fbpx

Exercício: Como Transpirar Pode Ajudar Você a Se Arrepender

Todos nós temos períodos na vida durante os quais nos sentimos um pouco para baixo. Aqueles momentos quando não temos motivação nenhuma. Durante esses períodos não fazemos nada e às vezes desenvolvemos hábitos altamente destrutivos. Queremos nos arrepender, mas não temos intenção suficiente. Mesmo quando fazemos tentativas básicas é muito difícil e queremos desistir. Existe uma solução simples: exercício.

É estranho falar sobre os dois juntos, mas eles realmente estão altamente conectados. Se pudermos fazer um, isso nos ajuda a fazer o outro, e assim um ciclo virtuoso é criado. Este artigo, então, é sobre os benefícios que obtemos do exercício e como ele se correlaciona com o arrependimento. Isso é incrível. O exercício é um ótimo truque para aumentar a capacidade de arrepender-se.

Vou falar sobre como o arrependimento do pecado, da transgressão e até do vício se relacionam com o exercício. Os benefícios expressos nas seções a seguir se aplicam a todo tipo de fraqueza da humanidade. Espero que você preste muita atenção aos benefícios que você mais deseja ter.

O exercício ajuda a lidar com o estresse

Muitos vícios, pecados, maus hábitos e transgressões são apenas maneiras negativas de lidar com o estresse. Eu serei o primeiro a admitir que eu formei uma conexão emocional com o popular programa de TV “Parks and Recreation”  (Parques e Recreação, em tradução literal para o português) em um período da minha vida que eu não estava indo tão bem (não me julgue). Eu já aprendi melhores mecanismos para enfrentar o estresse (não me interpretem mal, eu ainda adoro Parks and Recreation, eu simplesmente não vejo como eu costumava).

O exercício tornou-se um desses mecanismos de enfrentamento. É bom saber que, se eu estiver estressado, eu posso simplesmente ir à academia. Às vezes, até mesmo fazer  algum trabalho em casa, ajuda-me a diminuir o estresse, acalmar minha e mantém a ansiedade longe.

Estudos recentes até mostraram que o exercício físico pode ajudar a treinar o corpo para lidar com o estresse durante as partes do dia onde não há exercício. Isso significa que, se você se exercitar-se regularmente, seus métodos de enfrentamento do estresse vão melhorar de um modo geral. Isso é fantástico. É especialmente excelente porque não precisa custar-lhe dinheiro e pode até ser extremamente divertido.

O exercício ajuda a pensar de forma mais criativa

O exercício não apenas impulsiona seus métodos de enfrentamento do estresse, mas aumenta a criatividade. Às vezes, caímos em pecado, transgressão, maus hábitos ou vícios quando não podemos ver uma saída para uma situação particular. Podemos ter muitos prazos e não ter bastante trabalho feito. Talvez, temos mais meses que pagamentos e a papeleta do dízimo começa a pesar em nossas mãos.

Foram realizados estudos que mostram que o exercício pode aumentar a criatividade até duas horas após o treino. É por isso que eu recomendo fazer passeios curtos durante as pausas no trabalho. Ou mesmo ficar de pé. Com uma melhor criatividade, somos mais capazes de enfrentar os novos desafios que nos são apresentados diariamente. Além disso, a criatividade alimenta coisas divertidas.

Com mais criatividade, podemos avaliar nossas vidas, nossos hábitos, nossa gestão do tempo e qualquer outra coisa e criar novos modos de gerenciar tudo. Com a criatividade, dividimos nossos próprios limites e destruímos nossas próprias regras auto-impostas que não nos aproximam de Cristo.

Exercício ajuda você a estar mais motivado

Eu sei que parece paradoxal que o exercício, algo que você precisa de motivação para fazer, ajuda você a estar mais motivado. No entanto,é verdade. O primo do meu melhor amigo deu-lhe um conselho uma vez que se resume em “mova os pés”. Se nós movemos os pés, o Senhor pode nos guiar, reabastecer-nos e nos magnificar. O truque então não é fazer tudo. É só levantar e fazer algo.

Estudos demonstraram que o exercício melhora a motivação e a produtividade. Eu acho que o padrão que estamos começando a ver é que os benefícios do exercício afetam todos os aspectos da nossa vida. Nesse sentido, podemos ver que nossos corpos estão ligados intimamente às nossas mentes e aos nossos espíritos. Qualquer benefício para nosso corpo beneficia nossa mente e nosso espírito.

Isso também ilustra a ideia de impulso. Para mover objetos grandes,é preciso uma grande força, mas requer muito menos força para manter a velocidade. Quando você se exercita, dá-lhe algum impulso e é então é mais fácil manter essa motivação e produtividade.

O exercício melhora o sono

Este é um benefício que todos nós precisamos (exceto para as crianças que nunca parecem querer dormir). Pense em um dia em que você fez algo extremamente cansativo por um longo período de tempo. Para mim, isso me leva de volta aos primeiros dias da minha missão. Quando chegar em casa, você estará dormindo antes de sua cabeça atingir o travesseiro.

A ciência mostrou que o exercício ajuda a regular os ritmos circadianos. Também mostrou que o exercício melhora a qualidade geral do sono. Em um mundo de coisas que o mantêm em pé (luzes brilhantes, cafeína, açúcar) e coisas que o deixam dormir (NyQuil), quando seu corpo se exercita, isso ajuda a influenciar a forma como seu corpo realmente sente. Ele cria os sinais internos certos. Isso ajuda você a desligar e dormir quando precisar e permanecer acordado quando precisar.

O sono é importante para evitar o pecado, especialmente o vício. Quando você dorme menos, sua capacidade de tomar boas decisões diminui. Foi comparado ao consumo de álcool. Aqui está uma citação de J. David Glass, professor de ciências biológicas na Kent State University sobre os efeitos do sono sobre os maus hábitos:

“Assim, pode haver uma predisposição genética subjacente à dependência e abuso do álcool que se expressa em condições circadianas desafiadoras, tais como trabalho por turnos, problemas de sono ou exposição repetida ao jet-lag”.

(O jet lag é um distúrbio temporário do sono. Ocorre quando o relógio biológico do corpo está fora de sincronia com os sinais de um novo fuso horário. Pode haver desorientação relacionada à exposição à luz e aos horários das refeições.)

Portanto, qualquer uma de nossas predisposições é exagerada quando temos falta de sono. Vamos ter um pouco mais de sono e dar a nossos corpos uma pausa. Nosso espírito também se sentirá melhor.

O exercício previne a recaída

Este benefício é especificamente para aqueles que lutam contra hábitos altamente enraizados, mas podem ser aplicados a todos. A ideia é que o exercício pode impedi-lo de voltar para um lugar que você não quer estar. Isso pode ajudá-lo a se reorientar e não desistir, mas também pode fortalecer sua disciplina.

Com base científica, isso faz muito sentido. Quando você se exercita, seu corpo libera endorfinas como a dopamina (a sensação de prazer, de satisfação e realização). Isso ajuda seu organismo a reativar seus processos de sinalização química. Não é mágico, leva tempo, mas certamente ajuda.

No livro “The Power of Habit” de Charles Duhigg, (em português – O poder do Hábito),  aprendemos que a maioria das pessoas bem-sucedidas têm um hábito básico que as ajuda a formar o resto de suas vidas. Eu não acho que seja uma coincidência que o exercício seja um hábito comum. Isso ajuda a estruturar sua mente, seu corpo e sua vida. Em torno desse hábito você pode formar outros bons hábitos e reprogramar outros maus hábitos (ou seja, o pecado).

O exercício melhora sua esperança

Esse benefício é um dos meus favoritos. Na minha opinião, uma das coisas mais destrutivas para evitar o arrependimento é uma ideia simples de que não se pode mudar. Eu sei, porque eu já passei por isso. Quando você não acredita que você pode mudar, você não tenta porque, você pensa: “por que incomodar?” Esta é talvez uma das mentiras mais insidiosas de Satanás porque nada poderia estar mais longe da verdade. Cristo veio salvar e mudar. Se eu não posso mudar, isso significa que sua missão não serviu para nada.

Eu posso mudar. O exercício me ajuda a acreditar nisso. Foram realizados estudos que mostram que a auto-eficácia (a ideia de que você pode dominar habilidades e tarefas) melhora. Isso significa que quando você se exercita, você melhora sua crença de que você pode melhorar. Este é um precursor natural da melhoria. Quando você tem esperança em si mesmo, e em Cristo, todas as coisas são possíveis.

Eu gostaria de fazer exercícios com um estudo de Cristo para realmente obter esse benefício. Você precisa ter esperança em si mesmo, mas, finalmente, você precisa confiar em Cristo. Portanto, você precisa ter esperança nEle também. Obter os dois lados, e acreditar em mudanças será muito mais fácil.

Exercício ajuda a acabar com a depressão

O exercício é uma maneira maravilhosa de combater os sintomas da depressão. Agora deixo claro que não é a única resposta certa para a depressão. Em vez disso, é uma ferramenta entre as muitas que podemos usar para combater este mal. Eu gosto dessa ferramenta porque não requer prescrições ou um médico (na maioria dos casos).

De acordo com minha pesquisa, o exercício melhora seu humor e diminui os sintomas da depressão. Eu acredito que isso é devido à liberação de dopamina durante o exercício. Eu acho que também vem do sentimento de superar obstáculos e fazer algo. Às vezes, na vida, nos sentimos impotentes, insatisfeitos e desamparados. Quando superamos um obstáculo, nos sentimos bem. O exercício é uma simulação saudável disso.

A depressão pode fazer parte de um loop de feedback negativo. Cometemos um erro, então ficamos deprimidos, então nos sentimos tão tristes que não nos preocupamos em cometer erros, então cometemos outro erro, e o ciclo continua. Quando podemos parar a depressão, a vida fica mais fácil. O exercício é uma maneira de ajudar na luta.

Exercício melhora a função mental

Nós realmente não pensamos sobre isso, mas quando você se exercita, sua mente se exercita também. Alguns estudos foram feitos e mostraram que o exercício ajuda seu cérebro a ficar mais saudável do que fazer jogos cerebrais. Talvez a chave para pensar mais é exercitar mais. Faz sentido, porque quando você se dedica à atividade física, seu coração bombeia mais sangue e seu cérebro, portanto, obtém um melhor suprimento de nutrientes.

Se não cuidamos de nossa mente, nosso poder de compreender o Espírito e nosso poder de resistir à tentação diminui. Com mentes fortes, podemos avançar com fé. Se  formos queimados pela aflição, nós sairemos ilesos.

Você não tem que ser perfeito

Com o exercício  e o arrependimento, tendemos a ser perfeccionistas. Ficamos bravos conosco mesmo por não fazer o melhor e isso só nos faz sentir pior. Lembremo-nos, que qualquer passo que dermos é valioso. Tudo conta. Todo o progresso que está em andamento é medido, e às vezes, quando tudo o que podemos fazer é não ir para trás, isso também é medido. O Senhor é misericordioso e justo.

Com isso, penso que é bom mencionar que não existe uma única maneira de se exercitar ou se arrepender. Faça o que quiser. Qualquer ajuda, vai ajudar. Se você gosta de caminhar, faça isso. Se você precisar de exercícios baseados em nerd como esse no Nerdfitness , vá para ele. Você pode ser um tipo incondicional que gosta do que os caras da F3 fazem. Então bom para você. O mesmo vale para o arrependimento. Deixe o Espírito guiá-lo e dizer-lhe exatamente o que fazer, mas não siga uma fórmula rigorosa.

Trabalhe em sua própria salvação

Seja zeloso. Numa batalha de prioridades da academia versus Igreja, espero que a Igreja vença. Mas eu também espero que o exercício se torne parte de seu regime espiritual regular. Existem tantos benefícios para o exercício, que até mesmo receber revelação ficará mais fácil por causa disso. Então, reserve algum tempo e analise seus hábitos de exercício e veja como isso pode ajudá-lo a se arrepender. Eu garanto, você se sentirá melhor e sentirá o Espírito melhor também.

Escrito por Justin Lewis e traduzido por Inaê Leandro.

Fonte: mormonhub.com

 

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Por que as pessoas dizem não ter tempo para Deus?
centro de treinamento
Élder Bednar Dedicou o Novo Centro de Treinamento Missionário em...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *