fbpx

Qual a melhor idade para se casar

casal

Melhor idade para se casar

casal

Qual a melhor idade para se casar?

Quase a metade dos europeus até os 30 anos vive com a família. Em Portugal este número atinge 55% da população. Isso se dá porque os jovens europeus estão passando por  dificuldades em encontrar consistência em sua vida profissional e tem protelado sua autonomia. A consequência é  dificuldade ao acesso ao crédito, que impede a compra da casa própria e as tão sonhadas viagens. Casamento e filhos na Europa, são de uma forma geral coisas vistas em segundo plano, para serem feitas depois que a pessoa já tenha “desfrutado” de algumas experências na vida.

Nos Estados Unidos em 1970, apenas um jovem de cada dez permanecia solteiro após os 25 anos. Agora é um de cada quatro que não apenas não se casa mas prefere continuar morando com os pais. A idade média para o primeiro casamento neste país chegou agora aos 30 anos de idade para os homens e 27 anos de idade para as mulheres. Não existe uma estatística oficial mas a cidade de Provo Utah, cidade com o maior percentual de membros ativos na igreja (estima-se que 80% da população seja de membros ativos)  certamente contraría estas estatísticas. É comum ver em Provo muitos casais jovens que se casam e tem filhos enquanto ainda estão concluindo sua graduação.

Segundo o IBGE, os brasileiros também estão entrando na onda e se casando cada vez mais tarde. Muitos preferem esperar e provar uma união estável antes da legalização do casamento. Na última pesquisa do IBGE (2011)  48,1% da população se declarou solteira e 39,9% casada (a pesquisa omite divorciados, viúvos e união estável). Em números absolutos, o total de solteiros chega a 72 milhões.

Estas tendências mundiais  vêm sendo obervadas pelos apostólos do Senhor como se nota no discurso feito pelo  Élder Robert D. Hales que abordou este tema durante a Conferência Geral de outubro de 2015.  “Muito foi dito e escrito sobre a geração atual de jovens adultos. As pesquisas mostram que muitos resistem à religião organizada. Muitos estão com dívidas e desempregados. A maioria gosta da ideia do casamento, porém muitos relutam em dar esse passo. Um número crescente deles não quer ter filhos. Sem o evangelho e a orientação inspirada, muitos vagam errantes por caminhos estranhos e perdem o rumo.

Felizmente, os jovens adultos da Igreja estão bem menos envolvidos nessas tendências perturbadoras, em parte porque são abençoados com o plano do evangelho. Esse plano eterno inclui o empenho de agarrar-nos à barra de ferro — apegar-nos à palavra de Deus e à palavra de Seus profetas. Precisamos agarrar-nos com mais força à barra que nos leva de volta à presença Dele. Este é o “dia de escolha”1 para todos nós.”

Seguramente, a tendência mundial de se casar cada vez mais tarde não representa os desejos do Senhor que continua incentivando os membros da igreja a exercerem sua fé e formarem uma família. Segundo os conselhos proféticos existe uma idade onde você pode começar a namorar, 16 anos. Mas não existe uma regra de qual é a melhor idade para se casar. Imagina-se que logo após uma  missão de tempo integral o rapaz estará apto a começar a procurar por sua amada. À partir dos primeiros anos da vida adulta. Segundo um pscilógo chamado Mosquera  a idade adulta pode ser dividida em três fases a inicial (20-25 anos), idade adulta plena (25-35 anos) e a jovem final (35-40 anos). No que se refere ao adulto jovem, as suas características físicas e psicológicas já estão formadas. Mosquera elucida que há nesta fase da vida uma grande vitalidade e uma valorização da individualidade.

casal

Existe uma correta idade para se casar?

O adulto jovem está dotado dos mais fortes impulsos, os quais se manifestam, tanto pela impulsividade como pelo emprego vivo de suas forças. O seu estado de espírito frente à vida alcançou, por regra geral, um nível elevado. A alegria de viver e o prazer da existência fornecem-lhe perspetivas. Logo, parece que na idade adulta jovem o ser humano busca uma valoração pessoal, buscando um desejo intrínseco da avaliação positiva de si mesmo pelos conhecimentos até então adquiridos e construídos, sempre numa expectativa de alcançar uma avaliação positiva frente a sociedade e  a respeito de si mesmo. O adulto jovem deseja recompensas rápidas e externas das suas motivações e busca experimentar e demonstrar muita competência, entre produções próprias dos seus investimentos socioeconómicos.

Nosso Conhecimento do Plano de Salvação nos leva a desejar formar famílias

Por que estão os jovens sud na contramão da sociedade e ainda desejam se casar? Para a sociedade num geral a oficilização da união estável vêm se tornando uma maneira de demonstrar status social. A média de gastos em uma festa de casamento pode atingir cifras bem altas. Em contra partida, para um jovem sud, o casamento é uma oportunidade de manter os laços sagrados da intimidade entre um casal protegidos, conforme ensinado pela doutrina da Lei da Castidade. O desejo de se casar possui uma relação direta com o desejo de guardar este mandamento.

O grande plano de Felicidade ensina que não é bom que o Homem esteja só. Todos precisam de ajuda. Os espirítos que estão na presença do Senhor somente poderão vir a esta Terra protegidos pelos convênios do Senhor se os jovens escolherem se casar no Templo. Compartilhar as experiências que obtiver ao longo da vida com um parceiro te ajudará a encontrar um tipo de felicidade mais profunda e duradoura.

O amor é um encontro

casal

Um relacionamento feliz e a idade para se casar

A realização de um casamento implica que duas pessoas decidam estar juntas. Que amadureçam uma relação ao ponto de se sentirem confortáveis idealizando uma vida e futuro juntas. Ainda que seja um mandamento do Senhor, não é uma decisão fácil. Ao definir o amor como um encontro, o que se diz é que o amor é uma consequência de encontrar aquela pessoa que você sente que é a pessoa “certa” para você, aquela com quem consegue projetar e se sente confortável para viver uma vida a dois.

O amor, mais que um sentimento é consequência de experimentarmos comportamentos em uma relação dual de ternura, cumplicidade, medo, tolerância, raiva, paixão, humildade, rejeição, fidelidade, dependência, intimidade do corpo e emocional. O amor profundo, precisa de uma relação que seja continuada para que possa se desenvolver. Ao envolver-se com alguém e abrir espaço para este sentimento em sua vida você certamente enfrentará conflitos que são necessários para a transição de um amor infantil para um amor maduro.

Na fase do amor infantil o que se tende é a ver o outro como uma extensão de si mesmo, existe uma  necessidade constante de reforço para se sentir amado, a vontade  é de viver apenas o momento, as pessoas tendem a  ver-se como o centro do universo e num geral apresentam falta de controle do seu próprio comportamento. Em contrapartida o amor adulto é capaz de  identificar coisas com as  quais você é capaz ou não de conviver pelo resto de sua vida. Quando se está numa fase de amor maduro você é capaz de compreender que você não é o agente da mudança do outro, visto que cada um decide sesus comportamentos. A pessoa sente-se completa em si mesma, planeja o futuro enquanto vive o presente, é empática.

Possivelmente a decisão de se casar estará diretamente ligada com a sua capacidade e oportunidade de desenvolver uma relação baseada em um amor maduro. Viver um relacionamento que verdadeiramente passe pelo terreno do namoro.

Nunca é tarde demais

“Então Eu estava com ele como arquiteto, e eu era a cada dia o seu deleite, alegrando-me perante ele em todo o tempo” (Provérbios 8:30). O Senhor é o senhor de todas as coisas. Ele sabe que muitas vezes o fato de ainda não ter encontrado a pessoa para se casar poderá se tornar um tema delicado e doloroso. Nunca se deve entretanto perder a fé e a esperança de que Ele conhece o seu coração e os seus desejos. Você é herdeiro da promessa divina, faça sua parte e confie que o Senhor também fará a dele.

| Para refletir
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
Rio de janeiro olimpíada 2016
Como nós devemos agir caso haja um ataque terrorista nos Jogos do Rio...
Nova lei rússia missionários voluntários
Missionários Mórmons na Rússia serão chamados de "Voluntários"

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *