fbpx

Como podemos ser felizes apesar do sofrimento em nossa vida

sofrimento, duvidar

Todos temos experiências difíceis, desafiadoras e dolorosas na vida. Embora nunca sejam agradáveis, essas experiências que causam sofrimento podem nos ensinar sobre perspectiva, amor, humildade, resistência, paciência e, finalmente, como ser mais como Deus.

Considere a história de Abraão e Sara. Esses dois indivíduos fiéis suportaram o que pareciam fracassos e sofrimentos sem fim. Deus enviou Abraão para longe de sua terra natal para uma nova terra prometida. Qual foi o resultado? Abraão e Sara descobriram uma terra que estava atormentada pela escassez de comida. Abraão e Sara seguiram para o Egito, e Sara foi sequestrada. No mesmo capítulo (Gênesis 12), onde Deus prometeu a Abraão e Sara a terra e a posteridade, eles pareciam estar longe tanto da terra prometida quanto da posteridade prometida. Por que Deus desafiou e testou Abraão e Sara assim, especialmente quando eles fizeram o seu melhor para mostrar obediência diligente a Deus?

velho testamento

Arte: LDS media library, lds.org

A resposta pode ser simplesmente porque eles se tornam mais parecidos com nosso Pai Celestial nos desafios, na esperança, na expectativa, na ação e, finalmente, no recebimento das bençãos de Deus. Ele cumpriu Suas promessas para com eles depois que eles sofreram foram fiéis.

Para entender melho, consideremos a origem de várias palavras. A palavra latina sub significa “embaixo”. A palavra latina “fer” significa “carregar” (pense em palavras como “ferry” ou mesmo “Christofer/Christopher”, que significa “portador de Cristo”). Assim, a palavra “sofrer” significa ser “carregado”.

Isso faz muito sentido, considerando que o sofrimento pode nos fazer sentir como se estivéssemos caindo para o fundo do poço.

“Para que saiba […] como socorrer seu povo”

A parte bela desta definição de sofrimento, no entanto, está no antídoto: socorrer. Lemos em Alma 7: 11-12:

“E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; e isto para que se cumpra a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades de seu povo. E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo; e tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades”.

Este antídoto se torna uma poderosa mensagem de esperança e símbolo do amor quando aprendemos que o socorro significa “correr para ajudar”.

Em outras palavras, não importa quão fundo você tenha caído, Jesus desceu abaixo de todas as coisas e Ele flui sob você para apoiá-lo. Em todos os momentos. Em todos os lugares.

Deus sempre estará lá. Será que haverá dor? Sim. E, às vezes, pode parecer que cada pingo de sofrimento toca profundamente em sua alma. Mas é essa profundidade que nos permite experimentar uma maior relacionamento mais profundo com a Expiação de Cristo.

O amor de Deus é infinito. Ele irá preenchê-lo até a plenitude. Quanto mais você for esculpido pelo sofrimento, maior será seu amor e alegria. Isso não significa que buscamos sofrimento, dor, experiências difíceis, ou que de alguma forma a dor do sofrimento não é real porque sabemos que estamos desenvolvendo um relacionamento mais profundo com Deus. Isso significa que talvez não estivéssemos conscientes do quantas coisas somos capazes de suportar com a ajuda de Deus. A realidade deslumbrante é que, em última instância, é nossa escolha, nosso livre arbítrio, que determina se a nossa dor e o sofrimento convidam um amor mais profundo ou uma amargura de um coração endurecido.

Quando nos lembramos que, não importa o quão longe nós fomos puxados em nosso sofrimento Jesus desceu ainda mais para que ele possa fluir por baixo de nós, correr abaixo de nós e nos apoiar a cada passo do caminho, quando somos esculpidos a imagem espiritual de Deus.

Esse artigo foi traduzido do Inglês: LDSLiving

Relacionado:

https://mormonsud.net/jesus-cristo/cristo-sente-suas-dores/

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
defender a verdade
Élder Christofferson fala sobre a importância de defender a verdade
defenderam o moronismo
7 Pessoas Famosas que Defenderam o Mormonismo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *