fbpx

Os santos dos últimos dias podem jogar na loteria?

loteria

Muitos membros da Igreja e não membros têm essa dúvida: “Os ‘mórmons’ podem jogar na loteria? Podem participar de bolões? Podem jogar no bicho? E na famosa Mega da Virada?” Você sabe qual a resposta?

Para respondermos corretamente a essa pergunta, vamos recorrer a fontes oficiais da Igreja. No site lds.org lemos:

“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias opõe-se a qualquer tipo de jogo de azar, inclusive as loterias promovidas pelo governo. Os líderes da Igreja têm exortado os membros a unir esforços com outras pessoas que tenham o mesmo ponto de vista para oporem-se à legalização e ao apoio do governo a qualquer tipo de jogo de azar.”

No livro publicado pela Igreja, “Sempre Fiéis”, página 106, encontramos:

“Os jogos de azar são motivados pelo desejo de se obter algo em troca de nada. Esse desejo é espiritualmente destrutivo. Ele afasta os participantes dos ensinamentos de amor e serviço do Senhor, aproximando-os do egoísmo do adversário. Ele solapa as virtudes do trabalho, da frugalidade e do desejo de se colocar esforço honesto em tudo o que fazemos.

As pessoas que participam de jogos de azar logo descobrem como é enganosa a idéia de se dar nada ou quase nada em troca de algo de valor. Descobrem que abrem mão de grandes quantias de dinheiro, da sua própria honra e até mesmo do respeito da família e dos amigos. Iludidos e viciados, frequentemente jogam com fundos que deveriam ser utilizados para outros propósitos, tais como atender às necessidades básicas da família. Algumas pessoas tornam-se tão escravizadas e tão desesperadas para pagar dívidas de jogo que se voltam para o roubo, perdendo até a reputação.”

Até aqui, o posicionamento da Igreja já ficou claro e evidente: Os membros da Igreja em hipótese alguma, devem participar de jogos de azar, independente de qual seja ele!

Apóstolos e Profetas

Muitos líderes da Igreja ao longo dos anos, já abordaram o mesmo tópico. Vamos ver o que eles disseram:

Presidente Gordon B.Hinckley:

“Se vocês nunca se envolveram em jogos de pôquer ou outras formas de jogo, não comecem. Se estão envolvidos, então parem agora enquanto podem.”

Brigham Young, em outubro de 1844, disse o seguinte a respeito de Nauvoo:

“Queremos eliminar todas as lojas de bebidas alcoólicas, casas de jogo e todos os outros estabelecimentos ou procedimentos desordeiros de nosso meio, e não tolerar a intemperança ou o vício entre nós”.

(Messages of the First Presidency, vol. 1, p. 242.)

George Q. Cannon, conselheiro de três Presidentes da Igreja, disse:

“Há muitos males no mundo contra os quais os jovens devem se precaver. Um deles são os jogos de azar. Existem várias modalidades desse mal, mas todas são ruins e não devem ser toleradas”.

(Gospel Truth: Discourses of President George Q. Cannon, sel. Jerreld L. Newquist, 2 vols. [1974], vol. 2, p. 223)

O Presidente Joseph F. Smith declarou:

“A Igreja não aprova o jogo, mas o condena firmemente como moralmente errado, e inclui nessa categoria os jogos de azar e as loterias, de todos os tipos, e desaprova veementemente a participação de seus membros nesses jogos”.

(“Editor’s Table”, Improvement Era, setembro de 1908, p. 807)

O Presidente Heber J. Grant aconselhou:

“A Igreja sempre desaprovou e continua desaprovando todos os tipos de jogos de azar. Ela se opõe a todo tipo de jogos de azar, profissões ou os assim chamados negócios que tirem dinheiro de uma pessoa que o possua, sem oferecer algo de valor em troca desse dinheiro. Ela se opõe a todas as práticas que tenham a tendência de (…) degradar ou enfraquecer o elevado padrão moral que os membros da Igreja, e nossa comunidade de modo geral, sempre mantiveram”.

(Messages of the First Presidency, vol. 5, p. 245.)

O Presidente Spencer W. Kimball disse:

“Desde o princípio fomos advertidos contra toda espécie de jogo de azar. Toda pessoa se degrada e fica prejudicada, quer ela vença ou perca, se receber algo por nada, se receber algo sem esforço, se receber algo sem pagar o preço completo”.

(Conference Report, abril de 1975, p. 6; Ensign, maio de 1975, p. 6)

E então, para nós, não fica nenhuma dúvida do quão errado são os jogos de azar. Precisamos observar com atenção nossa conduta.

E para finalizar, vamos ficar com uma citação do Presidente Hinckley:

“A participação em jogos de azar pode parecer uma diversão inofensiva. Mas existe neles uma intensidade que realmente se expressa no rosto daqueles que estão jogando. Em muitos casos, essa prática, que aparenta ser inocente, pode conduzir a um vício real. A Igreja sempre se opôs e continua se opondo a essa prática. Se vocês nunca se envolveram em jogos de pôquer ou outras formas de jogo, não comecem. Se estão envolvidos, então parem agora enquanto podem.”

Esperamos que suas perguntas a respeito desse assunto tenham sido respondidas.

Fontes:

Jogos de Azar – Presidente Gordon B. Hinckley, Abril de 2005

Relacionado:

https://mormonsud.net/para-refletir/jesus-abominava-a-riqueza/

 

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Olhar para cima, não para fora - escolher a opinião que de fato...
Como podemos adorar a Deus de toda nossa mente?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *