fbpx

O papel da esperança na jornada do sucesso

Uma das músicas de grande sucesso da famosa banda Legião Urbana diz: “Quem acredita sempre alcança”. E essa é uma grande verdade – é necessário acreditar! Se acreditamos, sempre alcançaremos.

Em Alma há uma relação entre a fé e a esperança. Vamos ler Alma 32:21:

“(…) Fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança”.

Ainda sobre essa correlação existente entre fé e esperança, em 2 Coríntios 5:7 lemos:

“Porque andamos por fé, e não por vista.”

Neste versículo fica claro para nós que acreditar é essencial. Precisamos andar pela fé.

Tudo que queremos realizar primeiramente precisamos mentalizar. Se não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve. Precisamos ter um planejamento para que as coisas funcionem. Nesse planejamento é onde a esperança entra.

O poder da mentalização é real e há respaldo nas escrituras para isso, você sabia? Vamos acompanhar algumas escrituras que testificam disso.

Mateus 21:22:

“E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.”

O primeiro relato da lei da atração na Bíblia já é bem nítido: Tudo que pedirdes em oração (pensamento), crendo (sentindo) já recebereis. O conceito pedir, acreditar e receber, está descrito nesse versículo.

Vamos para outros versículos agora. Trata-se de Mateus 7:7-8:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre.”

É necessário explicar algo mais? A escritura é autoexplicativa.

Outro versículo que nos ensina sobre, está em Provérbios 4:23:

“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.”

A tradução acima é da Sociedade Bíblica do Brasil, mas seja qual for a tradução, o conceito é o mesmo. O versículo explica como nossos pensamentos interferem em nossas vidas. Esse versículo é bem direto, não há metáforas, o que está escrito não necessita de um estudo especial é de entendimento simples.

Relatos da lei da atração na Bíblia estão presentes em boa parte nos ensinamentos do mestre Jesus. Ele explicava por meio de parábolas onde a lei da atração e o poder da mentalização era algo constante e claro.

Arte de Yongsung Kim

Uma das muitas parábolas presentes na Bíblia é a da mulher que foi curada somente por tocar nas vestes do Salvador.

Mateus 9:21:

“Porque dizia consigo: Se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã. E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.”

Veja que a mulher já dizia consigo mesma que seria curada se tocasse nas vestes de Jesus, na mente dela ela já estava curada, ela visualizou isso! Além ainda de ter a fé que seria curada, ela sentia que teria o milagre bastando apenas tocar nas vestimentas de Jesus. E olha o poder da ação, ela agiu, encarando uma enorme multidão, para tocar nas vestimentas de Jesus. Aquela mulher entendeu que ela também precisava fazer a parte dela. Era necessário mais que acreditar, era necessário agir.

A lei da atração nos diz algo muito importante: é preciso também acreditar. E em Tiago 1:6 lemos:

“Porém peça-a com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.”

Ter esperança é fundamental para termos sucesso. Se não acreditamos que podemos, nós estamos certos. Henry Ford é autor da famosa frase que diz:

“Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

Há muitas outras escrituras que poderíamos citar para mostrar como a lei da atração está de acordo com o evangelho. E como a esperança é essencial para o sucesso. No entanto, as escrituras já citadas são suficientes. Obviamente, há uma série de fatores que precisam ser considerados para que algo ocorra em nossa vida: o tempo e a vontade do Senhor, nosso merecimento, nosso tempo, as bênçãos prometidas e muitos outros.

Não devemos nos esquecer de que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Então se queremos agradar a Deus e ter sucesso, precisamos começar hoje a acreditar em nós mesmos, no Senhor e nas bênçãos que Ele nos promete.

E que nunca nos esqueçamos de que “para Deus nada é impossível” (Lucas 1:37).

Relacionado:

O que significa “sucesso” no evangelho do Salvador

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Pres. Nelson fala sobre construir pontes de cooperação ao invés de...
Um Santo dos Últimos Dias que teve um importante papel na ida do...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *