fbpx

O que diferencia A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de outras igrejas cristãs?

Esta questão pode ser um pouco sensível porque, como seguidores de Jesus Cristo, mas mais importante, como filhos de Deus, nossa união e caridade um pelo outro crescem mais quando nos lembramos de como somos semelhantes sem nos concentrarmos em nossas diferenças.

Como membros da Igreja de Jesus Cristo, gostamos de construir relações e criar laços de amizade e inclusão com nossos amigos de outras religiões, bem como pessoas de todas as nacionalidades e raças.

Acreditamos que temos algo de bom para trazer ao mundo. O Presidente Gordon B. Hinckley, durante seu tempo como presidente da Igreja, disse:

“Reconhecemos o bem em todas as pessoas. Reconhecemos o bem em todas as igrejas, em seus esforços para melhorar a humanidade e ensinar princípios que levam a uma vida boa, estável e produtiva. Para as pessoas em todos os lugares, nós simplesmente dizemos: ‘você traz consigo todo o bem que você tem, e vamos agregar a ele. Esse é o princípio em que trabalhamos.'”

Não iríamos enviar missionários por todo o mundo se não achássemos que tínhamos algo valioso para oferecer aos nossos irmãos e irmãs, mas nos esforçamos para amar, honrar, respeitar e servir aos nossos semelhantes em todo o mundo, independentemente de nossas diferenças.

Ainda assim, de acordo com a afirmação do Presidente Hinckley de que podemos ser capazes de adicionar algo de valor aos nossos irmãos e irmãs, aqui estão três princípios e verdades que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem a oferecer.

O sacerdócio

Acreditamos que pertencemos à Igreja de Jesus Cristo—a igreja que Ele fundou quando estava na terra. A plenitude de Sua verdade, no entanto, foi perdida por um tempo. Após Sua Crucificação, a autoridade do sacerdócio com a qual os apóstolos haviam sido ordenados foi perdida na terra. Isso trouxe uma apostasia – um afastamento da verdade que Jesus ensinou.

Acreditamos que foi profetizado que haveria uma apostasia entre o tempo da primeira vinda de Cristo e Sua segunda vinda (2 Tessalonicenses 2:1-3). Essa autoridade do sacerdócio é necessária para liderar a Igreja do Senhor, mas não foi mais encontrada na terra.

A maneira de receber essa autoridade do sacerdócio não mudou desde os tempos bíblicos. O sacerdócio é conferido de um portador do sacerdócio a outro através da imposição de mãos. Se não houve portadores do sacerdócio após o martírio dos apóstolos, então de onde pode vir o sacerdócio moderno?

Joseph Smith Jr., o responsável pela restauração de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tinha essa mesma pergunta. Ele e Oliver Cowdery haviam lido sobre a necessidade do batismo, mas não sabiam quem teria autoridade para batizar em nome de Cristo.

O próprio Cristo foi a um com autoridade (João) para ser batizado da maneira adequada. João tinha essa autoridade porque seu pai, Zacarias, era um sacerdote do templo. Ele possuía o sacerdócio e o conferiu a seu filho.

Veja também: O mistério de Jesus: por que Ele ministrou aos publicanos e pecadores?

A restauração do sacerdócio

Quando Joseph e Oliver oraram para saber sobre o batismo e a autoridade para batizar, João Batista desceu do céu para conferir esse mesmo sacerdócio (conhecido como Sacerdócio Aarônico ou sacerdócio menor) a Joseph e Oliver.

Uma vez que eles tinham essa autoridade sagrada, eles foram autorizados a batizar em nome de Cristo, assim como João Batista tinha sido. João lhes disse:

“A vós, meus conservos, em nome do Messias, eu confiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves do ministério de anjos e do evangelho do arrependimento e do batismo por imersão para remissão de pecados” (D&C 13:1).

Mais tarde, Pedro, Tiago e João também conferiram o sacerdócio maior, ou o Sacerdócio de Melquisedeque, para aumentar a autoridade do Sacerdócio de Joseph e Oliver.

Se você conhece alguém que possui este sacerdócio, você pode pedir-lhes para compartilhar com você sua linha de autoridade do sacerdócio.

Por exemplo, meu marido diria que recebeu o Sacerdócio de Melquisedeque pela imposição de mãos de seu pai, Marcos que o recebeu pela imposição de mãos de seu pai, João, etc., que o recebeu pela imposição de mãos de Joseph Smith, que o recebeu pela imposição de mãos de Pedro, Tiago e João, que o receberam pela imposição de mãos de Jesus Cristo.

Essa linha é clara e direta. Ter a autoridade genuína para agir em lugar de Cristo traz muitas bênçãos, incluindo o nosso próximo ponto.

Convênios e ordenanças

Jesus Cristo ensinou que ser batizado e receber o Espírito Santo (nascer do Espírito), são ambos necessários para se juntar a Ele no reino de Deus.

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

O batismo é necessário, mas, como descrito acima, precisa ser feito sob a devida autoridade. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem essa autoridade. O batismo é a primeira ordenança e simboliza os primeiros convênios que fazemos com o Pai Celestial.

Também participamos do sacramento conforme descrito pelo Senhor na última ceia (seja comunhão ou Sacramento, isso é comum nas denominações cristãs).

Além disso, adoramos e recebemos ordenanças no templo. Essas ordenanças são sagradas e não são especificamente discutidas fora do templo, mesmo entre os cônjuges em suas próprias casas, mas incluem a capacidade de selar as famílias para sempre.

Enquanto muitas religiões cristãs acreditam que o casamento é “até que a morte nos separe”, a Igreja de Jesus Cristo acredita que o casamento é ordenado por Deus e Ele honra casamentos realizados sob a devida autoridade, como no templo.

Essas cerimônias são chamadas de “selamentos” porque unem ou selam famílias. As crianças também são seladas aos pais (mas se os pais foram selados no templo antes do nascimento das crianças, elas são automaticamente selados às suas famílias).

Muitos de nós acreditam inatamente em famílias para sempre. Selamentos no templo sob a devida autoridade do sacerdócio tornam isso possível.

Um profeta vivo

Desde Adão, houve períodos de tempo em que aqueles que acreditavam em Deus foram liderados por um profeta. Esses períodos são chamados de “dispensações.”

“Uma dispensação do evangelho é um período de tempo em que o Senhor tem pelo menos um servo autorizado na terra que carrega o santo sacerdócio e as chaves, e que tem uma comissão divina para dispensar o evangelho aos habitantes da terra.”

A primeira dispensação começou com Adão, mas outros o seguiram, incluindo aqueles liderados por Enoque, Noé, Abraão e Moisés, e mais tarde com Jesus e Seus apóstolos. Efésios 1:10 promete que:

“Para, na dispensação da plenitude dos tempos, tornar a congregar em Cristo todas as coisas tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”.

Esta dispensação começou quando Joseph Smith foi chamado por Deus para ser um profeta. “Todas as coisas”, e toda a verdade revelada nessas dispensações anteriores foram restauradas e continuam a ser restauradas ao profeta do Senhor na terra. Hoje esse homem é Russell M. Nelson.

O presidente Nelson convida-nos a #SerGratos. Leia sua mensagem completa sobre “O poder de cura da gratidão” – Church News

Somos peculiares

Embora eu afirme que, como pessoas de fé ou simplesmente como filhos de Deus, temos mais em comum do que diferenças, certamente existem algumas coisas que tornam os membros praticantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias únicos.

Procuramos compartilhar o que sentimos serem nossas bênçãos com os outros, mas honramos o direito de todas as pessoas de viver e acreditar de maneira diferente.

Um dos princípios centrais de nossa crença afirma: “reivindicamos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência e permitimos a todos os homens o mesmo privilégio, deixe-os adorar como, onde ou o que possam.”

Se alguma dessas “diferenças” chamar a sua atenção, nós convidamos você assim como Jesus fez para “vir e ver.” Confira nosso site para mais ensinamentos, ou melhor ainda, encontre-se com os missionários para poder tirar as suas dúvidas. Encontre os missionários aqui: www.vindeacristo.org/formulario/visita-dos-missionarios

Ou venha se encontrar conosco no próximo domingo. Vá aqui para encontrar uma capela perto de você.

Se você estiver pela vizinhança, ficaremos felizes em receber você.

Nota de esclarecimento: embora todas as minhas respostas usem escrituras e/ou palavras de profetas modernos, eu não represento A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não acredito que nenhuma das minhas respostas seja abrangente. Eu sou apenas uma pessoa usando o evangelho com o qual fui abençoada para trazer esperança, paz e respostas a outras pessoas que buscam a verdade.

Fonte: LDS Daily

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *