fbpx

As doenças e desastres que afetam o mundo hoje são sinais da ira de Deus?

Pergunta

As doenças e desastres naturais que afetam o mundo hoje são sinais da ira de Deus? Os justos são afetados? Nossos líderes da Igreja disseram algo a respeito da COVID-19 ser “o absinto” citado em Apocalipse 8:11?

Resposta

Nossos líderes não disseram nada sobre a COVD-19 ser o julgamento do Senhor sobre os ímpios ou uma das pragas citadas por João em Apocalipse.

Fora isso, na melhor das hipóteses seria prematuro, e na pior arrogante, assumir que podemos interpretar os eventos atuais como algo além do que o curso natural da existência temporal da Terra.

A atual pandemia é somente outra doença como tantas outras que já acometeram o mundo antes.

Doenças, pragas e desastres naturais já ocorreram muitas vezes no passado, e também acreditou-se que seria o fim do mundo. Porém, ainda estamos aqui.

Tanto os justos quando os iníquos são igualmente afetados por pandemias ou desastres naturais.

Nos versículos em 3 Néfi 10:12-15 você notará que este é o sinal revelador do julgamento de Deus ou não. A quem ele afeta?

“E foi a parte mais justa do povo que se salvou; e foram aqueles que receberam os profetas e não os apedrejaram; e foram aqueles que não haviam derramado o sangue dos santos, que foram poupados.

E foram poupados e não foram tragados nem sepultados pela terra; e não se afogaram nas profundezas do mar; e não foram queimados pelo fogo nem esmagados até morrer; e não foram arrebatados pelo furacão nem foram sufocados pelo vapor da fumaça e da escuridão.

E agora, quem ler que entenda; e quem tiver as escrituras, que as examine e veja e considere se todas essas mortes e destruições por fogo e por fumaça e por tempestades e por furacões e por aberturas na terra para tragá-los, e todas essas coisas não são para cumprir as profecias de muitos dos santos profetas.

Eis que vos digo: Sim, muitos testificaram essas coisas na vinda de Cristo e foram mortos porque testificaram essas coisas.”

Embora essas calamidades dos últimos dias não estejam 100% de uma forma ou de outra matando apenas os ímpios e poupando TODOS os justos, a maior parte do povo tenderá a ser de pessoas justas.

Quando parece ser completamente aleatório, temos que, em espírito de oração, fazer uma das seguintes conclusões:

  1. É simplesmente um ato aleatório da natureza e não um ato da ira de Deus.

Ou…

  1. Nosso julgamento sobre quem é justo ou quem é ímpio é extremamente falho.

Quanto a opção número 2, simplesmente lemos mais no mesmo versículo. Vou modernizar a linguagem e comparar as escrituras para os nossos dias.

  • Siga o Profeta
  • Evite falar mal do Ungido do Senhor
  • Não use de violência. Ame ao próximo – e seus inimigos.

Observe as palavras o Presidente Dallin H. Oaks durante a última conferência com relação à violência:

“Não devemos participar de atos violentos fomentados por pessoas insatisfeitas com os resultados.

Esse princípio eterno e alguns princípios básicos da lei foram colocados à prova nos recentes protestos em muitas cidades americanas.

Em um extremo, algumas pessoas parecem ter se esquecido de que a Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos garante o “direito do povo de reunir-se pacificamente, e dirigir petições ao governo para a reparação de seus agravos”. Essa é a maneira autorizada de conscientizar a população e de chamar atenção para as injustiças quanto ao conteúdo ou à administração das leis.

Em outro extremo, uma minoria de participantes e apoiadores desses protestos e dos atos ilegais que os seguiram parece ter se esquecido de que os protestos protegidos pela constituição são os protestos pacíficos.

Os manifestantes não têm o direito de destruir, depredar ou roubar propriedades, nem de prejudicar os poderes policiais legítimos do governo.” – Pres. Dallin H. Oaks, “Amai vossos inimigos”, Conferencia Geral, outubro 2020.

Apesar do Presidente Oaks citar a Constituição dos Estados Unidos, o mesmo se aplica ao Brasil de acordo com o artigo 5º inciso XVI da Constituição Federal de 88, que diz “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas… sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Há muitos fatores envolvidos em alguém ser “justo”, e não podemos esquecer que o Próprio Jesus Cristo disse que não existe nenhum justo, senão Um. E este é Deus.

Nosso propósito deve estar sempre centralizado em Cristo. Ao voltarmos os nossos corações para o Salvador, estaremos fazendo o tudo ao nosso alcance para sermos como Ele é. Dessa forma não temeremos pragas, doenças ou desastres naturais. Porque o próprio Cristo estará ao nosso lado.

Independente de nossa atual situação, devemos sempre lembrar de Suas palavras para cada um de nós “Tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33)

Fonte: Ask Gramps

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *