fbpx

Por que sempre tenho que fazer oração antes de comer?

A alimentação é um assunto muito comum nas escrituras, e muitas vezes é usado como ilustração para demonstrar  fraternidade entre os irmãos (Gênesis 31:54), abrigo ao estrangeiro (Deuteronômio 10:18,19) e até mesmo para buscar paz (Gênesis 31-48) e fazer alianças (Gênesis 18:5). No dia-a-dia, a maioria dos judeus observava o hábito de fazer oração de agradecimento pela refeição à mesa. Esse costume foi ainda mais enfatizado depois da Páscoa. Não somente criaram o costume de fazer oração antes da refeição, mas também depois de terminada (Deuteronômio 8.10).

Encontramos diversas ocasiões em que Jesus orou antes de uma refeição. Essas orações foram registradas devido à importância dos fatos relacionados: a multiplicação dos pães para cinco e quatro mil pessoas, respectivamente (João 6:11 e Mateus 15:36), a última Páscoa (Mateus 26.26) e com os discípulos de Emaús (Lucas 24.30). Também encontramos o apóstolo Paulo publicamente rendendo graças e partindo o pão (Atos 27.35).

Fazer oração antes de comermos mostra nossa gratidão pelo alimento. Quando voltamos nosso pensamento em agradecimento antes de começarmos a comer, mostramos ao Pai Celestial que somos gratos por aquele alimento que Ele nos concede uma vez mais.

Além de expressarmos nossa gratidão a Deus, nossas orações são maneiras de reflexões. Enquanto oramos, podemos sentir, além de gratidão, um sentimento de que devemos aproveitar o alimento sem desperdício. É ainda um modo de voltar nosso pensamento e orações àqueles que nada têm para comer.

A oração antes das refeições pode suscitar em nós ainda uma análise a respeito de que tipo de alimentos estamos consumindo e se estamos cumprindo  a Palavra de Sabedoria no que tange a qualidade e quantidade dos alimentos.

A oração antes das refeições pode ser feita em voz alta ou em voz baixa, independente do lugar onde estamos. O mais importante é não deixar de fazer oração e render graças a Deus pelo alimento.

 

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
santidade da maternidade
Gravura linda sobre a santidade da maternidade torna-se viral nas...
tecnologia
7 maneiras simples de utilizar ferramentas tecnológicas ao ministrar

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *