fbpx

Quer prestar testemunho, mas fica nervoso? Lembre disso

A palavra “testemunhar” tem pelo menos dois significados. O primeiro significa possuir, no sentido de um homem ou mulher possuir ou carregar responsabilidades ou fardos.

Já o segundo significa expressar, transmitir ou declarar aos outros. Podemos ter conhecimento de algo espiritual. Não precisamos pedir desculpas por coisas que sabemos pelo poder do Espírito, pois são tão reais (se não mais) do que as coisas que percebemos no mundo físico po rmeio dos cinco sentidos.

“Eu sei por um testemunho que é mais poderoso do que a visão”, disse o Presidente Harold B. Lee aos estudantes da Brigham Young University apenas três meses antes de sua morte.

“Às vezes, se o Espírito me inspirar, posso sentir-me livre para contar mais a vocês, mas posso dizer que eu sei como se tivesse visto, que Ele vive, que Ele é real, que Deus, o Pai, e seu Filho são realidades vivas, personalidades com corpos, partes e paixões – seres glorificados. Se você acredita, então está seguro. Se não acredita, então lute por esse testemunho, e tudo ficará bem.”

Pela força de um testemunho puro

Um episódio no livro de Alma ilustra o potencial poder do testemunho. Um pouco mais de oitenta anos antes da vinda de Cristo, Alma, o filho, o juiz-chefe ou governador, vendo que a maldade estava se espalhando …até mesmo entre os membros da Igreja, sentiu a necessidade de renunciar ao seu papel no governo e se dedicar em tempo integral ao ministério (Alma 9-18).

“E assim fez”, escreveu Mórmon, “para que ele mesmo pudesse pregar ao povo, ou seja, ao povo de Néfi, a palavra de Deus, a fim de que eles se lembrassem de seus deveres; e para poder, pela palavra de Deus, abater todo o orgulho e as artimanhas e todas as contendas que existiam entre seu povo, não vendo outro modo de reformá-los, a não ser pela força de um testemunho puro contra eles.”

Este versículo junto de outro comentário de Mórmon que, mais uma vez, atesta o poder da palavra de Deus. Ao recontar a história de Alma e seus companheiros missionários prestes a ensinar o evangelho aos zoramitas, Mórmon ensinou:

“Ora, como a pregação da palavra exercia uma grande influência sobre o povo, levando-o a praticar o que era justo — sim, surtia um efeito mais poderoso sobre a mente do povo do que a espada ou qualquer outra coisa que lhe houvesse acontecido — Alma, portanto, pensou que seria aconselhável pôr à prova a virtude da palavra de Deus” (Alma 31:5).

Eu não tinha uma mensagem especial

“Pôr à prova a virtude da palavra de Deus” é confiar ou ter fé e confiança no poder do ensino doutrinário sólido e no testemunho firme.

Para aqueles que se perguntam como podem testemunhar quando não têm certeza de quanto realmente têm um testemunho, o Presidente Dallin H. Oaks compartilhou que “pessoas ganham mais facilmente um testemunho de pé, prestando-o, do que de joelhos, pedindo isso em oração.”.

Há muitos anos, em uma das minhas aulas de Livro de Mórmon na Brigham Young University, depois de concluir uma discussão sobre Alma 4:19 e a questão de dar um testemunho puro, um aluno falou comigo após a aula.

Ele disse: “Irmão Millet, eu queria muito dar meu testemunho na reunião de jejum e testemunho ontem em minha ala na BYU, mas eu não tinha nada original para dizer. Eu não tinha uma mensagem especial”.

A preocupação dele ilustra um problema que às vezes vemos na Igreja: a presunção de que é necessário dar um discurso ou fazer alguma contribuição original para a reunião.

Como prestar um testemunho

Os líderes da Igreja repetidamente afirmaram que os membros da Igreja devem ser convidados a dar testemunhos breves e sinceros e, quando apropriado, compartilhar experiências que fortaleçam a fé.

Realmente não há necessidade para os membros da Igreja se preocuparem por um décimo de segundo em inventar algo original para dizer ou em dar um discurso. O Presidente Spencer W. Kimball aconselhou um grupo de jovens reunidos em uma reunião de testemunho:

“Não exortem uns aos outros; isso não é um testemunho. Não digam aos outros como viver. Apenas contem como se sentem por dentro. Isso é o testemunho. No momento em que começarem a pregar para os outros, seu testemunho terminou. Apenas nos digam como se sentem, o que sua mente, coração e cada fibra do seu corpo dizem a você.”

Em outra ocasião, o Presidente Kimball disse a um grupo semelhante:

“Agora, vocês vão dar seus testemunhos esta tarde. Espero que abram apenas seus corações e nos deixem olhar para dentro. …Um testemunho não é uma exortação; um testemunho não é um sermão; nenhum de vocês está aqui para exortar os outros. Vocês estão aqui para dar o próprio testemunho.”

“Todo missionário anseia pelo poder de persuadir e convencer”, ensinou o Presidente Russell M. Nelson. “Nada do que aprenderão pode se igualar ao poder do testemunho puro. Doutrinas podem ser debatidas. Opiniões podem ser discutidas. Interpretações podem ser contestadas. Mas ninguém pode contestar um testemunho. Ele é singularmente inabalável”.

O Apóstolo Paulo escreveu aos Santos em Roma:

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?… De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus” (Romanos 10:13–14, 17).

O Profeta Joseph Smith expressou isso da seguinte maneira:

“A fé vem por meio de ouvir a palavra de Deus, por meio do testemunho dos servos de Deus; esse testemunho é sempre acompanhado pelo espírito de profecia e revelação”.

Não há como, dada nossa perspectiva limitada nesta vida, medir a influência eterna do testemunho puro.

Talvez apenas quando pudermos olhar para trás em toda a nossa existência, conseguindo ver as coisas como realmente eram e são, do ponto de vista do Deus Todo-Poderoso, seremos capazes de perceber e sentir a poderosa junção de circunstâncias, a orquestração divinamente planejada de pessoas e eventos.

Talvez então estejamos em posição de medir como o poder do testemunho humano puro fez diferença em nossas próprias vidas.

Fonte: LDS Living

Veja também:
https://www.youtube.com/watch?v=h0_AzRryH2o&t=65s&ab_channel=MaisF%C3%A9

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *