fbpx

Como o processo é mais importante que o resultado

Todos conhecemos a lei da colheita: o fato de que tendemos a colher o que plantamos. E mesmo quando plantamos com cuidado, nem sempre colhemos o que esperávamos.

Há algum tempo, uma mulher plantou um pequeno jardim com árvores frutíferas e alguns vegetais. No passado, sua colheita tinha sido abundante e rica, o suficiente para compartilhar com a família, amigos e vizinhos.

Mas este ano foi diferente. Durante toda a época de crescimento, as plantas passaram por algumas dificuldades. As temperaturas variavam, os insetos vieram, as aves atacaram e os esquilos também queriam pegar sua parte. Tudo parecia estar contra seu pequeno jardim. Apesar de seu trabalho duro e de todos os esforços, a mulher não colheu muito e às vezes sentiu que devia desistir.

Mas seu jardim foi mesmo um fracasso? Não, a colheita não aconteceu da maneira que ela esperava. Mas olhando para trás, ela agora reconhece uma colheita inesperada daquele ano — e isso não aconteceu apenas no final da época de crescimento das plantas.

Seu jardim era um refúgio espiritual para ela, um lugar de paz e de cura. Lá, na chuva, no solo e no sol, ela se sentia um pouco mais perto do céu, e até mesmo a inspiração parecia chegar à sua mente e seu coração mais livremente. A poda e a remoção de ervas daninhas trouxeram ideias sobre como lidar com as dificuldades e desafios em sua vida. Enquanto nutria as plantas, ela também nutria sua alma.

Talvez o valor desta colheita não pudesse ser medido com precisão em quantidades de morangos e abóboras, ou milho e pepinos, mas na satisfação da alma, na paz, na cura e na felicidade que vieram enquanto trabalhava em seu jardim.

Às vezes a colheita não é o que esperamos. Mesmo quando estamos tentando cultivar alimentos, o que estamos realmente fazendo crescer somos nós mesmos — nossa compreensão, nossa perspectiva, nosso caráter. Isso é verdade, não importa o nosso campo de ação. O esforço é mais importante do que o resultado. Se o sucesso fosse garantido, se o resultado fosse de alguma forma decidido antecipadamente, as lições aprendidas poderiam não ser tão gratificantes.

Mas quando cavamos fundo o suficiente, quando abrimos nosso coração ao esforço, podemos vir a ver a abundância e a riqueza de uma colheita inesperada.

Fonte: Church News 

Relacionado:

Por que falhas fazem parte do nosso progresso

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *