Perguntas e respostas: a Bíblia fala sobre o Livro de Mórmon?
A Bíblia fala sobre o Livro de Mórmon?
Resposta
Obrigado pela sua pergunta. Essa é uma dúvida de muitas pessoas, esperamos respondê-la.
As referências ao Livro de Mórmon na Bíblia podem ser difíceis de entender e precisam de alguma interpretação. Veja esta uma referência específica de Ezequiel 37:15-20.
“E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e aos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, a vara de Efraim, e de toda a casa de Israel, seus companheiros.
E ajunta um ao outro, para que sejam uma vara; e serão uma só na tua mão.
E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?
Então lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e das tribos de Israel, seus companheiros, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
E as varas, sobre as quais houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.”
A palavra “pedaço de madeira”: No tempo em que esta escritura foi escrita, e ainda hoje em algumas sinagogas judaicas, as escrituras eram escritas em pergaminhos enrolados em uma vara ou “pedaço de madeira”.
Portanto, a frase sobre escrever em um pedaço de madeira na verdade significa escrever em um pergaminho ou papiro que era enrolado em um pedaço de madeira. Esta escritura fala sobre dois pedaços de madeira, ou pergaminhos, ou, se preferir, livros.
As origens da Bíblia e do Livro de Mórmon
Os pedaços de madeira escrito para Judá, também conhecido como o vara de Judá, é a Bíblia, pois é um registro dos descendentes de Judá, ou os judeus, e seus companheiros entre os filhos de Israel. As tribos de Judá e Benjamim se separaram das outras dez tribos de Israel e se estabeleceram em Jerusalém, e os livros da Bíblia estão majoritariamente associados a este ramo da Casa de Israel.
O outro pedaço de madeira que foi escrito para José é chamado o vara de Efraim, e concerne à parte das dez tribos que permaneceram em grupo após o êxodo das tribos de Judá e Benjamim. Os dois filhos de José eram Efraim e Manassés.
Em 600 a.C., um grupo de pessoas, que eram descendentes de Efraim e Manassés, deixou Jerusalém sob a orientação e direção do Senhor e foi levado para o Novo Mundo – o que é agora América do Norte e do Sul.
Deus continuou a revelar-se a essas pessoas e a instruí-las através de seus profetas. Eles mantiveram um registro dos convênios de Deus com eles durante um período de 1000 anos. Este registro foi mantido em placas de metal e foi inscrito usando hieróglifos egípcios.
Esses registros foram resumidos pelo penúltimo profeta desse povo, cujo nome era Mórmon, e foram escondidos em um monte situado perto da atual cidade de Palmyra, em Nova York nos Estados Unidos.
Como temos o Livro de Mórmon hoje
No ano de 1823, um anjo do Senhor apareceu a um jovem chamado Joseph Smith e mais tarde colocou esses registros em suas mãos. Joseph Smith, sob a inspiração de Deus, os traduziu para a língua inglesa, e este registro abreviado dos antigos habitantes do continente americano, que eram descendentes de Efraim e Manassés, foi chamado de O Livro de Mórmon.
Ezequiel fala sobre juntar os dois livros e fazer “delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão. E as varas, sobre as quais houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.”
Essa referência explica que a Bíblia e o Livro de Mórmon são como um só livro nas mãos do Senhor. Em outras palavras, ambos pregam o mesmo evangelho, ambos testificam da divindade e do grande sacrifício expiatório do Senhor, Jesus Cristo, e ambos citam a mesma autoridade do sacerdócio dada por Deus a seus profetas em ambos os hemisférios.
O Livro de Mórmon é conhecido como uma segunda testemunha de Jesus Cristo, e a Bíblia e o Livro de Mórmon são carregados e usados juntos pelos missionários e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, assim cumprindo a escritura “e as varas, sobre as quais houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.”
Fonte: Ask Gramps
Veja também: Como o Livro de Mórmon e a Bíblia completam um ao outro