fbpx

Por que ter metas para usar as redes sociais pode fazer toda a diferença?

Qual é o objetivo por trás de seu uso das redes sociais? Essa é uma pergunta que, se você for como a maioria das pessoas, provavelmente nunca se fez.

Mas, como o uso das redes sociais utilizando metas e objetivos claros pode mudar quem você segue ou como passa seu tempo online? Confira a conversa sobre o assunto entre a Becky Higgins e Morgan Jones.

Higgins explicou que avalia regularmente quem e o que segue nas redes sociais, e se os conteúdos que consome online continuam a ter uma influência positiva em sua vida.

Ela discute como, depois de definir metas claras, você pode se perguntar se as contas que segue nas redes sociais estão alinhadas com suas metas.

Becky Higgins: Para mim, não se trata de ‘quantas pessoas estou seguindo? São muitas? E onde isso ultrapassa o limite?’  É mais como, ‘quais são os sentimentos que estou recebendo de cada conta que estou seguindo?’

A própria natureza das redes sociais nos faz seguir várias pessoas, marcas e contas ao longo do tempo. Essa é uma ótima maneira de explorar as várias influências que convidamos para nossas vidas, certo?

Mas não é preciso muito para ter nosso ‘jardim das redes sociais’ tomado por muitas ervas daninhas.

Agora, não estou sugerindo que as contas que você segue sejam ervas daninhas, mas estou sugerindo que você pode estar seguindo contas que não necessariamente o estão servindo e ajudando em sua jornada durante esta época.

Então, talvez por algum tempo, seja bom seguir algumas contas por diferentes motivos. Mas existem momentos e épocas para isso.

Acredito que você deve fazer uma boa avaliação regular das contas que está seguindo e se perguntar: ‘Por que estou seguindo esta conta? Por quê? Qual é o motivo? Como estou me beneficiando? Como isso realmente me ajuda a me aproximar de meus objetivos?’ Acho que isso ajuda e é saudável.

Morgan Jones: Sim. E isso é uma coisa que você falou em seu discurso [na Conferência das Mulheres na BYU]. Você falou sobre eliminar as contas que vão contra seus objetivos.

E adoro os exemplos que você deu quando disse: “Se você está tentando perder peso, seguir um monte de contas de comida, provavelmente não é sua melhor jogada.” E acho que é um ponto muito bom.

E temos objetivos diferentes. Se estamos tentando fortalecer nosso testemunho, vamos seguir um certo tipo de páginas, se estamos buscando entrar em forma, seguiremos certas páginas e procuraremos entender sobre o que elas são.

Também acho que é muito importante reconhecer que, às vezes, as páginas que acompanhamos mudam com o tempo.

E então, quando as revisitamos, podemos analisar como, ‘em um determinado momento, fazia sentido seguir esta conta, mas eu ou a conta que eu estava seguindo, mudamos de alguma maneira’.

Becky Higgins: Sim. Um exemplo é a minha família que acabou de construir uma casa no ano passado. Então, durante os dois anos de design e construção, eu segui contas e páginas inspiradoras que nos deram ideias de design e inspiração para estabelecer a estética de nossa casa.

Foi muito útil. Na verdade, pensei diversas vezes ‘como as pessoas faziam isso antes do Instagram?’ Tipo, como as pessoas fazem isso sem esse acesso fácil a tanta inspiração?

E assim que nos mudamos e mobiliamos e meio que arrumamos – encontramos nosso próprio estilo, então não é como se estivéssemos contando com essas coisas, mas adorei a fonte de inspiração, certo?

É para isso que estamos aqui. Estamos aqui para inspirar uns aos outros. Então, eu estava de boa vontade e feliz seguindo contas específicas que realmente trouxeram essa inspiração para minha vida.

Bem, aqui estamos há um ano e meio, não preciso mais dessas contas. Elas não me servem mais. São ótimas. Mas, aquele momento e época passaram, então não preciso mais.

Outro exemplo que quero dar que é um pouco diferente dos que você e eu compartilhamos é que tenho seguido alguém que é considerada uma líder em seu espaço criativo há um bom tempo.

E certamente, ela é superinteligente, criativa e oferece ótimas ideias. Por causa dos eventos de 2020, ela começou a construir muitas de suas opiniões e visões políticas baseadas na raiva, e não tem nada a ver com o lado que ela está ou o que ela compartilhou, mas como ela estava fazendo isto.

E, portanto, este é um exemplo clássico onde me perguntei ‘Por que continuo seguindo essa pessoa? Ela está me servindo? Está me ajudando?’ E a resposta foi: ‘Não, não está. Não faz com que eu me sinta bem por dentro. Parece que o Espírito não está em meu coração. E não tem a ver com ela, tem a ver comigo, eu não preciso disso. Eu não quero isso.’

Então não tem nada a ver com discordar ou não gostar das pessoas. Não é isso, é mais apenas se perguntar, ir bem fundo e dizer: ‘que essa conta está fazendo por mim agora que ajuda a alinhar minhas ações com meus objetivos? E quais são meus objetivos?’

A propósito, você precisa se perguntar: ‘Quais são seus objetivos com a redes sociais? Qual é o seu propósito? Por que você está online? Para consumir informação? Para compartilhar? Para consumir e compartilhar? Para se conectar? Para crescer? Para fortalecer sua fé? Ou para encontrar raiva, ódio e hostilidade?’

Você encontrará o que procura. Todos os dias. Eu não canso de dizer. Se você procurar, você irá achar.
Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *