fbpx

Não consigo guardar determinado mandamento. E agora?

Há uma famosa citação na Igreja que diz que o mandamento mais importante para nós é aquele que temos mais dificuldade de guardar.  Não me recordo quem disse a frase, mas é valiosa.

E então, qual o mandamento mais importante para você agora?

Todos nós temos um mandamento ou mais de um, que temos dificuldade em guardar não é verdade? E agora?

Gostaríamos de sugerir 3 reflexões para termos em mente quando acharmos que é difícil demais e pensarmos em desistir:

Se seguirmos o Espírito, podemos sobrepujar o pecado e nos preparar para uma herança com Deus

Mesmo depois de entrar “em novidade de vida” por meio da ordenança do batismo (Romanos 6:4), talvez sintamos parte do conflito interior descrito por Paulo em Romanos 7, a “batalha” entre o homem natural e nossos desejos retos (Romanos 7:23).

Mas Paulo também fala a respeito da esperança em Romanos 8:23-25.

Em Mosias 3:19 aprendemos que o homem natural é inimigo de Deus e o será para sempre, exceto se ceder aos influxos do Espírito Santo.

“Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai.”

Se cedermos ao influxo do Espírito Santo podemos sobrepujar todos os pecados, principalmente aqueles que cometemos com mais frequência. E é também por meio do Espírito Santo que encontraremos forças para seguir adiante guardando todos os mandamentos.

A glória eterna que aguarda os fiéis supera em muito as provações da mortalidade

Poucos anos depois de Paulo ter escrito a carta que encontramos em Romanos 8, os santos em Roma sofreram perseguições horríveis. Em Romanos 8:17–39 encontramos o que ajudou esses santos quando a perseguição chegou.

Mas nem mesmo a perseguição sofrida pelos santos em Roma fez com que eles deixassem de observar os mandamentos!

Em um discurso da Conferência Geral de Outubro de 2015, a irmã Linda S. Reeves disse:

“Não sei por que temos tantas provações, mas é meu sentimento pessoal, que a recompensa é tão grandiosa, tão eterna e duradoura, tão alegre e além de nossa compreensão que, no dia dessa recompensa, poderemos ter o desejo de dizer ao nosso misericordioso e amoroso Pai: ‘Era apenas isso que precisávamos fazer?’

Creio que se pudéssemos, a cada dia, lembrar e reconhecer a profundidade do amor que nosso Pai Celestial e nosso Salvador têm por nós, estaríamos dispostos a fazer qualquer coisa para estarmos novamente em Sua presença, cercados por Seu amor eternamente.

Será que o que sofremos aqui tem importância se, no final, essas provações são precisamente aquilo que nos qualifica para a vida eterna e exaltação no reino de Deus com nosso Pai e o Salvador?”(Dignas das bênçãos a nós prometidas, A Liahona, novembro de 2015, p. 11.)

Se uma pessoa não puder ou não quiser obedecer às leis celestial não suportará viver em um reino celestial

Esse talvez seja o ponto que nos chama mais atenção sobre guardar os mandamentos.

O Élder James E. Talmage explicou o relacionamento entre as bênçãos e a obediência:

“O Senhor afirmou que seremos abençoados de acordo com a obediência às leis que dele recebermos. Falamos de recompensas como falamos de castigos, mas tanto as recompensas como os castigos serão dados pela aplicação da lei.

O Senhor ilustrou esta grande verdade, referindo-se ao que ele já havia revelado sobre reinos ou ordens de glória – Se um homem não puder ou não quiser obedecer às leis celestiais, não poderá pensar que há discriminação, se for excluído desse reino, porque não poderia suportá-lo, não poderia viver nele.

Se ele não puder nem quiser obedecer à lei terrestrial, não pode, racionalmente, aguardar um lugar no reino terrestrial.

Se não puder viver segundo uma lei menor – a lei telestial – não poderá suportar a glória do reino telestial e terá que ser designado a um outro reino sem glória.

Maravilho-me com a consistência e ordem do plano do Senhor e das revelações que nos deu.”

O resumo é: herdaremos uma glória equivalente aos mandamentos que estivemos dispostos a guardar.  

Em resumo…

A mensagem que fica para nós é de que precisamos nos arrepender diariamente e procurarmos ser melhores a cada dia. Devemos continuamente nos perguntar onde queremos chegar e então darmos o nosso melhor para lá estarmos. 

Os que são fiéis têm a esperança de uma gloriosa ressurreição e das bênçãos da vida eterna junto com Deus.

“Se não for limpo, não penseis. Se não for verdade, não falei. Se não for bom, não façais.”

Relacionado:

Qual é a motivação por trás da sua obediência?

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
O Senhor ouve minhas orações entre as orações de tantas pessoas?
Calendário de estudo com os últimos discursos do Presidente Nelson

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *