Perguntas e Respostas: “Como é o processo de voltar para a Igreja depois de ter o nome removido?”
Pergunta
Anos atrás, minha fé estava abalada e eu não estava vivendo de acordo com as normas da Igreja. Não tenho mais meu nome nos registros da Igreja. Sei que eu precisaria ser batizado novamente a fim de fazer parte da Igreja de novo. No entanto, a minha pergunta é qual a diferença entre ter o nome removido e ser excomungado? E como é o processo para fazer parte da Igreja novamente?
Anônimo
Resposta
Querido Anônimo,
Primeiro de tudo, que bom que está pensando em voltar para a Igreja. Deus quer você em casa e com desejo de que você ouça Sua voz falando à sua alma. Lembre-se de Doutrina e Convênios 18:10
“Lembrai-vos de que o valor das almas é grande à vista de Deus.”
Ele não Se esqueceu de você. De fato, Ele enviou Seu filho para morrer por seus pecados.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
Agora, quanto à sua pergunta. Ter seu nome removido da Igreja é o mesmo que ser voluntariamente excomungado. As consequências são as mesmas como se você tivesse participado de um conselho disciplinar. Você precisará ser batizado novamente e, se você recebeu anteriormente, ter seu sacerdócio e as bênçãos do templo restauradas. É preciso trabalho extra para voltar ao redil, mas o trabalho vale a pena.
Primeiro passo
A primeira coisa que você precisa fazer é falar com seu bispo. Conter-lhe tudo. Por que você deixou a Igreja, pecados ou transgressões que você cometeu durante este período e seu desejo de voltar e se reunir com os santos. Ele vai consultar o seu presidente de estaca e, dependendo das suas circunstâncias, determinará o que você precisa fazer para ser batizado novamente. Pode demorar algum tempo, mas só eles podem lhe dizer quanto tempo. Este é o primeiro passo que você precisa tomar.
Segundo passo
O segundo, conforme descrito em Doutrina e Convênios 58:43, é abandonar seus pecados.
“Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados—eis que ele os confessará e abandonará.”
No seu caso, abandonar seus pecados significa voltar à atividade regular na Igreja. Mesmo que você não possa fazer discursos ou ter um chamado, você pode participar da reunião sacramental, da escola dominical e da aula do sacerdócio se você for homem ou da Sociedade de Socorro se for mulher. Você pode mergulhar nas escrituras e aproximar-se de seu Pai Celeste e seu Salvador em oração. Embora você não tenha o dom do Espírito Santo até depois de ser batizado novamente, você começará a sentir a Sua influência cada vez mais em sua vida, à medida que se esforça para viver os mandamentos.
Conclusão
Finalmente, e isto é o mais importante para se lembrar, assim que você concluir esse processo, todos os seus pecados serão apagados. De acordo com Isaías 1:18
“Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”
Você estará limpo aos olhos do Senhor. Não há nenhum presente mais valioso que podemos receber Dele, e Ele está oferecendo-o a você agora. Deus esteja com você na sua jornada, meu amigo.
Gramps.
Fonte: AskGramps.org
https://mormonsud.net/temas/para-refletir/rebatismo-na-igreja-de-jesus-cristo-sud/