Como aproveitar as reuniões da igreja se você tem ansiedade

ansiedade

Reuniões da Igreja se você tem ansiedade

ansiedade e outras doenças mentais podem interferir em todos os aspectos da vida diária. Muitos membros se sentem especialmente culpados por sentirem-se ansiosos durante as reuniões dominicais, quando na verdade, deveria ser um momento positivo e edificante.

Nossas reuniões da Igreja destinam-se a nos trazer a paz e nos aproximar de Cristo. Não importa quais sejam as lutas físicas, mentais ou emocionais que temos, nosso Salvador entende e quer que façamos nosso melhor. Seguindo algumas dessas sugestões, esperamos que você encontre força para prosperar e ter bons sentimentos no Dia do Senhor.

1) Venha para a Igreja Preparado

ansiedade

Doutrina e Convênios 38:30 nos lembra que “se estiverdes preparados, não temereis“. Isto se aplica à maneira como lidamos com a nossa ansiedade em ambientes religiosos. A preparação pode ajudar a eliminar os sintomas e convidar o Espírito a nos ajudar a ter uma experiência enriquecedora.

Antes do domingo, sente-se e pense nas reuniões da Igreja. Tente descobrir que situações e circunstâncias fazem você se sentir ansioso. Anote. Veja se há soluções. Aqui estão algumas ideias que podem ajudá-lo a começar:

  •         Venha preparado com perguntas. Elas podem ajudá-lo a concentrar sua mente. Se houver conversas ou tópicos com os quais você luta, isso pode ajudá-lo a encontrar a verdade e a paz neles.
  •         Estar em um local lotado e quente pode torná-lo fisicamente desconfortável, o que pode aumentar o desconforto mental. Se o tempo ou edifício estiver quente ou úmido, procure vestir-se com roupas mais frescas (mas que estejam nos padrões) e leve uma garrafa de água.
  •         Escolha onde você (e sua família) pode sentar-se estrategicamente. Sentar onde há mais espaço (na parte de trás e frente) pode ajudar. Descubra o que funciona melhor para você.
  •         Discuta quaisquer necessidades que você tenha com um líder de Igreja confiável, como um bispo, um mestre familiar, uma professora visitante, ou um membro da presidência da Sociedade de Socorro.
  •         Algumas pessoas com altos níveis de ansiedade podem encontrar alivio fazendo algo com as mãos. Tomar notas, fazer um crochê ou tricô pequeno, usar um livro de colorir adulto, ou mesmo manter uma bola de estresse em sua bolsa pode ajudar.

2) Interiorização

A ansiedade pode ser toda consumida. O que começa como um único pensamento pode se transformar em uma tempestade de preocupação, pânico e paranoia.

As pessoas estão irritadas com o comportamento  do meu filho? Todos devem pensar que eu sou um mau pai. Ninguém quer sentar ao meu lado. Eu não quero sentar ao lado de ninguém. Meu testemunho não é tão forte quanto à pessoa que fala. Eu não pertenço aqui.

ansiedade

Técnicas e práticas de interiorização podem ajudá-lo a permanecer focado e no momento presente. Uma boa maneira de fazer isso é cuidadosamente examinar o que você está experimentando em sua mente. Faça uma lista de cinco coisas que você ouve. Faça uma lista de cinco coisas que você vê. Liste cinco coisas que você pode sentir. Repita as palavras do orador em sua cabeça. Se possível, tome notas. Ao preencher sua mente com o que está acontecendo no presente, esperamos ser capaz de evitar pensamentos ansiosos.

3) Caminhe pelos Salões

Não há nada de errado em sair da capela se você ficar sobrecarregado. Se você decidir andar por aí, considere cantar uma canção ou hino da primária em sua cabeça ou passar por uma passagem da escritura que você está tentando memorizar. Essas atividades simples podem convidar o Espírito a estar com você mesmo se você se sente incapaz de sentar-se com uma classe inteira ou falar.

Se você tem filhos que precisam se juntar a você (ou talvez eles são a razão pela qual você tem que se sentar), você ainda pode descobrir atividades adequadas para ajudar a todos vocês. Seja criativo e ore especificamente sobre o que você pode fazer com esse tempo para ser mentalmente e espiritualmente saudável.

4) Seja seu próprio advogado

Há um estigma poderoso em torno da doença mental. Nós vivemos em uma cultura que muitas vezes se inclina mais para agir perfeito do que aplicar graça. Você pode ser um exemplo de Cristo ao defender suas necessidades e as necessidades de sua família. Não se arrisque sem razão, mas esteja aberto a discutir sua doença mental, pedindo ajuda e ajudando os outros a entender o que você está passando. Dizer algo tão simples como “Minha ansiedade está fazendo isso difícil para mim agora” pode fazer uma grande diferença.

ansiedade

É altamente possível que existam outros na sala que estão lutando como você. A abertura pode ajudar muitas pessoas a obter a ajuda de que necessitam.

5) Concentre-se no Dia do Senhor, não apenas em reuniões

ansiedade

Lembre-se: Cristo aprecia qualquer passo que damos para Ele. Ele quer que tenhamos uma boa experiência enquanto nos reunimos para adorar. Se nos concentrarmos Nele, nossa experiência será sempre melhorada. Seja paciente consigo mesmo e faça o seu melhor para manter Cristo no centro do seu dia de domingo. Ir à igreja, e especialmente participar do sacramento, é uma parte essencial da nossa vida espiritual, podemos encontrar a paz à medida que dedicamos o dia inteiro a Cristo. Estar na Igreja pode ser difícil. Nossa ansiedade pode tornar nossas reuniões difíceis às vezes. No entanto, temos um dia inteiro para descobrir como podemos adorar a Deus. Encontre atividades livres de ansiedade que você pode fazer antes e depois que suas reuniões terminaram. Se o fizer, convidará o poder capacitador e enobrecedor da Expiação em sua vida.

Não importa o que aconteça no domingo, se tivermos um desejo de comungar com Deus, vamos encontrar a ajuda do céu. Se você tem ansiedade ou outra doença mental, o que o ajudou a aproveitar ao máximo as reuniões da Igreja?


Esse artigo foi traduzido do inglês, aqui.

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
pazes
Como você pode fazer as pazes com alguém?
ler a bíblia
Por que ler a Bíblia? 7 maneiras para ter sucesso nesse estudo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *