fbpx

Um vidente, em tempos onde temos dificuldade para ‘enxergar longe’

Às vezes, aprendemos doutrina enquanto buscamos por respostas para preocupações pessoais. Como guardião e leitor de registros, Lími só queria um serviço de tradução para um misterioso conjunto de placas de metal que seu povo havia encontrado.

O que aconteceu com os escritores, qual era a história deles, de suas civilizações, etc? A resposta de Amon incluiu essa importante afirmação doutrinária que nos preenche de esperança em um mundo sombrio, cheio de teorias da conspiração que surgem a cada esquina, algumas convincentes, outras não.

“…um vidente é maior que um profeta… um vidente é também revelador e profeta; e que não há dom maior que um homem possa ter, a não ser que possuísse o poder de Deus, que ninguém pode possuir; contudo, o homem pode receber grande poder de Deus. Um vidente, porém, pode saber tanto de coisas passadas como de coisas futuras; e por meio deles todas as coisas serão reveladas, ou seja, coisas secretas serão manifestadas e coisas ocultas virão à luz; e darão a conhecer coisas que não são conhecidas; e também manifestarão coisas que, de outra maneira, não poderiam ser conhecidas.” (Mosias 8:15-17)

Durante uma época semelhante a nossa, de grande escuridão, Enoque estava mais do que hesitante em aceitar seu chamado missionário.

Enoque perguntou:

“Por que é que encontrei graça aos teus olhos? Sou apenas um menino e todo o povo odeia-me, pois sou lento no falar; por que razão sou teu servo?”

Enoque não só duvidou de sua capacidade, mas o chamado exigia que ele trabalhasse com pessoas muito intimidadoras que entre outras coisas não podiam “enxergar longe”.

Perspectivas curtas levam a escolhas de vida auto indulgentes que levam à competição, conflitos, contenda, problemas com poder e combinações secretas em um esforço para evitar as consequências.

Depois de colocar super poderes sobre Enoque, o Senhor o faz ungir os olhos com argila e depois lavá-los. Certamente, um ato que testou sua fé.

Logicamente, por que um ser onisciente o mandaria colocar sujeira molhada nos olhos apenas para lavá-la?

A humildade de Enoque se destaca, não para ser confundida com seu senso de inadequação pessoal, mas porque ele está disposto a confiar e depois obedecer ao que parecia absurdo.

Como professor do CTM, fui convidado a trabalhar com um jovem missionário em um de meus distritos que se recusava a corta o cabelo. Depois de várias semanas juntos, contei a história de Gideão.

Vocês se lembram do jovem rapaz chamado para reunir um exército contra os poderosos midianitas que eram como uma infestação de “gafanhotos”?

Posteriormente, Deus o instruiu a continuamente reduzir o tamanho de seu exército ao fazer certas perguntas e observar suas respostas.

“Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte… Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão.” (Juízes 7:5,7)

Perguntei ao dedicado missionário, sem nunca falar sobre seus cabelos: “Por que Deus usou ‘lamber a água’ como um delineador sobre quem serviria em Sua pequena, mas super poderosa equipe?”

Então, sem esperar por uma resposta, convidei-o a orar e saí da sala. No dia seguinte, era visivelmente evidente qual time ele havia escolhido para servir.

Enoque descobriu por sua disposição em obedecer, que o Senhor o ensinava através de símbolos. As pessoas que ele serviria não podiam “enxergar longe” porque seus olhos estavam cheios de “argila”; apetites terrestres. Ao lavá-los, Enoque pôde ver e entender.

“Os espíritos que Deus havia criado; e também viu coisas que não eram visíveis ao olho natural”

Enoque agora podia “enxergar longe”. Então a escritura continua:

“E daí em diante espalhou-se por toda a terra a expressão: Um vidente o Senhor levantou para seu povo.” (Moises 6:36)

Entre Enoque e Amon, aprendemos que um vidente:

  • Pode enxergar longe a longo prazo;
  • Pode ver através do véu;
  • Pode ver coisas e pessoas invisíveis;
  • Pode ver algumas coisas que outros não veem;
  • Consegue entender o significado e as implicações de eventos passados.

É uma fonte de todo o conhecimento revelado, como:

  • Pode ver coisas ocultas;
  • Revela coisas secretas;
  • Pode ver coisas futuras;
  • Pode conhecer o desconhecido e, de outra forma, irreconhecível.

Apoiamos quinze profetas e apóstolos como “videntes”. Sem muito esforço, essa capacidade é facilmente evidenciada. Veja se você consegue identificar um padrão:

Apenas para dados prontamente disponíveis, vamos começar com o Presidente Heber J. Grant. Ele presidiu a Igreja entre 1918-1945.

Os principais temas de sua presidência incluíram o apelo aos santos para que se tornassem autossuficientes, com um suprimento de dois anos de alimentos e necessidades. O programa de Bem-Estar da Igreja foi o resultado de quando a Igreja também se tornou autossuficiente.

Mas seus pedidos foram dirigidos a membros imersos em recuperações pós-guerra, prosperidade e foco na educação. A chegada do século 21 aumentou o apetite por entretenimento.

Mesmo assim, muitos dos pais que ouviram e leram suas orientações reveladas falharam em transmitir essas mensagens aos filhos.

O Presidente George Albert Smith presidiu de 1945 a 1951, dando continuidade aos temas e o trabalho do Presidente Grant durante a recuperação pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, incluindo a grande depressão.

Televisão eletrônica

Imagem via LDSLiving.com.

O Presidente David O. McKay foi presidente de 1951 a 1970. Seus temas e iniciativas incluíam: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”, Noite Familiar e Seminário de Manhã.

Os membros da Igreja, no entanto, continuavam lutando contra a depressão pós-guerra, um aumento estatístico de desastres mundiais, incluindo inundações, etc.

O ritmo da vida era bastante lento e a televisão agora incluía ótimos modelos em sua programação, etc.

Havia pouca motivação inerente para preparar uma lição e reduzir as discussões familiares enquanto a televisão superava as capacidades de entretenimento dos pais.

Depois vieram as revoluções sociais dos anos 60, concentrando a atenção dos membros através da mídia na crescente influência sobre a juventude.

Com o crescente apetite por coisas materiais as mulheres eram tanto atraídas quanto forçadas a sair de casa e trabalhar para sobreviver.

A oração e a expressão religiosa foram proibidas nas escolas e locais públicos.

O Presidente Joseph Fielding Smith servira de 1970 a 1972 como presidente, com foco no trabalho missionário e na construção de templos. Seu curto chamado não acabou com esse foco, porque o presidente Harold B. Lee o sucedeu.

Spencer W. Kimball serviu como presidente entre 1973 e 1985, durante um período que membros da igreja lutavam por mais renda, tornando-os mais ausentes em suas responsabilidades parentais.

As tensões internacionais fecharam as portas para o trabalho missionário em muitos países; portanto, havia dúvidas quanto aos seus pedidos por esforço missionário em todo o mundo.

O foco da mídia era voltado para roupas, carros, casas, etc. Havia uma crescente exposição de entretenimento à imoralidade, drogas, violência, rebelião etc.

A família estava começando a ser redefinida e em um perigo crescente. No entanto, o chamado do Presidente Kimball era “aumentar e acelerar o ritmo, passar mais tempo com a família aos domingos (bloco de três horas)”, “Todo rapaz deve servir em uma missão”, “Sacerdócio para todos os dignos” e um novo conjunto de escrituras e fontes de referência revisadas.

Novamente, o foco social inerente não incentivou os pais a compartilhar essas mensagens com seus filhos, que tinham outras preocupações e desafios.

O Presidente Benson serviu de 1985 a 1994. Seu foco incluiu: “Faça mais com o Livro de Mórmon”, arrepende-se do orgulho, todos os jovens devem ir ao seminário, a Igreja a todo o mundo e aumento da frequência ao templo.

Mas a sociedade estava acelerando o ritmo, exigindo que ambos os cônjuges trabalhassem, resultando em filhos trancados em casa sem supervisão, e voltada para uma “geração com direito a entretenimento”.

O número de templos era pequeno, o que exigia um enorme sacrifício para atender a maioria dos membros, e os que estavam próximos estavam muito ocupados e cansados ​​tentando acompanhar e seguir em frente.

Então, o Presidente Hunter seguiu por um período muito curto, com um foco maior em sempre ter uma recomendação para o templo válida.

O Presidente Hinckley foi presidente de 1995 a 2008. O mundo estava cada vez mais próspero e caótico.

Cada vez mais a ciência era usada para menosprezar a religião e seus padrões. A autossuficiência acompanhou a prosperidade e o orgulho cresceu exponencialmente.

Funcionários públicos eram cada vez mais encontrados entre os infratores da lei, mas desculpados nos tribunais e pela mídia à medida que combinações secretas aumentavam sua influência.

Enquanto isso, suas mensagens e cartas convidavam a mais comunhão e compaixão, houve maior exposição da Igreja na mídia e um apelo à total transparência histórica, um aumento exponencial na construção de templos através dos “pequenos templos” e um encargo de que todos os jovens adultos solteiros deveriam participar do Instituto para completar oito anos de educação formal das escrituras.

O Presidente Monson serviu de 2008 a 2018. Como resultado de seu grande amor pela humanidade, como contado pelo próprio grande contador de histórias, ele foi muito amado.

No entanto, sua presidência foi muito criticada quando a sociedade enfrentou o colapso radical da família, as pressões em torno da atração pelo mesmo sexo, e as mulheres e o sacerdócio.

A internet trouxe a história da igreja aos olhos do público, resultando em fortes críticas e um aumento no êxodo de membros da igreja.

O Presidente Nelson começou em 2018 e continua com força concentrada no chamado para reunir Israel nos dois lados do véu.

Ele recrutou a juventude como o batalhão dos últimos dias para servir como missionários e nas ordenanças do templo.

Ele pediu mais santidade, ensino do evangelho centrado no lar e um estilo de vida mais santificado, em meio ao crescente foco no ateísmo, etc.

Ele guia a Igreja como um profissional médico de renome mundial, durante um período de pandemia exigindo um delicado equilíbrio entre a imagem pública, a segurança dos membros e as intrigas políticas.

O Élder Packer falou sobre esse padrão e a resposta através da revelação:

“As escrituras falam de profetas como “sentinelas na torre” que vêem “o inimigo enquanto estava ainda distante” e que “também [viram] coisas que não eram visíveis aos olhos naturais [pois] o Senhor levantou um vidente ao Seu povo”.

Trinta e quatro anos atrás os Irmãos nos preveniram da desintegração da família, dizendo-nos que nos preparássemos…

A Noite Familiar semanal foi introduzida pela Primeira Presidência, que disse ser ‘o lar a base de uma vida reta e nada pode assumir o seu papel nem cumprir suas funções essenciais’. Os pais têm materiais excelentes para ensinar os filhos, com a promessa de que os fiéis serão abençoados.

Embora as doutrinas e a organização revelada permaneçam imutáveis, todas as organizações da Igreja foram reformuladas quanto a sua relação umas com as outras e com o lar.

Todo o currículo da Igreja teve de ser revisto, com base nas escrituras e com excelentes manuais para cada curso.

Muitos anos foram gastos no preparo de novas edições da Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor.

Podemos até imaginar onde estaríamos se somente agora começássemos a reagir a esta terrível redefinição da família. Mas este não é o caso. Não estamos tentando freneticamente decidir o que fazer. Sabemos o que fazer e o que ensinar.

O curso que seguimos não é aquele traçado por nós mesmos. O plano de salvação, o Grande Plano de Felicidade, foi-nos revelado e os apóstolos e profetas continuarão a receber revelações enquanto a Igreja e seus membros necessitarem de mais revelações. (“O Pai e a Família”, Conferência Geral, Abril 1994)

O que o Presidente Nelson vê que não vemos? Eu não sei… mas com a atual agitação, sou levado a observar as mensagens dos videntes passados ​​onde se os pais tivessem ensinado os filhos sobre as mudanças de estilo de vida que enfrentavam, eles estariam preparados como alguns estavam.

A depressão dos anos 40 teria sido enfrentada, como foi por alguns, com autossuficiência. Os crescentes desastres e crises mundiais teriam sido encarados com prontidão e suprimentos.

Com a desenfreada desintegração familiar da sociedade, as famílias começariam a ensinar as verdades do evangelho semanalmente.

À medida que uma grande demanda missionária crescia junto ao rompimento das barreiras internacionais, uma força de jovens com testemunho também estaria preparada e pronta.

A resposta para a crise mundial começou a ser profeticamente proferida por alguns profetas anteriores.

Os membros que eram crianças na época dessa orientação, que então viveram para enfrentar as crises, ou estavam preparados e prosperaram, ou não estavam e lutaram ou caíram.

Cada um de nós aprende de maneira diferente, e Deus pode consagrar nossas fraquezas e falhas para nosso bem-estar eterno, se O permitirmos. Mas uma mensagem comum é:

“As criancinhas são redimidas desde a fundação do mundo, por meio de meu Unigênito; Portanto, não podem pecar, porque a Satanás não é dado poder para tentar criancinhas até que comecem a se tornar responsáveis perante mim; Pois a elas é concedido de acordo com a minha vontade, segundo o que me apraz, para que grandes coisas sejam requeridas das mãos de seus pais.” (Doutrina e Convênios 29:46-48)

Imagem lds.org

Se realmente amamos nossos filhos, não é suficiente ensiná-los.. devemos ensinar nossos filhos a ensinar seus filhos!

O currículo do ensino do “Vem e Segue-Me” no lar não pode ser ignorado ou diminuído para uma visão geral uma vez por semana ou trocado por um jogo.

Semana passada, sentei perto de uma grande torre de lego escutando minhas netas falaram como o rei Benjamin e chamarem toda a família ao arrependimento.

Elas estavam empenhadas e vestidas com um lençol e fitas, e falavam com entusiasmo para suas irmãs, pais e avós.

Esse ensino no lar advindo da pandemia, tem oferecido oportunidades para que as crianças aprendam diretamente com os pais, o que inclui atividades diárias oferecidas nas seções da Primária e dos Jovens do Vem e Segue-Me, entre outras fontes e recursos que oferecem material para o ensino do evangelho no lar, e que podem ajuda-los a se empenhar em suas próprias descobertas.

Aos domingos, o tempo em família pode ser um momento de compartilhar dirigido pelo Espírito e vem com uma promessa:

“E dou-vos um mandamento de que vos ensineis a doutrina do reino uns aos outros. Ensinai diligentemente e minha graça acompanhar-vos-á, para que sejais instruídos mais perfeitamente em teoria, em princípio, em doutrina, na lei do evangelho, em todas as coisas pertinentes ao reino de Deus, que vos convém compreender; Tanto as coisas do céu como da Terra e de debaixo da Terra; coisas que foram, coisas que são, coisas que logo hão de suceder; coisas que estão em casa, coisas que estão no estrangeiro; as guerras e complexidades das nações e os julgamentos que estão sobre a terra; e também um conhecimento de países e reinos — Para que estejais preparados em todas as coisas, quando eu vos enviar outra vez para magnificardes o chamado com o qual vos chamei e a missão com a qual vos comissionei.”(D&C 88:77-80)

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Élder Andersen: “Os céus intervém a nosso favor, isso não se pode negar.”

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *