fbpx

O que as escrituras me ensinaram sobre diferentes padrões de oração

Usar padrões é algo que está presente em nosso cotidiano e não seria diferente com a oração. Imagine o seguinte cenário: Você é recém-casado e decide que, para sustentar esse relacionamento, seguirá um padrão.

Todos os dias após ambos retornarem para casa das atividades do dia, você cumprimenta seu cônjuge. Você faz com que seu cônjuge saiba que você aprecia ele ou ela. Em seguida, você compartilha suas preocupações no momento e como seu cônjuge pode ajudá-lo. Então você encerra a conversa e volta sua atenção para outra coisa. Todos os dias você segue esse mesmo padrão.

Durante um tempo, essa abordagem pode funcionar bem. Parece um hábito válido para garantir que vocês desenvolvam uma conexão. Porém, é provável que em algum momento você e seu cônjuge considerem esse padrão limitante e desejam mais.

Eventualmente, vocês desejariam por maneiras mais profundas de se conectar. Você pode querer discutir uma variedade maior de tópicos, como seus pensamentos e atividades do dia.

Depois de um dia difícil, você pode desejar o incentivo e o consolo de seu cônjuge. Talvez você queira algum conselho. Ou você pode simplesmente esperar ter uma conversa com quem você ama.

E, claro, você poderia usar essa conversa para descobrir o que se passa na mente de seu cônjuge. Em alguns dias, você pode desejar passar um bom tempo conversando. Em outros dias, você pode estar no meio de uma atividade importante e perguntar se pode falar mais tarde, quando estiver menos distraído.

Você provavelmente espera que suas conversas tenham como objetivo criar mais conexão e proximidade em seu relacionamento.

Encontrar maneiras de se conectar com a pessoa que você ama e aprofundar seu relacionamento é muito mais importante do que enfatizar um determinado padrão ritualizado dia após dia.

A fórmula padrão para a oração

Na igreja, normalmente ensinamos uma fórmula padrão de oração que contém quatro passos simples: chame a Deus, agradeça, peça, encerre em nome de Jesus Cristo. Esta é uma excelente base inicial para a oração.

Os missionários o ensinam aos pesquisadores, alguns dos quais não têm ideia de como se aproximar de Deus. Ensinamos nossos filhos quando eles aprendem a falar com Ele.

Essa ‘fórmula’ nos inspira um senso de respeito ao nos dirigirmos a nosso Pai, a bondade de praticar a gratidão e o conforto de podermos invocar a ajuda do Senhor de acordo com as nossas necessidades.

No entanto, conforme amadurecemos e crescemos, desejamos algo mais profundo. O relacionamento mais importante em nossa vida é nosso relacionamento com Pai Celestial.

Queremos ter certeza de que, quando nos aproximamos Dele em oração, nossa ênfase está em permitir uma maior conexão e proximidade em nosso relacionamento com Ele.

Para buscá-lo, para compartilhar nossas almas com Ele, para alinhar melhor nossa vontade com a Dele, para receber Sua misericórdia e orientação e para sentir Seu amor por nós. É isso que ansiamos.

Ao nos esforçarmos para conquistar o relacionamento que buscamos, devemos garantir que não corremos o risco de ritualizar nossas conversas com Ele ou permitir que elas se tornem cansativas e rotineiras.

Ao mesmo tempo em que honramos os princípios básicos que aprendemos sobre como se aproximar Dele. Conforme nosso relacionamento com Ele amadurece, passamos a usar abordagens ampliadas e renovadas.

Também pode ser interessante: Como a gratidão pode transformar o sofrimento

Aprendendo com o padrão de oração nas Escrituras

escrituras em malaio

Quando eu era mais novo, lutei contra os sentimentos de que minhas orações eram um fracasso. O padrão de oração que aprendemos muitas vezes não funcionou para mim.

Eu não sentia que estava realmente me conectando com o Pai Celestial. Cheguei à conclusão de que havia algo errado comigo.

Em meio à minha busca por orações melhores, um dos meus professores na Igreja nos aconselhou a ponderar e orar por pelo menos 20 minutos por dia. Achei que aquele conselho me ajudaria, mas confesso que minha mente divaga.

Muitas vezes, enquanto tentava orar por 20 minutos, minha mente vagava para outros pensamentos.

Eu ansiava por um processo que fosse bem personalizado para minhas preocupações espirituais. Felizmente, fui resgatado de meus sentimentos de fracasso na oração ao aprender com pessoas nas escrituras que sabiam orar.

A súplica de Alma

Durante um período em minha meia-idade me senti espiritualmente desesperado. A pretensão de ser uma boa pessoa não resistia à dolorosa realidade de minha queda.

Em desespero, invoquei as palavras familiares de Alma: “Ó Jesus, tu que és Filho de Deus, tem misericórdia de mim”.

Para minha surpresa, senti um conforto instantâneo. Eu esperava uma repreensão celestial e alguns anos de castigo. Em vez disso, meu Pai me acolheu e me amou.

Parecia não apenas inesperado, mas errado. Como Deus responderia um pecador? Finalmente, percebi: se eu for humilde, Ele me limpará. E, quando estou limpo, posso habitar em Sua presença.

Aprender com Alma me proporcionou meu maior avanço na oração. Percebi que a oração não é fazer um pedido educado. Não! É um filho perdido e confuso em uma terra hostil e estrangeira clamando a seu Pai por instruções.

Minhas orações são muito mais eficazes quando reconheço minha necessidade desesperada de ajuda celestial. Devo clamar por misericórdia celestial se quiser navegar pelos desafios da vida.

Em muitos discursos sobre a oração, citamos Amuleque (Alma 34) instruindo-nos a orar em nossos campos e casas e por nossas safras, rebanhos e almas. Devemos orar “tanto de manhã como ao meio-dia e à noite” (v. 21).

A parte que nunca ouvi ninguém citar é o contexto dos versículos 18 e 19:

“Sim, clamai a ele por misericórdia, porque ele é poderoso para salvar. Sim, humilhai-vos e continuai em oração a ele”.

Orações mais produtivas

Não estamos apenas instruindo o Senhor sobre nossas necessidades, mas nos entregamos à Sua misericórdia.

Reconhecemos que todas as coisas boas em todas as áreas de nossas vidas vêm Dele. Afirmamos nossa total dependência Dele.

A oração descrita por Amuleque também pode ser uma conversa contínua. Uma amiga minha descreveu suas orações.

Seu desespero espiritual era de uma natureza diferente da minha, então ela personalizou suas orações de forma diferente, como uma conversa contínua. Veja sua descrição:

“Fui solteira durante toda a minha vida adulta. Não há ninguém em minha casa com quem eu possa conversar e processar meu dia. Portanto, muitas vezes em minhas orações, simplesmente falo em voz alta com o Pai Celestial, compartilho os acontecimentos do dia e reflito sobre o que estou pensando – os problemas e preocupações atuais de minha vida.

Às vezes faço isso no final da noite. Outras vezes, converso com Ele enquanto dirijo ou em outros momentos em que estou sozinha. Essa é uma forma de conexão com Ele que aborda minha solidão. Ele preenche aquele buraco na minha vida.

Há outras partes em minhas orações, mas muitas vezes compartilhar meus pensamentos e reflexões atuais é a parte mais valiosa de nossas conversas. Conforme descrevo os eventos da minha semana, normalmente começo a vê-los mais da perspectiva Dele.

Essas orações conversacionais tornam-se uma fonte de discernimento e conforto. Embora às vezes eu siga o padrão de quatro passos, muitas vezes não há uma fórmula para minhas orações. Estou simplesmente conversando com um amigo sábio e amoroso – meu melhor Amigo e Pai”.

Abrir nossos corações ao Pai

Muitas vezes somos instruídos a orar com mais fervor. Se entendermos que isso significa que devemos implorar mais, ficaremos desapontados.

Em contraste, se entendermos que orar com mais fervor significa depender mais completamente dos méritos, misericórdia e graça d’Aquele que é poderoso em salvar, teremos orações mais produtivas.

Isso é totalmente contrário ao nosso condicionamento cultural. Estamos acostumados a endurecer nossas resoluções pessoais e apresentar nossas demandas. Em contraste, Deus nos convida a abrir nossos corações para Ele.

Eu usei a oração de Alma por misericórdia por anos. Ainda clamo regularmente: “Ó Jesus, tu que és Filho de Deus, tem misericórdia de mim” (Alma 36:18).

Esse clamor tem um grande poder. Mas também descobri com o irmão de Jarede outro padrão de oração para se aproximar do Senhor.

A oração do irmão de Jarede

A história do irmão de Jarede é única. Ele passou de uma punição de três horas do Senhor “por não se ter lembrado de invocar o nome do Senhor” para entrar na presença divina (Éter 2:14) de maneiras sem precedentes (Éter 3:15).

O que aconteceu entre a correção e o encontro celestial? Essa é uma questão vital! O que aconteceu pode nos ensinar princípios essenciais para nos aproximarmos de Deus.

Estudei sua oração em Éter 3:2-5 com grande interesse. Acho que vejo um padrão de oração que pode nos guiar quando desejamos nos conectar com o céu.

Contexto

“Ó Senhor, tu disseste que seremos envolvidos pelas águas…” (v.2)

“Eis que, ó Senhor, tu nos castigaste devido a nossa iniquidade e expulsaste-nos; e durante todos estes anos temos estado no deserto” (v.3)

Abordagem

“Pois sabemos que és santo e habitas nos céus” (v. 2)

“E sei, ó Senhor, que tu tens todo o poder e que podes fazer tudo quanto queiras para o benefício do homem” (v. 4)

Declaração

“Ouve, ó Senhor, e não te ires contra teu servo por causa de sua fraqueza diante de ti; pois sabemos que és santo e habitas nos céus e que somos indignos diante de ti; por causa da queda, nossa natureza tornou-se má continuamente” (v. 2)

Pedir por misericórdia

“Ó Senhor, tem piedade de mim e afasta deste teu povo tua ira” (v. 3)

Apelo por ajuda divina

“Ó Senhor, deste-nos o mandamento de invocar-te, para que de ti recebamos de acordo com nossos desejos” (v. 2)

“tens sido misericordioso para conosco” (v. 3)

“Eis que, ó Senhor, tu podes fazer isto. Sabemos que és capaz de mostrar grande poder, o qual aparece pequeno ao entendimento do homem”. (v. 5)

Vemos essa oração extraordinária – e seus efeitos dramáticos – em apenas um lugar na história. No entanto, cada um de nós pode usar esse padrão de oração para se aproximar de Deus com sinceridade.

Podemos expressar a Ele nosso profundo amor e nossa desesperada necessidade por Ele. Podemos nos comprometer a ser Seus servos e parceiros em tudo o que fizermos.

Todos os dias, cometeremos grandes erros. E todos os dias, podemos começar de novo convidando-O para se juntar a nós em nossas jornadas.

Podemos ser sinceros sem ser perfeitos. Ao oferecer esta oração todas as manhãs, não estou pedindo por um milagre ou uma manifestação especial – como ver o dedo de Deus.

Para mim, significa entregar meu coração e minha vida a Deus – para que eu veja Sua mão em tudo o que faço.

O padrão de oração usado pelo irmão de Jarede

Tentei organizar a oração do irmão de Jarede e acrescentei minha própria alegria. O resultado é mais ou menos assim:

  1. Pai, Tu és santo e és aquele que habitas nos céus. Tu és glorioso além de qualquer descrição. Tu és gracioso além de qualquer compreensão. Admiro a Tua bondade. Sou imensamente grato por teres revelado a Ti mesmo para nós.
  2. Por causa da queda, minha natureza se tornou continuamente má. Estou acabado e sei que estou. Não tenho pretensão de merecimento. E venho a Ti em desespero.
  3. Tenha pena de mim. Afaste Tua ira. Ó, Senhor, tenha piedade de mim! Estou desesperado por Teu presente celestial.
  4. Conceda-me de acordo com meus desejos justos. Quero ser útil para Ti e para Teus filhos. Por favor ajude-me!

O padrão de oração do irmão de Jared é especialmente útil para transformar crises em revelação. Acho que discerni uma forte correspondência entre esses quatro elementos e a forma avançada de oração ensinada em lugares sagrados.

Na verdade, suspeito que Deus repreendeu o irmão de Jarede por não orar, não porque ele negligenciou a oração por completo, mas porque, em um momento de grande necessidade, ele falhou em usar o que Deus lhe ensinou sobre a oração de poder em sua investidura.

Devo reconhecer que a oração do irmão de Jarede pode não ser adequada para a abertura da reunião sacramental, mas é apropriada para abrir os céus.

Agora é assim que começo todos os dias. É também a oração com a qual me aproximo de Deus quando participo do sacramento.

Os padrões de oração

Existem tantos padrões de oração quanto propósitos para a oração. Quando reconhecemos que a oração é uma forma de atrair o poder celestial para enfrentar os desafios que enfrentamos, naturalmente entendemos que existem muitas formas de oração.

Em umas, clamamos por redenção, em outras, refletimos com calma. Contudo, em todas as orações, reconhecemos nossa necessidade da graça de nosso Salvador.

Sei que cresci espiritualmente como resultado de padronizar minhas orações segundo os modelos das escrituras. Sei que existem muitos outros modelos de oração, como Elias, Enos e Joseph Smith.

Agora vejo a oração como uma conversa contínua com meu Amigo mais querido. O padrão de oração básico que aprendemos quando crianças oferece um bom alicerce.

Ao mesmo tempo, à medida que nossas situações de vida se tornam mais variadas e nosso relacionamento com Ele amadurece e evolui, não devemos insistir em nos limitar a uma única fórmula.

Em vez disso, buscamos conversas personalizadas e gratificantes com o Todo-Poderoso que nos convida a nos achegarmos a Ele. Abordagens pré-estabelecidas não são adequadas para essas conversas.

Em vez disso, me aproximo Dele com profundo respeito. Converso com Ele ao longo do caminho. Imploro pela graça celestial. E eu escuto Seu sábio conselho.

Esses são os tipos de oração que funcionam para mim.

E você? Como você se aproxima do Pai Celestial em suas orações? O que você faz para que suas orações sejam mais poderosas e significativas?

Fonte: Meridian Magazine

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *