O que escolher quando o assunto é maternidade e trabalho
Uma das maiores discussões atuais giram em torno de “mães que trabalham” e mulheres que escolhem trabalhar fora de casa versus mulheres que escolhem ficar em casa.
Em um episódio do podcast All In, a Presidente da Southern Virginia University e ex-Presidente Geral das Moças, Bonnie H. Cordon — uma mãe que já passou por períodos onde optou por ficar em casa e trabalhar — compartilhou seus pensamentos sobre essas fases da vida e como determinar o que é certo para você.
No início do episódio, a Irmã Cordon apontou alguns conselhos marcantes em Provérbios 3:5-6:
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
Fases
Para a anfitriã do podcast, Morgan Pearson, e para mim, a palavra-chave aqui é a última dessa passagem: veredas. Não há um caminho único. E o caminho de cada indivíduo na terra — cada mãe — é exatamente assim: individual, pessoal e único.
Pode variar completamente de todas as outras mulheres que elas já encontraram, e cada variação ainda pode ser exatamente o que é certo para cada mulher e sua família.
Eu absolutamente amo isso, e amo a ideia de confiar no Senhor de todo o seu coração, especialmente quando se trata de tomar decisões sobre as quais o mundo tem tantas opiniões. Apoie-se no que o Senhor quer para você.
Como diz a Irmã Cordon, “não se apoie nos conselhos de todos os outros.” Busque sua própria revelação pessoal. O que o Senhor quer que você faça, agora? E deixe que isso se torne sua estrela guia em suas tomadas de decisões, tanto quanto possível.
A dupla também falou sobre as várias “fases” da vida que podemos experimentar como mães. Não importa o que o Senhor queira que você faça agora, qualquer que seja a fase em que você esteja — ficar em casa, trabalhar, ficar em casa para cuidar das necessidades da família, trabalhar fora para colocar comida na mesa — não deve haver absolutamente nenhuma vergonha ou culpa em nada disso.
Ter o apoio do Senhor
Acredito sinceramente que quando você se apoia no Senhor para tomar decisões para sua família, você pode se confortar no fato de que o Senhor também nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele sabe o que você precisa para crescer, o que você precisa para se sentir realizada, e o que os outros membros da sua família podem precisar também.
Mas e sobre aqueles momentos inevitáveis de duvidar da sua decisão? Para mim, a Irmã Cordon compartilhou duas respostas.
Primeiro, ela recomenda que você pergunte a si mesma: “Como sei quando o Senhor está falando?” Se você realmente entender como recebe revelação pessoal, Ele pode guiá-la a tomar decisões que sempre serão certas para sua família.
Segundo, uma vez que você respondeu a essa pergunta, saber que você “se apoiou no Senhor” na tomada de decisões pode ajudar a aumentar sua confiança em sua escolha. E você também pode orar para sentir mais paz e confiança nessa decisão.
A Irmã Cordon também lembrou aos ouvintes (e a mim) sobre a resposta irônica, mas também bastante profunda, do Élder David A. Bednar à pergunta: “Como equilibramos todas as nossas responsabilidades?”
Sua resposta foi: Você não equilibra. Não existe algo como equilíbrio. Mas a Irmã Cordon diz que se você estiver presente onde quer que esteja, em qualquer momento da vida em que esteja, e estiver se apoiando no Senhor, isso é a coisa certa a fazer.
Cada mãe que já conheci está tentando ao máximo ser uma boa mãe. E o desejo de “fazer a diferença”, influenciar os outros para o bem, está sempre presente também. Mas a forma que isso toma é diferente para cada mãe e cada família, e pode até diferir enquanto ela tenta educar cada filho. E isso também é uma coisa maravilhosa.
Como diz a Irmã Cordon, “Não sei se já tive mais influência do que quando tenho a oportunidade de ser mãe — seja em casa, no trabalho ou em um chamado onde você pode realmente sentar e ter uma experiência juntos.”
Fonte: LDS Living
Veja também: 5 maneiras de ensinar seus filhos sobre sexualidade e castidade