fbpx

Como a resposta da Igreja SUD ao musical “O Livro de Mórmon” funcionou

Musical do Livro de Mórmon

Uma resposta a um musical irreverente

Quando o musical “The Book of Mormon” estreou na Broadway em 2011, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias publicou a seguinte declaração:

“A produção pode tentar entreter audiências por uma noite, mas o Livro de Mórmon como um volume de escrituras vai mudar a vida das pessoas para sempre, trazendo-as para mais perto de Cristo.”

Quando o musical chegou em Los Angeles em 2012, a Igreja SUD comprou um espaço publicitário no show para fazer anúncios. Esses anúncios começaram a aparecer mais tarde em produções do musical “The Book of Mormon” em todo o país. Os anúncios diziam coisas como, “O livro é sempre melhor” e “Você já viu a peça, agora leia o livro”.

Muitos conheceram a Igreja

Tyler Todd, após ver a peça, se interessou pelo livro, de acordo com uma história do Tennessean. “Eu só achei que seria algo engraçado, e eu sabia obviamente que eles estavam tirando sarro da religião”, disse Todd. “Eu estava tipo, ‘Bem, eu ouvi um lado da moeda, agora eu quero ouvir o que as pessoas que realmente acreditam nisso pensam’.”

Depois, temos a história de Richard Marcus, um ex-prefeito da Califórnia, cuja exibição do musical serviu como catalisador em sua investigação da igreja.

Tornando uma situação ruim em boa

A Igreja SUD foi aplaudida por profissionais de relações públicas e meios de comunicação pela sua resposta à produção nos mais de cinco anos desde a sua estréia. Neste mês, o INC.com destacou a estratégia Mórmon como um modelo de como responder quando “alguém é rude com você”.

O premiado profissional de relações públicas Chris Thomas deu sua opinião sobre a resposta da igreja em 2012.

“O anúncio na playbill é outro exemplo da resposta esclarecida da Igreja SUD ao musical ‘The Book of Mormon'”, disse Thomas. “Em vez de protestar contra o musical, que é algo que muitos fariam, especialmente as organizações religiosas, eles tomaram uma audaciosa e deliberada decisão de aproveitar a situação. Eles tomaram algo que poderia ser prejudicial para os esforços missionários da igreja e tornaram em algo positivo.”

De fato, os criadores do musical disseram à NPR que “tinham fé” de que a igreja reagiria favoravelmente.

“Antes da resposta da Igreja, muitas pessoas nos perguntavam: ‘Você não tem medo do que a igreja dirá?’ E Trey (Parker) e eu respondíamos algo como, ‘Eles vão ser legais.’ E as pessoas falavam algo como, ‘Não, eles não serão legais. Haverá protestos “, disse o co-criador Matt Stone. “E nós respondíamos algo como, “Não, eles vão ser legais. “Nós não nos surpreendemos com a resposta da Igreja. Tivemos fé neles.”

Nota extra: não estamos dizendo que o musical é bom, pois zomba de nossas crenças. Estamos dizendo que a resposta da Igreja foi sábia, que seus efeitos benéficos têm gerado efeito até hoje, e que não precisamos responder ofensas com ódio.

Artigo escrito por Morgan Jones no site deseretnews.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

 

| Para refletir
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Jesus Cristo Visitou as Américas
Será Possível Progredir Entre os Reinos de Glória?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *