Estar solteiro durante o ano novo não é o fim do mundo

Não preciso dizer que o ano novo é sempre um momento emocionante – uma época de antecipação, à medida que aguardamos com expectativa tudo o que está por vir. Mas e se enfrentar mais um ano solteiro? E se estiver dando boas-vindas a 2020 sem nenhuma chance de desencalhar? Embora estar solteiro durante outro ano novo possa parecer desanimador, aqui estão 5 maneiras de enxergar seu status de solteiro de uma forma mais positiva.

É um tempo de crescimento

É seguro dizer que quando pedimos um companheiro eterno ao Senhor e não recebemos a bênção pedida é natural sentir algo como: “mas eu mal posso esperar para me casar e ter uma família.” O desejo de se casar é justo, e deve ser uma prioridade. Mas, se os pedidos de casamento e os encontros não aparecem quando você quer, você não deve ficar muito obcecado por não ter um relacionamento ao ponto de parar de sentir alegria por suas outras bênçãos.

No discurso do Presidente Uchtdorf “Seu Potencial, Seu Privilégio”, ele contou uma história sobre um homem que perdeu a comida e a diversão de seu cruzeiro dos sonhos simplesmente porque ele não entendia os privilégios que estavam disponíveis para ele. Orar pelo seu casamento dos sonhos com o seu companheiro dos sonhos não significa perder algumas das oportunidades mais maravilhosas da vida. Estar solteiro é o momento perfeito para crescer e melhorar.

Com a orientação do Senhor, você encontrará oportunidades para aprimorar seus talentos, e aproveitar suas habilidades. Como filho ou filha de Deus, o Senhor preparou coisas maravilhosas para você – não só se casar! – e ser solteiro é um momento para descobrir essas oportunidades.

É um bom momento para nos prepararmos melhor para o casamento

Durante os seus anos de solteiro, você pode evitar o desânimo e os desapontamentos ao aprender a esperar ativamente. Esperar ativamente significa “ficar com algo e fazer tudo o que podemos—trabalhar, ter esperança e exercer fé; suportar dificuldades com força, mesmo quando os desejos de nossos corações não acontecer.”

Esperar ativamente com paciência não significa aceitar a situação e perder a esperança – trata-se de aprender a se preparar melhor para as bênçãos que estão por vir. A época de solteiro é um ótimo momento para aprender a se tornar um pai ou uma mãe melhor, e um companheiro eterno melhor. Estar solteiro lhe dá chances de se preparar melhor para o casamento e outras oportunidades futuras – não as deixe de lado e as aproveite sempre que puder.

Você pode começar a ser feliz agora

Em setembro de 2011, Irmã Kirsten Oaks, compartilhou histórias poderosas de seus 53 anos de solteira. Ela também compartilhou uma lição poderosa:

“Certa vez, cheia de preocupação e frustração com minha situação de solteira e minha idade avançada, procurei um líder do sacerdócio para pedir uma bênção para fortalecer-me. As palavras proferidas naquela bênção continuam a ecoar em minha mente até hoje e soam cada vez mais verdadeiras com o passar do tempo. Ainda posso citá-las: “Se não puderes suportar as dificuldades e os desafios da vida de solteira, jamais poderás suportar as dificuldades e os desafios da vida de casada.” Fiquei meio atordoada.

Aquelas palavras me instaram a agir para tornar minha vida maravilhosa, independentemente da situação ou dificuldade que eu enfrentasse. Se eu fizesse com que minha vida de solteira fosse feliz, isso determinaria a felicidade que eu teria como mulher casada, e eu queria um futuro feliz. Dei-me conta de que tinha a capacidade não apenas de suportar as coisas difíceis, mas de procurar o que havia de melhor em cada situação.

Minha atitude se tornou bem mais positiva. A vida é um desafio, mas sempre será um desafio — quer estejamos solteiros ou casados — e quero estar à altura desse desafio. Testifico, por experiência própria arduamente conquistada, que o Senhor está sempre nos preparando para uma felicidade e bênçãos maiores.”

Os seus anos de solteiro lhe oferecem oportunidades para aprender a ser feliz agora. Elder Dallin H. Oaks disse: “Não espere que a felicidade seja lançada sobre você. Procure-a ao servir e aprender.” Em seus anos de solteiro, procure por fontes de felicidade duradoura – servir aos outros, estender a mão àqueles que precisam, ser um voluntário, aprender uma nova habilidade e compartilha-la com os outros – pois isso pode ajudá-lo a dispersar os sentimentos negativos que podem inevitavelmente vir por estar solteiro.

Você tem mais oportunidades para servir

Sim, é verdade – o melhor antídoto para os sentimentos negativos é o serviço. O Presidente Ezra Taft Benson lembrou aos adultos solteiros:

“Ao invés de olhar para dentro, esqueça-se de si mesmo e realmente sirva ao seu próximo em seus chamados na Igreja, sirva com amor e bondade, de maneira anônima e inesperada. Se você realmente quer receber alegria e felicidade, então sirva aos outros com todo o seu coração. Carregue o fardo dessas pessoas e o seu próprio fardo se tornará mais leve.”

É tão fácil olhar para o seu status de solteiro com um coração triste e ser consumido pela impaciência e preocupação. No entanto, estar solteiro pode significar muito mais para você a medida que embarca no serviço – você tem mais liberdade para se aproximar das pessoas e estar por perto quando eles mais precisarem de você. Pense nesta época como um momento para ajudar mais, servir mais, e amar mais.

Se aproximar do Senhor

Aprender a ser paciente é um processo para a vida toda – é especialmente difícil ser paciente quando você está falando sobre assuntos do coração. Nesta época de perguntas e anseio, sempre se volte ao Senhor para obter conforto. Ele conhece e ama você, e porque você é um de Seus filhos, Ele tem grandes coisas reservadas para você, tanto nesta vida como na vida vindoura. Aproxime-se Dele, se torne um melhor discípulo Dele e sempre mantenha o objetivo do casamento celestial.

Quando você for tentado a questionar o Senhor, lembre–se de ser grato – porque “aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais.”

Sua época de solteiro é um tempo para desenvolver amor, apreciação e gratidão para com o Senhor. Mergulhe todos os dias nas escrituras e desenvolva um testemunho de que o Senhor tem sua perspectiva eterna em mente.

Os anos como solteiro podem lhe ajudar a se preparar para o casamento eterno. Nos momentos em que sentir que a chegada do companheiro eterno está levando mais tempo do que você esperava, encontre conforto no fato de que no tempo do Senhor, suas metas justas serão cumpridas, seja nesta vida, ou na próxima. Não desperdice seus dias se preocupando demais porque está solteiro. Estabeleça metas e as alcance, sirva, encontre a felicidade e aprenda a se tornar um verdadeiro discípulo do Senhor.

Fonte: faith.ph

Relacionado:

Como podemos ser melhores em 2020 do que fomos em 2019

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *