coisas simples da vida – o motivo pelo qual estamos aqui, para onde vamos e como podemos retornar ao nosso Pai Celestial e receber todas as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo”.
Fonte: churchofjesuschrist.org, Church News
Fonte: Qual é a diferença entre Setenta Autoridade Geral, Setenta de Área e Líderes Gerais?