fbpx

Uma das metas mais importantes para 2020: jejuar!

orei sobre a missão e a resposta foi não

Com um novo ano, surge a vontade de fazer metas – traçar objetivos e criar planos para alcançar nossos sonhos. 

Se você tem o hábito de fazer metas todo ano novo, talvez olhe para trás, agora, e veja que alguns (ou muitos) de seus objetivos não foram atingidos. O ano passou – e você não emagreceu, não aprendeu um novo idioma, não começou seu canal no YouTube, não foi ao Templo quinzenalmente, etc. Embora seja importante pontuar o que deixamos de fazer – é muito mais importante ver o que alcançamos – e aprender que, com a ajuda do Senhor, podemos alcançar metas louváveis.

Assim, muito embora você não tenha alcançado tudo o que alcançou – realizou algumas coisas importantes. Talvez tenha ido a Igreja todos os domingos, e estudado o Manual Vem e Segue-me. Talvez tenha se casado ou tido um filho. Talvez tenha achado um emprego novo. Seja lá o que alcançou – todos nós podemos alcançar ainda mais, com a juda de Deus e um compromisso forte. 

As metas são pessoais. Você pode criá-las do seu modo. Pode criar metas sociais, educacionais, profissionais, financeiras, familiares e espirituais. 

Mas existe uma meta que quero sugerir fortemente hoje. E eu a considereo uma das mais importantes para 2020. Talvez você queira acrescentar outros objetivos sumamente relevantes em suas próprias circunstâncias, como por exemplo: entrar no Templo, ir para missão, terminar a faculdade, aprender violão, etc. Mas reflita sobre o jejum. Cumprir esse mandamento pode te ajudar a cumprir todos os outros objetivos nobres.

O Jejum é mais do que abster-se de alimentos e água por um período de cerca de 24 horas. Jejuamos com o objetivo de cumprir o mandamento de Deus e de atingir bênçãos divinas.

“Uma das leis mais negligenciadas neste mundo moderno cheio de correrias e distrações — embora uma das mais necessárias para esta geração problemática — é a lei do jejum.” (Élder Robert L. Simpson (1915–2003), A Liahona Março de 2010)

A Igreja tem o mandamento de jejuar pelo menos uma vez por mês (D&C 88:76). Você pode fazer a meta de jejuar todo mês. Na ocasião do jejum pode refletir sobre sua vida e sobre sua bênção patriarcal. Pode rogar por forças e estar atento aos necessitados ao seu redor. 

Você deve doar o valor das refeições que deixou de comer durante o jejum. Essa doação deve ser generosa. 

“Além do jejum ocasional por um propósito especial, todo membro da Igreja deve abster-se de fazer duas refeições [consecutivas] no domingo de jejum e testemunhos. (…)

Algumas autoridades médicas competentes declararam que nosso corpo se beneficia com um período ocasional de jejum. Essa é a bênção número um e talvez a menos importante. Segundo, entregamos ao bispo o dinheiro que economizamos por deixar de fazer as refeições como oferta de jejum para ajudar os pobres e necessitados. E terceiro, recebemos um benefício espiritual especial que não podemos obter de nenhuma outra maneira. Trata-se da santificação da alma para nós hoje tal como acontecia com o povo escolhido que viveu há dois mil anos. Quero citar um breve trecho do Livro de Mórmon: “Não obstante, jejuavam e oravam frequentemente e tornavam-se cada vez mais fortes em sua humildade e cada vez mais firmes na fé em Cristo, enchendo a alma de alegria e consolo, sim, purificando e santificando o coração, santificação essa resultante da entrega de seu coração a Deus” (Helamã 3:35). Não gostariam que isso acontecesse com vocês? Pois saibam que isso pode acontecer!” (Élder Robert L. Simpson (1915–2003), A Liahona Março de 2010)

O jejum e a oração fez os antigos nefitas mais fortes em sua humildade, mais ifrmes na fé em Cristo e cheios de alegria e consolo. Eles purificaram e santificaram o coração. Acaso não queremos as mesmas bênçãos no próximo ano?

Você também pode acrescentar a essa meta prestar testemunho em toda oportunidade, formal e informal. As reuniões de testemunho na Igreja são oportunidades formais para expressar sua certeza sobre Deus, Jesus Cristo, a Restauração do Evangelho e várias outras bênçãos. Oportunidades informações surgem a todo momento – você deve estar expressar suas convicções e amor a Deus em todos os lugares.  

Se você tem alguma restrição médica e não pdoe fazer um jejum completo, faça-o parcial – por menos tempo. E doe a oferta de Jejum.

Evite dar desculpas e não se esqueça de jejuar. Lembre-se do que Isaías prometeu aos que jejuarem:

“Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente” (Isaías 58:8-9)

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
autores
O que é o Livro da Vida. Seu nome está lá?
Ainda não sentiu o Espírito de Natal? Veja 3 maneiras simples de...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *