fbpx

Perguntas e Respostas: É mesmo necessário que pessoas más ressuscitem?

Pergunta

Sou professora do Princípios do Evangelho e enquanto ensinava sobre a Expiação, uma conversa teve certas dificuldades com a ideia de que todos receberão um corpo na ressurreição.

Ela pensou que não era justo que pessoas más, assassinos e etc. também tivessem um corpo. Ela não entende por que não acreditamos em um único céu e inferno como em outras religiões.

Ela acha que as pessoas más devem ser severamente punidas, e não acredita que as pessoas más devem ter um corpo assim como as pessoas boas. Poderia me ajudar a saber o que posso responder a ela?

Resposta

Antes da ressurreição do Salvador, jamais havia acontecido algo assim. Houve dois aspectos, como resultado do grande sacrifício do Salvador.

  1. Um sofrimento infinito

O sacrifício que Jesus Cristo sofreu foi infinito, o que significa que a expiação é infinita, para toda a humanidade e por toda a eternidade.

Nas palavras do Élder Neal A. Maxwell, que era um membro do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Várias passagens das escrituras descrevem a essência dessa Expiação gloriosa e resgatadora, até mesmo um versículo autobiográfico impressionante confessa que Jesus não desmaiou, mas “terminou [Seus] preparativos para com os filhos dos homens” (D&C 19:19).

  1. Todas as formas de vida

Tão grande foi o poder de Sua ressurreição que resultou na ressurreição não só de toda a humanidade, mas para todos os seres vivos! E não apenas os seres desta terra, mas de todo o universo! O que Jesus Cristo fez foi uma grande expiação universal.

Em D&C 38:11-12 lemos:

“Pois toda carne está corrompida diante de mim; e os poderes das trevas prevalecem na Terra, entre os filhos dos homens, na presença de todas as hostes do céu. Pelo que reina o silêncio e toda a eternidade está aflita”.

Bruce R. McConkie disse:

“Há muitos entre nós que não têm dificuldade em assimilar que a Expiação é infinita e eterna e que se aplica a todas as formas de vida. Pois sabem que as revelações afirmam que todas as formas de vida são entidades espirituais e que serão ressuscitadas, animais, aves, peixes, tudo é de natureza eterna.

Mas alguns entre nós ainda não viram que todas as coisas estão decaídas e se tornaram mortais para que pudessem ser ressuscitadas.

Os primeiros irmãos da nossa dispensação escreveram estas palavras:

Evangelio

“A palavra Expiação significa libertação, mediante uma oferta de resgate, da sanção de uma lei quebrada, efetuada por Jesus Cristo, significa a redenção da terra e todas as coisas pertencentes a ela por meio de Sua morte e ressurreição, do poder que essa morte obteve sobre eles por meio da transgressão de Adão…

A redenção da morte por meio dos sofrimentos de Cristo, é para todos os homens, os justos e os iníquos, para esta terra e todas as coisas criadas sobre ela”. (Sermons and Writings of Bruce R. McConkie)

Por essa razão os iníquos ressuscitam. No entanto, a ressurreição dos ímpios não será uma bênção para eles.

No Livro de Mórmon em Mosias 3:25 lemos o seguinte:

“E se forem más, eles serão condenados a uma visão terrível de sua própria culpa e abominações, que os fará recuar da presença do Senhor para um estado de miséria e tormento sem fim, de onde não poderão mais voltar; portanto, beberam condenação para suas próprias almas.”

Assim, sua amiga não deve se preocupar com os ímpios se safando, por assim dizer, apenas porque eles ressuscitaram, ou que por sua ressurreição eles estão escapando da punição correspondente às suas ações. Sua punição com um corpo físico será muito, muito maior.

Agora, a razão pela qual não acreditamos que haja apenas um céu e um inferno como muitas outras religiões acreditam, é porque simplesmente não é verdade. Tal crença seria uma contradição direta com as escrituras, antigas e modernas.

juicio final

Em João 14:1-3 lemos:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

E se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

Pergunto-me como é que o mundo vê esta escritura. Talvez eles pensem que nesse céu há muitas mansões e que as mais “luxuosas” são dadas às pessoas mais justas. Se essa é a sua crença, como eles podem explicar a escritura encontrada em 1 Coríntios 15:39-44?

los reinos de gloria

“Nem toda carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra, a carne dos animais, e outra, a dos peixes, e outra, a das aves.

E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes, e outra a dos terrestres.

Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.”

Esta escritura é traduzida com mais precisão e com menos confusão na tradução de Joseph Smith da Bíblia.

plan de Dios

Também corpos celestiais, e corpos terrestres, e corpos telestiais; mas a glória dos celestiais, uma; e a dos terrestres, outra; e a dos telestiais, outra.”

O versículo 40 da TJS cita os três reinos de glória, o celestial, o terrestre e o telestial, comparando-os com precisão às glórias ou ao brilho do sol, da lua e das estrelas.

Na seção 76 de Doutrina e Convênios das escrituras de nossos dias, o Senhor apresenta uma descrição detalhada daqueles que habitarão em cada um desses três graus de glória nas eternidades.

Quando a conversa ler a seção, e se tiver a companhia e a influência do Espírito, a entenderá e saberá que é verdadeira. Se não acontecer assim, tentar convencê-la não será muito útil.

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o que tem o Espírito de Deus”. (JST 1 Cor. 2:11).

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

Jesus Cristo: Nossa credencial para entrar no céu

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *