Nunca me casar

Quando você nasceu era a estrela da famíla. Paixão do papai e da mamãe… nunca imaginou que poderia passar pelo desafio de ter dificuldade de encontrar alguém para se casar, mas com o passar do tempo e uma coleção de relacionamentos que não funcionaram, uma pergunta começa a rondar sua mente: o que acontecerá se eu nunca me casar?

Se o relacionamento entre homens e mulheres fosse algo simples, não existiriam tantos livros tentando explicar a diferença entre o sexo feminino e masculino. Em alguns casos, a magia do amor parece simples. Para outros infelizmente não é bem assim e todas as etapas do relacionamento são carregadas de desafio. É difícil encontrar a pessoa pela qual se sinta atraído. Difícil manter uma relação duradoura. Difícil chegar ao casamento. Busquemos portanto uma resposta para essa pergunta, o que acontecerá se eu nunca me casar:

Doutrina da Exaltação

Iniciemos com a análise do ponto de vista doutrinário. O que o plano de salvação fala sobre as pessoas solteiras?

Porque esses anjos não guardaram minha lei; portanto, não podem crescer, mas permanecem separados e solteiros, sem exaltação, no seu estado de salvação, por toda a eternidade; e daí em diante não são deuses, mas anjos de Deus para todo o sempre. (D&C 132:17).

Todas as pessoas irão ressuscitar. O corpo será restituído ao espírito e as pessoas terão vida eterna. Entretanto, a exaltação não se estende a todos. Ser exaltado significa viver no mais elevado grau de glória dentro do reino celestial. Aos olhos do Senhor estes serão aqueles que terão a oportunidade de se tornar deuses. (D&C 76: 58-59). Os santos que receberem essa herança serão igualados ao Pai Celestial. (D&C 88:107).

A decisão de ficar solteiro não afeta somente a uma pessoa. O Pai Celestial permitiu em seu plano que os laços familiares fossem perpetuados mesmo depois da morte:

A FAMÍLIA foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. (A Família Proclamação ao Mundo).

Este é um dos fatores que torna o tema casamento, algo tão sério entre os santos dos últimos dias. O casamento não deveria ser visto como uma maneira egoísta de apenas satisfazer suas necessidades pessoais. Casamento é a maneira do Senhor de instituir famílias.

Parte do convênio do sacerdócio, chamado de novo e eterno convênio, só pode ser alcançado pelos homens que são casados. Toda a seção 132 do livro de Doutrina e Convênios fala sobre o assunto. Acompanhe os seguintes versículos:

“Então serão deuses, pois não terão fim; portanto, serão de eternidade em eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos. Em verdade, em verdade vos digo: A não ser que guardeis minha lei, não obtereis esta glória.” (Doutrina e Convênios 132: 20-21)

O sacerdócio está para o Homem, assim como a maternidade está para a mulher. Sobre a maternidade, Sheri Dew disse o seguinte:

“De todas as palavras que eles poderiam ter escolhido para definir seu papel e sua essência, tanto Deus, o Pai, quanto Adão chamaram “Eva de mãe de todos os viventes” , e fizeram isso antes que ela tivesse tido um filho”.

A maternidade é um dom inerente a condição feminina, tenha a mulher tido ou não filhos. A entrada do homem na ordem do novo e eterno convênio é algo condicional ao casamento.

Existência terrena

nunca me casar

Como será minha existência terrena se eu nunca me casar? (imagem via: mude.com)

O casamento deve ser uma das metas de todo solteiro que é membro da igreja. Esta meta não pode entretanto ser a única que o indivíduo tenha. Um relacionamento conjugal não pode ser a única fonte de felicidade e realização. Se o casamento for a única coisa que motiva  alguém, essa pessoa provavelmente não está emocionalmente saudável.

O ser humano é formado emocionalmente por diversas áreas: vida profissional, acadêmica, social. Centrar toda a felicidade em um único ponto pode deixar lacunas que abrem margens para doenças psíquicas como a depressão e a ansiedade.

O objetivo do evangelho do Salvador Jesus Cristo não é tornar as pessoas miseráveis e infelizes. Este é o plano de Satanás.

“Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria.” (2Néfi 2:25)

Casados ou solteiros, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tem direito a felicidade. Talvez uma das chaves para essa alegria seja orar como se tudo dependesse do Senhor e atuar como se tudo dependesse de você. A paz emana do espírito daqueles que sabem que estão fazendo seu melhor esforço para seguirem os conselhos dos profetas em todas as áreas de sua vida.

Se você está solteiro procure se casar. Faça o melhor que puder para encontrar a pessoa que se adeque a suas expectativas. Mesmo se apesar de seus esforços as coisas não estiverem fluindo bem, não se desespere. Confie no Senhor. Não existe uma data correta ou um plano perfeito sobre a maneira em que isso deverá acontecer.

Algumas pessoas encontram o amor de sua vida ainda em sua juventude. Tem a oportunidade de viver muitos anos ao lado dessa pessoa e ter vários filhos com ela. Outras pessoas iniciam uma vida a dois mais velhas chegando a ter um ou nenhum filho. Isso não as diminui ou torna sua vida inferior a dos demais. Algumas pessoas não experimentarão a experiência de se casarem nesta vida.

Se só nesta vida esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens. (1Coríntios 15:19)

O julgamento de pessoas solteiras

nunca me casar

Como eu serei julgado se eu nunca me casar? (imagem via: Amanda Viaja.com)

Os  solteiros muitas vezes tem sua vida amorosa discutida pelos irmãos da igreja. Especialmente se a pessoa já serviu uma missão de tempo integral e estaria teoricamente no “momento” de se casar, tem que conviver com comentários como: “você escolhe demais”, “você deveria fazer isso ou aquilo”. Ou mesmo a inconveniente pergunta: “mas por que você acha que ainda não se casou?”

 Os solteiros são muito felizes por aqueles que encontraram o amor e construíram uma família. Facilitaria o processo de permanecer discípulo de Cristo não se sentir julgado pelos demais. É demostivador sentir que sua vida não é um modelo de sucesso porque você não está casado. Não existe uma estatística oficial, mas provavelmente uns 90% dos solteiros da igreja gostariam de encontrar alguém e formar uma família. Muitos estão se perguntando: mas o que vai acontecer se eu nunca me casar?

Opiniões construtivas, conselhos dos líderes e bispos são sempre muito bem vindos. Uma outra ajuda muito pertinente que pode ser provida pelos líderes é a organização de atividades que possibilitem conhecer mais pessoas. Bailes, feiras de profissões, ou mesmo encontros espirituais, podem proporcionar o cenário ideal para um primeiro encontro.

O julgamento final será justo e considerará pensamentos, palavras e ações. O Senhor é o único capaz de compreender completamente os sentimentos que motivaram as decisões da pessoa e as razões pelas quais ela permaneceu solteira. Mantendo o foco no Salvador Jesus Cristo, a esperança será abundante na vida dos solteiros que desejam se casar.


Guia para estudo das escrituras – exaltação. (aqui)

A Família Proclamação ao Mundo. (aqui)