Jesus é perfeito, mas Seus seguidores não
Nota: Este artigo foi escrito por Delisa Hargrove e expressa a opinião pessoal de sua autora.
Paralisada pelos ‘deveres’, eu fugi. A caminhada rumo ao topo da montanha me trouxe clareza e um novo senso de propósito enquanto o sol irrompia o amanhecer através das nuvens. Eu ainda estava sobrecarregada, mas percebi que eu precisava mudar sozinha.
Às vezes, as experiências de vida destacam claramente fraquezas e inaptidões pessoais. Chamados na igreja geralmente fazem isso comigo. Eu facilmente identifico minhas grandes deficiências nos atributos cristãos que tento seguir.
A Igreja está cheia de hipócritas
Recentemente, tenho encontrado várias pessoas que se afastaram do Evangelho de Cristo e que me dizem: “As pessoas na Igreja são hipócritas, então eu não vou mais.” Em todos os casos, eu respondo. Sim. Você está certo.
O Evangelho prega uma comunidade de santos que vivem os padrões em um nível cristão. Eu não conheço ninguém que faça isso perfeitamente, ainda. Portanto, se sua definição de hipócrita é uma pessoa que não vive de acordo com os ideais que professa, a Igreja está cheia de hipócritas.
E aqui estou eu, na sua frente, a maior hipócrita que conheço.
“Não obstante, apesar da grande bondade do Senhor, mostrando-me suas grandes e maravilhosas obras, meu coração exclama: Oh! Que homem miserável sou! Sim, meu coração se entristece por causa de minha carne; minha alma se angustia por causa de minhas iniquidades.
Estou cercado por causa das tentações e pecados que tão facilmente me envolvem!
E quando desejo alegrar-me, meu coração geme por causa de meus pecados; não obstante, sei em quem confiei.
Oh! Então se vi coisas tão grandes e se o Senhor, em sua condescendência para com os filhos dos homens, visitou os homens com tanta misericórdia, por que, pois, deveria meu coração chorar e minha alma padecer no vale da tristeza e minha carne definhar e minhas forças diminuírem por causa de minhas aflições?
E por que eu cederia ao pecado por causa de minha carne? Sim, por que sucumbiria a tentações, para que o maligno tivesse lugar em meu coração a fim de destruir minha paz e afligir minha alma? Por que estou irado por causa de meu inimigo?”
Eu bebi do cálice da graça e ainda cometo os mesmos erros repetidamente. Eu recebi revelação pessoal e direta de Deus, mas “na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Todo domingo, eu me aproximo da mesa do Sacramento com os mesmos pecados e fraquezas que prometi corrigir na semana anterior.
Eu sou hipócrita. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Jesus Cristo se alegra com hipócritas que vão ao Seu encontro
Esta manhã, estudei Lucas 15. E, nesta atitude de sobrecarga com afazeres e com minhas imperfeições, li logo no versículo 1 palavras que confortam uma hipócrita como eu.
“E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.” Essa sou eu! Eu faço parte desse grupo. Porque, mesmo através da minha fraqueza e imperfeições impossíveis, eu sou atraída por Ele. Anseio por Ele. O amo. Quero estar com Ele. E Ele me recebe.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo;
E chegando à casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
A Igreja é um deserto de ovelhas perdidas
Para mim, é isso que a Igreja é — um deserto cheio de ovelhas perdidas, com cada ovelha em vários estágios de “ser encontrada”. Cada ovelha nesse deserto tem suas dificuldades e falha.
Embora as dificuldades e falhas sejam diferentes para cada ovelha, se procurarmos imperfeições uns nos outros, elas são realmente fáceis de encontrar.
Ainda assim, independentemente das imperfeições e forças e dos níveis variados de “ser encontrada”, cada ovelha pode ser salva pelo Pastor.
Embora minhas imperfeições e dificuldades me coloquem na classificação de hipócrita, confio que o caminho do Evangelho expiatório de Jesus Cristo oferece redenção e perdão.
No caminho para viver plenamente o que eu acredito
Então, com esperança nesse caminho, eu me alegro com Néfi e abraço onde estou na jornada, porque é um passo mais perto de onde eu quero estar, e espero estar, do que eu estava ontem.
“Desperta, minha alma! Não te deixes abater pelo pecado. Regozija-te, ó meu coração, e não dês mais lugar ao inimigo de minha alma.
Não te ires outra vez por causa de meus inimigos. Não enfraqueças minhas forças por causa de minhas aflições.
Regozija-te, ó meu coração; e clama ao Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te louvarei para sempre! Sim, minha alma regozijar-se-á em ti, meu Deus e rocha de minha salvação.
Ó Senhor, redimirás minha alma? Livrar-me-ás das mãos de meus inimigos? Far-me-ás tremer à vista do pecado?
Ó Senhor, confiei em ti e em ti confiarei sempre.”
Confio Nele, porque acredito que Ele pode pegar hipócritas, como eu, e carregando-os em Seus ombros, trazê-los ao rebanho da “igreja do Primogênito; [para] usufruir a comunhão e presença de Deus, o Pai, e de Jesus, o mediador do novo convênio.” Essa Igreja é o nosso objetivo e é a única igreja que está livre de hipócritas.
Fonte: LDS Blogs
Veja também: Jesus ensina a vermos as pessoas como Ele as vê