fbpx

Por que nosso serviço ao próximo precisa ir além das redes sociais?

As redes sociais oferecem uma ótima maneira de nos conectarmos com outras pessoas, especialmente durante uma pandemia, mas será que diminuiu nossa habilidade de servir de maneira significativa?

A resposta para esta pergunta é diferente para cada pessoa, mas é algo que precisamos levar em consideração.

O que era para ser um ponto de partida se tornou um final para muitas pessoas. Ao invés de usar as redes sociais e nossas atividades online para ter conversas mais significativas e inspirar ações de fé, a rede social se tornou uma maneira de riscar um item da lista sem ter que fazer realmente algum esforço.

O desafio último desafio do Presidente Nelson de sermos gratos é um bom exemplo. Ao ponderarmos sobre o que iriamos postar, também pensamos em como poderíamos demonstrar nossa gratidão de maneira significativa?

O que é melhor? Postar nas redes sociais sobre como somos gratos por alguém ou expressar nossos sentimentos pessoalmente?

A resposta pode ser as duas coisas! Quando postamos e compartilhamos, podemos receber inspiração sobre o que fazer depois.

Os problemas em servir por meio das redes sociais

Para entender como usar a rede social para o bem, é importante reconhecer alguns dos perigos que ela representa.

Primeiro, a rede social nunca deve ser usada como um escape quando podemos servir pessoalmente. Muitas vezes, sentimos que nosso trabalho está feito quando clicamos em publicar. Devemos sempre perguntar ao Pai Celestial o que podemos fazer além daquilo.

Segundo, por outro lado, podemos sentir que por meio das redes sociais não estamos fazendo o suficiente. Podemos nos sentir mal ao ver as grandes ações que outras pessoas estão fazendo. Também podemos sentir baixa autoestima e inveja ao comparar o que temos e como nossas vidas são retratadas nas redes sociais.

E por último, a rede social nunca deve ser usada para medir a fé de alguém. Muitas pessoas não postam porque têm algo genuíno para compartilhar, mas porque se sentem obrigadas a isso. Não devemos julgar os outros por não participarem do último desafio das redes sociais.

Ótimas maneiras de utilizar as redes sociais

Então, o que podemos fazer para utilizar a rede social ao máximo? Veja algumas ideias.

Apoie os outros. A rede social é ótima para pequenas e doces interações. Reagir ao que os outros estão compartilhando pode ajudá-los a se sentirem apoiados e amados.

Conecte-se com as comunidades. Há excelentes grupos e organizações com os quais você pode se envolver. Comunidades online ajudam a conectar pessoas que compartilham as mesmas experiências de vida, oferecendo oportunidades para que recursos sejam livremente compartilhados.

Crie uma porta aberta. Usar as redes sociais para se comunicar é como abrir a porta para alguém entrar e descansar. As mensagens que você envia e publica podem funcionar como uma porta aberta para outras pessoas que precisam de ajuda. É uma ponte que pode ser facilmente cruzada e que não exige muita bravura.

Ótimas maneiras de ir além da rede social

Como discípulos de Jesus Cristo, temos a responsabilidade e a bênção de realizar atos de serviço poderosos. Podemos receber revelação direta sobre como atender às necessidades das pessoas ao nosso redor, como o Salvador faria. Reflita sobre as seguintes ideias e como pode servir além das redes sociais:

Faça à moda antiga. Quando você quiser compartilhar um pouco de amor por outra pessoa nas redes sociais, reflita sobre fazer à moda antiga, por meio de um cartão, bilhete ou telefonema. Todas essas opções mostram um nível de cuidado pessoal que a mídia social simplesmente não permite.

Desligue o telefone. O Senhor coloca pessoas em seu caminho todos os dias e há uma boa chance de você abençoar a vida delas! Experimente desligar o telefone em ambientes públicos e privados. Comece uma conversa no supermercado e reserve um tempo para realmente notar as pessoas que estão ao seu redor.

Ore por orientação. Afinal de contas, Jesus Cristo sabe do que as pessoas precisam. Se estivermos dispostos a seguir a inspiração que Ele nos dá, nos sentiremos confiantes.

Quais são algumas outras maneiras de usar as redes sociais para inspirar atos de serviço na vida real? Deixe nos comentários!

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *