fbpx

Onde encontrar a verdade?

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”- João 8:32

Você já sentiu que estava se afogando em um mar de informações? Informações nos vêm continuamente e incansavelmente de fontes inesgotáveis como jornais, revistas, rádio, podcasts, blogs, Twitter, Facebook, Instagram, etc.

E grande parte da informação é contraditória. Ouvimos dizer por uma fonte que o uso de máscaras reduz drasticamente a propagação de COVID-19; e de outra, que as máscaras não ajudam em nada.

É confuso, desanimador e desconcertante.

Nenhum de nós quer ser enganado, mas dizem que nos últimos dias até os eleitos serão. Então, como nos certificamos de que podemos reconhecer a verdade e distingui-la da mentira?

O que é a verdade?

As escrituras nos dizem que “a verdade é o conhecimento das coisas como são, como foram e como serão” (D&C 93:24).

A verdade, portanto, corresponde à realidade objetiva. É sólida. É real. É eterna.

A verdade pode se relacionar com fatos (a terra é redonda), leis da natureza (a maçã cairá no chão se for derrubada), e princípios (liberdade é preferível à escravidão). É mais fácil provar ou verificar a verdade dos fatos e das leis naturais do que dos princípios.

No entanto, em muitos assuntos, não há uma resposta claramente verdadeira ou claramente falsa. Vivemos em um mundo onde as pessoas manipulam dados, criam falsas narrativas, e simplesmente inventam coisas—geralmente com uma intenção específica e muitas vezes egoísta.

Além disso, estamos todos predispostos a preconceitos por causa de nossas experiências individuais e personalidades. Naturalmente tendemos a ver o que queremos ver e a descartar o que não queremos. E todos nós temos informação e perspectivas limitadas.

Então, como sabemos quando estamos sendo enganados? Essa é a verdadeira questão. Como podemos discernir entre a verdade e a falsidade (engano deliberado) e a verdade e o erro (erros, erros de cálculo, dados incompletos) para que possamos escolher corretamente?

Por que a verdade é importante?

Penso que todos sabemos instintivamente que a verdade é importante; que é, de fato, crítica.

Para começar, nossos relacionamentos dependem da confiança, e a confiança deve ser baseada na verdade. Que tipo de relacionamento você poderia ter com o seu cônjuge, o seu melhor amigo, o seu chefe, o seu colega de trabalho se eles mentissem toda a hora?

Até a nossa segurança física depende de saber a verdade. Precisamos de informações precisas para nos mantermos seguros. Queremos que nos digam que uma ponte é segura antes de começarmos a atravessá-la.

E mais importante, a verdade é essencial para o nosso crescimento pessoal e progresso eterno. Estamos aqui, em parte, para aumentar nossa inteligência. Um conhecimento da verdade permite-nos usar nosso arbítrio para fazer escolhas racionais e morais.

Estamos aqui para aprender a escolher o bem e rejeitar o mal, para escolher a luz ao invés das trevas, para escolher a liberdade ao invés da prisão. Como podemos fazer isso se não podemos discernir a verdade? Na verdade, então, a verdade nos libertará.

E assim, não devemos ser enganados. A nossa própria salvação depende disso. No entanto, há aqueles que estão dispostos a nos enganar. Satanás, o pai de todas as mentiras, não deseja nada mais do que nos cegar e nos amarrar. E para isso, ele e aqueles que o servem “ao mal chamam bem, e ao bem, mal” e “fazem da escuridão luz, e da luz, escuridão” (Isaías 5:20; 2 Néfi 15:20).

Por isso é importante que enxerguemos claramente que devemos “consumir e esgotar nossa vida para trazer à luz todas as coisas ocultas das trevas” e que devem ser cuidadas “com grande diligência” (D&C 123:13-14).

Cada um de nós deve estar disposto a abrir nossos corações e mentes e perguntar, com humildade genuína: “Porventura, sou eu, Senhor?” Temos de estar dispostos a analisar seriamente se temos a chance de ser enganados em alguns aspectos.

Como discernimos?

Mais uma vez, temos de reconhecer a nossa própria capacidade de sermos enganados. Não precisamos ter vergonha disso. Todos nós somos vulneráveis. E Satanás é astuto. Ele sabe exatamente o que está fazendo. Ele teve milhares de anos para se aperfeiçoar, para treinar os seus seguidores, para aprender como explorar melhor as fraquezas, apelar ao orgulho e tentar aqueles que são suscetíveis às suas artimanhas.

As escrituras deixam muito claro que “maldades e desígnios que existem e virão a existir no coração de homens conspiradores nos últimos dias” (D&C 89:4) e Paulo nos diz que “para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engodo dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4:14).

Felizmente, os nossos queridos Pais Celestiais não nos deixaram indefesos. Eles nos deram alguns padrões confiáveis para que possamos julgar a verdade e nos precaver contra o engano.

Padrões para determinar a verdade:

  1. Ler, pesquisar, buscar

Em qualquer tentativa de entender o que é verdade, devemos primeiro fazer nosso dever de casa. Deus espera que usemos os cérebros que nos foram dados (veja D&C 9: 7-8). Então, temos de fazer a nossa pesquisa. Precisamos estudar, usando as fontes mais confiáveis e imparciais possíveis.

E então temos um outro problema. Como sabemos em que fontes podemos confiar nesta época de sobrecarga de informação, especialmente com o alerta das escrituras de que nos últimos dias o mal estará presente assim como pessoas dispostas a nos enganar?

Nosso objetivo deve ser encontrar fontes que estejam de acordo com os mais altos padrões profissionais e éticos – aquelas que são tão factuais, precisos e imparciais quanto possível, que se esforçam para ser objetivos e equilibrados, e que sejam politicamente neutros. Você pode achar isso impossível. Embora seja verdade que muitos canais de notícias tomam posições políticas e muitas vezes suas reportagens acabam mostrando somente um lado da moeda, ainda há muitos em que podemos confiar.

À medida que nos deparamos com novas informações, devemos sempre, sempre, verificar as suas fontes. Nunca compartilhe ou envie memes ou links que não tenha investigado cuidadosamente. Se você recebe regularmente a maioria de suas notícias de uma fonte, sempre busque outros pontos de vista sobre o mesmo assunto.

  1. Ponderar

Quando meditamos, pensamos cuidadosamente sobre o que ouvimos ou lemos, avaliamos, procuramos buracos, imprecisões, lapsos na lógica ou enganos lógicos.

Joseph Fielding Smith foi muito claro sobre a importância deste tipo de pensamento crítico:

“O Senhor espera que usemos nossas faculdades e nos deu a razão como uma vara de medição para medir a verdade sob certas condições.”

Ao ponderarmos, exercitamos nossas mentes juntamente com o conhecimento recém adquirido, refletimos sobre cada aspecto e chegamos a uma ideia, conclusão ou afirmação. Encontramos respostas, soluções e caminhos que podem ser trilhados com a ajuda do Espírito Santo.

  1. Orar

Junto com buscar e ponderar, a oração é uma parte importante deste padrão. A oração é um dos maiores dons que nossos Pais Celestiais amorosos nos deram. À medida que buscamos a verdade e nos protegemos para não sermos enganados, devemos orar continuamente. Ore, especificamente, pelo dom do discernimento.

o privilégio da oração

Ore para que o Espírito Santo esteja com você para guiá-lo, para iluminar sua mente, para confirmar a verdade, e para avisá-lo quando algo não está certo. Foi-nos prometido que “pelo Poder do Espírito Santo” nós “conheceremos a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5). A oração, então, pode trazer uma poderosa confirmação da verdade, particularmente se tivermos feito nossa busca diligente e reflexão.

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Como superar os conflitos em nossos dias

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *