fbpx

A visita do Salvador e o testemunho do Presidente Lorenzo Snow no templo de Salt Lake

Em janeiro de 1872, Lourenço Snow pregou um dos sermões mais poderosos de sua carreira apostólica.

Depois de analisar as possibilidades dos homens tornarem-se como o Pai Celestial, e a doutrina de que a posteridade de Adão é a descendência de Deus, ele prestou um vigoroso testemunho:

“Testifico perante esta assembleia [no Tabernáculo de Salt Lake], como já testemunhei perante o povo ao longo dos diferentes Estados da União, e toda [a Europa], que o Deus Todo-Poderoso, por meio da obediência ao evangelho de Jesus, tem-me revelado, de forma tangível, que esta é a obra de Deus, que este é o Seu evangelho, que este é o Seu reino.”

Além disso, “eu não estaria aqui hoje; eu não teria viajado sobre a face da terra como tenho nos últimos trinta e cinco anos, a menos que Deus me tivesse revelado isso… Mas recebi uma dispensação do Todo-Poderoso, e poderia dizer e digo agora, como dizia o apóstolo Paulo: “Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”.

Em 1877, o Élder Snow foi desobrigado como presidente da estaca, e seu filho Oliver foi designado pelo Presidente Brigham Young em seu lugar.

Em seguida, todos os outros apóstolos, que serviam como presidentes de estaca também foram desobrigados naquela época, para permitir que eles prestassem serviço em tempo integral no Quórum dos Doze.

Perseguições

Pouco tempo depois, o Presidente Young morreu. Na década de 1880, o Élder Snow  tinha muitas dificuldades relacionadas principalmente ao casamento plural e era caçado por algumas autoridades do país.

Por esta razão, ele serviu algumas missões de curto prazo para sair de Utah. Em 1885 ele foi capturado, preso, condenado e serviu por 11 meses na Prisão Territorial de Utah (então localizada no que hoje é a área da Sugar House de Salt Lake City, Utah).

Em seguida, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos derrubou uma lei anti-mórmons injusta usada pelo território local de Utah, para prender polígamos e ordenou que o Élder Snow fosse libertado.

Pregar o evangelho de Jesus Cristo

Ele imediatamente retomou seu ministério, visitando uma conferência de estacas:

“Tenho estado engajado em promulgar os princípios do evangelho nos últimos 50 anos”, afirmou, ” e recebi um testemunho perfeito de que este é o poder de Deus para a salvação”.

Ele também disse:

“Nós entendemos que aqueles que não são como nós, não entendem estas coisas; não sabem que Deus falou do céu e que Ele apareceu e se manifestou aos homens agora. Eu sei que essas coisas são verdadeiras como Deus é verdadeiro. Mas as nações da Terra não estão cientes disso, que Jesus, o Filho de Deus, veio e apareceu ao homem, e investiu-os com autoridade para pregar o evangelho e para prometer o Espírito Santo a todos os que creem e obedecem… Deus abençoe os santos dos últimos dias e derrame o seu Espírito sobre vós”.

Em uma conferência geral, o Élder Snow disse:

“Irmãos e irmãs, o meu testemunho é que esta é a obra de Deus na qual estamos engajados. Eu não estava nesta Igreja há duas semanas quando o Senhor me revelou um conhecimento de que ele era Deus, e que ele enviou Seu Filho ao mundo para ser crucificado pelos pecados do mundo. Nenhum homem jamais recebeu ou poderia receber um conhecimento mais perfeito a respeito da existência de Deus e da verdade desta obra, do que Deus me deu pela revelação e ao abrir os céus”.

O futuro da liderança da Igreja

Algum tempo antes de 1889, o Élder Snow recebeu uma visão do Senhor, que lhe mostrou o futuro da liderança da Igreja. O presidente George Q. Cannon registrou o seu testemunho desta experiência, dado à Primeira Presidência e aos Doze:

“O Presidente Lorenzo Snow fez algumas observações muito oportunas sobre a reverência que tinha pelo sacerdócio, e que ele achava que deveria ser respeitado por todos os irmãos. Ele falou do Profeta Joseph e do profeta Brigham. Embora fossem homens e tinham as suas falhas… ele sabia que eles eram servos de Deus, e eles tinham o seu amor e confiança, e ele nunca sentiu, mesmo em seus pensamentos, …que deveria condená-los, muito menos em palavras…

O presidente Snow, no decorrer das observações que fez em relação a isto, afirmou que, enquanto estava em St. George, o Senhor tinha mostrado a ele que os dias do Presidente Taylor seriam curtos, e ele tinha visto que o Presidente Woodruff iria presidir a Igreja e que eu seria seu primeiro conselheiro e irmão Joseph. F. Smith seria seu segundo conselheiro…  O Presidente Snow relatou esta circunstância ou visão (ele disse que foi a primeira vez que tinha contado, exceto para o Presidente Woodruff) para mostrar a confiança que ele tinha no irmão Smith.

Jesus Cristo no Templo de Salt Lake

O Presidente Lorenzo também teve uma experiência sagrada no templo depois de se tornar presidente da Igreja.

Em 1889, com o Presidente Woodruff se tornou o Presidente da Igreja, Lorenzo Snow se tornou o Presidente do Conselho dos Doze. Ele serviu nesta posição até setembro de 1898, quando o Presidente Woodruff faleceu.

Quando o Presidente Snow soube que o Presidente Woodruff tinha falecido, ele imediatamente procurou saber a vontade do Senhor para si mesmo.

O relato a seguir, relacionado ao filho mais novo do Élder Snow, é amplamente corroborado por outros registros:

O Presidente Snow vestiu as suas vestes sagradas do templo, reparadas… ao…  altar sagrado (no Santo dos Santos), ofereceu os sinais do sacerdócio, e derramou o seu coração ao Senhor.

Ele lembrou ao Senhor como implorou para que a vida do Presidente Woodruff fosse poupada, que os dias do Presidente Woodruff  fossem estendidos além dos seus; que ele nunca poderia ser chamado para carregar os pesados encargos e responsabilidades da Igreja.

“No entanto”, disse ele, “seja feita a tua vontade. Não procurei essa responsabilidade, mas se for a tua vontade, apresento-me perante ti para a tua orientação e instrução. Peço-te que me mostres o que queres que eu faça.”

Depois de terminar sua oração, ele esperava uma resposta, alguma manifestação especial do Senhor. Então ele esperou, esperou e esperou. Não houve resposta, nem voz, nem visitação, nem manifestação. Ele deixou o altar e a sala com grande decepção. Ao passar pela sala celestial e para o grande corredor, uma manifestação gloriosa foi dada ao Presidente Snow.

A manifestação recebida pelo Presidente Snow não era menos do que a visita do ressuscitado, e glorificado Filho de Deus, Jesus, o Cristo, que havia de vir, pessoalmente, instruir seu servo, o profeta Lorenzo Snow.

Pelas palavras de sua neta Allie

Aqui veremos o relato de “Allie” (Alice Armeda Snow Young) Pond, que, cuidadosamente, registrou o incidente, como dito a ela, sob o conselho de sua mãe, Celestia Armeda Snow, logo depois de ouvi-lo. As provas indicam que as declarações entre aspas são retiradas diretamente do seu diário. Ela escreveu:

“Certa noite, quando eu visitava o vovô Snow em sua sala no Templo de Salt Lake, fiquei até quando os porteiros saíram e os vigias noturnos ainda não tinham chegado, por isso vovô disse que me levaria até a entrada principal frontal e me deixaria sair por ali. (…) Depois de sairmos de sua sala e enquanto ainda estávamos no amplo corredor que leva à sala celestial, eu seguia vários passos adiante de meu avô quando ele me fez parar e disse: ‘Espere um momento, Allie, quero contar-lhe algo. Foi bem aqui que o Senhor Jesus Cristo apareceu a mim por ocasião da morte do Presidente Woodruff. Ele me ordenou que seguisse em frente e reorganizasse a Primeira Presidência da Igreja imediatamente, sem a espera que houvera após a morte dos presidentes anteriores e disse-me que eu seria o sucessor do Presidente Woodruff’.

Depois meu avô aproximou-se de mim um passo, ergueu a mão e disse: ‘Ele se pôs bem aqui, cerca de um metro acima do chão. Era como se Ele estivesse de pé em uma plataforma de ouro puro’.

Meu avô me disse como a pessoa do Salvador era gloriosa e descreveu Suas mãos e Seus pés, Seu semblante e Seus belos trajes brancos, tudo de uma brancura tão gloriosa e resplandecente que meu avô mal podia olhar para Ele.

Então, meu avô aproximou-se mais um passo, colocou a mão direita em minha cabeça e disse: ‘Minha neta, quero que você se lembre de que este é o testemunho de seu avô, que você ouviu de seus próprios lábios que ele verdadeiramente viu o Salvador, aqui no templo, e falou com Ele face a face’”.

A declaração do Presidente Snow foi muito definitiva que ele viu o Salvador e ouviu a sua voz.

Esta é uma tradução do artigo Remembering President Lorenzo Snow’s testimony and the special manifestation he received in the Salt Lake Temple escrito por Dennis B. Horne e publicado no LDS Living.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *