Ao olhar para os céus nos dias de hoje, podemos ver pássaros e aviões, mas não um herói voando de capa vermelha que poderia nos salvar. Porém, Superman, em seu filme deste ano, nos ensina que sempre há esperança, e como isso funciona? Vamos ver!

No contexto das “telonas”

Enquanto o herói trabalha como repórter disfarçado, ele se vê no meio de um conflito entre nações, tentando impedir uma guerra iminente. No entanto, sem saber, está caindo em armadilhas preparadas por Lex Luthor, que manipula a opinião pública contra ele, alimentando a desconfiança popular. Jornalistas e políticos começam a questionar se Superman representa, e se ele deve ter os direitos como humanos.

Mesmo diante do ódio, ele continua ajudando porque, embora seja alienígena, sua compaixão o torna profundamente humano. E é justamente isso que o difere de Lex Luthor, um homem obcecado por poder e sucesso, incapaz de compreender a força que existe nos sentimentos e na empatia.

O que está acontecendo mundialmente agora?

Pelo mundo há grandes confusões, isto é: guerras, mortes, protestos, preconceito, roubos e entre muitos outros desafios difíceis de acabar. Sobretudo, essas situações já estavam descritas como revelações dos dias atuais nas escrituras, podemos citar: 

“Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramar sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e desolação há nas suas estradas.” (Isaías 59:7)

E assim podemos ver hoje. Povos e nações que não sabem o que fazer para terem a tão esperada paz. E do mesmo jeito, existe a possibilidade de não enxergarmos esperança para dias assim, não ter motivação e ânimo para acreditar em mudanças como já estava profetizado há centenas de anos.

Lex Luthor: o inimigo para nós

Dias difíceis muitas vezes são consequência de escolhas difíceis, com tudo, sejam nossas, sejam do ambiente em que vivemos. A vida segue, repleta de armadilhas e perseguições que, por vezes, nem conseguimos compreender.

Lex Luthor representa exatamente isso: o mal que age nas sombras, como o diabo e suas legiões, tentando nos enfraquecer. Todos os dias enfrentamos batalhas, tanto físicas quanto espirituais. E, mesmo quando não percebemos, muitas delas estão sendo vencidas a nosso favor.

Mas por que, então, é preciso passar por tantos desafios, se poderia ser resolvido pelo Pai Criador? A resposta está no propósito. Enviados de um mundo superior para cá, para sermos provados.

As provações existem porque elas nos fortalecem. Por exemplo, a dor, o medo, a tristeza e a raiva sentidas na infância serão mais compreendidas e controladas por nós na fase adulta. Isso é sinal de que houve molde, que fomos edificados, e que houve crescimento. E é assim que se forma heróis. Provando que há talentos em meio aos momentos de crises.

Superman: quem é ele na nossa realidade?

O homem com superpoderes nos filmes é amado por muitos, pois protege o povo. Mas, como tudo que envolve seres humanos, há também quem o odeie. Superman foi criado por pais terrenos, ao longo da vida e ele compreendeu o que realmente importa: o amor. Esse, sem dúvida, é o maior poder do Superman. Ele ama seus pais, ama sua namorada, sua cidade, e até mesmo aqueles que o rejeitam. Mesmo incompreendido, continua acreditando que ainda há esperança até mesmo para os vilões.

O “S” em seu uniforme, em kryptoniano, significa “Esperança”. E sua história, em muitos sentidos, se inspira na vida do nosso amado Salvador, Jesus Cristo: a esperança dos nossos dias. Não vemos Cristo voando pelos céus como nos filmes, mas O veremos descendo do céu com seus anjos, para resgatar sua Terra e seu povo.

Jesus nos mostrou tudo aquilo que o Superman representa nas telas. Ele amou, foi rejeitado, possuía poderes incompreendidos, foi perseguido, odiado, amado e, por fim, morreu por nós e ressuscitou em glória. Em tempos difíceis como os que vivemos, a luz de Cristo ainda brilha dentro de nós, nos chamando a agir, sonhar, viver e lutar mesmo com medo e desacreditados, Ele vai nos fortalecer por tudo o que Ele nos prometeu. Esse é o verdadeiro “S” gravado em nosso interior.

Grand Finale: tudo acabará bem! (Alerta de Spoiler)

Perto do fim do filme, Superman está preso em uma cela, junto de um alien capaz de manipular todos os elementos do universo. Enviado por Lex Luthor, este ser gera kryptonita para enfraquecer Superman, e ele permanece assim por muito tempo.

Mas chega um momento em que o alien se cansa da maldade de Lex Luthor e decide libertar Superman da dor. No entanto, ele está fraco demais e só pode se recuperar com a luz do sol amarelo. Naquela cela escura, não havia sol amarelo… então o alien cria um. Um sol tão brilhante que faz Superman renascer.

Da mesma forma, quando Cristo morreu, houve trevas por um tempo. Mas Ele retornou em luz e glória. E assim também será conosco: haverá guerras, haverá perdas, haverá provações… mas Ele voltará com todo Seu poder. Mesmo quando não O vemos, Ele está lá nos protegendo, sustentando e chamando cada um de nós para sermos heróis do bem.

Não é pássaro, nem avião… é Jesus Cristo voltando.

Também pode ser interessante