O que Fazer e Não Fazer no Facebook para ser um Missionário Online
Este artigo foi escrito em LDS.net e traduzido para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.
Por Marian Spencer
Então você envergonhou a si mesmo no Facebook. De novo. Está tudo bem, todos nós fazemos isso, porque se por um lado o Facebook é impressionante, especialmente quando usado como uma ferramenta para compartilhar o evangelho, não há como negar que por outro lado ele criou um novo tipo de gafe social, que seja você novo no Facebook ou não, pode ser difícil de se aprender.
A etiqueta em redes sociais é a chave. Para aqueles que esperam compartilhar o evangelho online, criamos uma lista de 6 prós e contras no Facebook que, esperamos, irão torná-lo de forma mais eficaz num “Missionário Online” – e um usuário mais gentil e atencioso nas redes sociais.
Tudo bem! Vamos ao trabalho!
1 Não Faça: Envolva-se em Discussões Acaloradas
Você está visitando o Facebook quando de repente você vê algo: um debate acalorado no perfil de alguém. Parece que eles tem perseguido nossas crenças, e seu ponto de vista oposto não vai aquietar.
Fomos ensinados a ser tolerantes e a respeitarmos as crenças de outras pessoas. Por outro lado, também fomos ensinados a “servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares” (ver Mosias 18:9). O Facebook não é exceção. É nesse lugar que reagimos com ódio ou atos rudes?
A resposta é “não”. Não importa quais sejam suas intenções, discussões acaloradas no Facebook quase sempre se tornam pessoais. Se alguém que você conhece tem um ponto de vista que você não concorda, atacá-los pessoalmente em seu comentário, mesmo com a verdade, só vai colocá-los na defensiva. Lembre-se, como missionário online, estamos defendendo o evangelho, não ofendendo com o evangelho.
2 Faça: Inicie Conversas
Dito isto, não tenha medo de postar coisas em que você acredita. Um post bem redigido e pacifico sobre algo ou alguém que inspirou você provavelmente inspirará outra pessoa.
Por exemplo, você poderia postar uma foto de sua família e adicionar um comentário sobre a sua gratidão pelas famílias serem eternas. Você poderia compartilhar um discurso da Conferência Geral e mencionar brevemente o porque disso ter te elevado espiritualmente.
Ao compartilhar o evangelho online, o nosso objectivo deve ser o de inspirar e elevar. Se você se deparar com um argumento em alta e desejar expressar a sua opinião, faça-o em seu próprio espaço (como na sua página de perfil) e de uma forma que promova perguntas e conversa amigável.
3 Não Faça: Bata em Coisas que Você Não Concorda
Não há nada mais irritante do que uma pessoa que vive atacando a crença de outros, como aquele homem (ou mulher) que nunca afirma claramente o que acredita porque está muito ocupado te contando o que ele definitivamente não acredita.
3 Néfi 11:29 nos diz que “aquele que tem o espírito de discórdia não é meu, mas é do diabo, que é o pai da discórdia e leva a cólera ao coração dos homens, para contenderem uns com os outros”. Mantenha essa escritura em mente quando decidir o que compartilhar e o que não compartilhar nas redes sociais.
Se você sente que está incomodado com qualquer coisa que gostaria de postar, recomendo que você leia o discurso do Élder Dallin H. Oaks intitulado “Verdade e Tolerância” – e então compartilhe sua opinião online. (“bondade na comunicação, mas firmeza na verdade”)
4 Faça: Poste Com Sinceridade
A internet está repleta de “personalidades” nas mídias sociais. Tem o stalker de perfis, a avó orgulhosa, o viajante do mundo, o debatedor online. Há aquele cara que nunca está online, e a moça que sempre está online. E todos eles, é claro, são #Abençoados.
Você tem uma personalidade nas mídias sociais? Se assim for, qual é? E isso prejudica a sua credibilidade como fonte de verdade e luz?
Certifique-se de que você está postando coisas pelas razões certas – especialmente em relação às coisas que estão relacionadas ao evangelho. Se você teve uma experiência maravilhosa e gostaria de compartilhá-la, ótimo. Mas certifique-se de postar coisas com a intenção de elevar. Ninguém confia em um ostentador (por exemplo) cujo único objetivo dos posts é chamar atenção para si mesmo.
5 Não Faça: Exagere
Como muitos de vocês provavelmente já aprenderam por si mesmos, é definitivamente possível postar muito. Embora seja fácil acreditar que mais posts signifiquem mais seguidores, na maioria das vezes monopolizar o Feed de notícias apenas impede as pessoas de seguir as suas mensagens. E, como missionário online, não é isso o que você quer.
Tente guardar as suas mensagens para as coisas que realmente valem a pena postar! Claro, esse sanduíche que você comeu no almoço pode ter sido delicioso, mas é realmente a coisa mais importante que aconteceu com você hoje? Nesta semana? Quanto mais rigoroso você for com relação a qualidade (e quantidade) de suas mensagens, melhor a chance de você atrair as pessoas.
6 Faça: Ore Por Inspiração
Orar sobre meus posts no Facebook? Você está falando sério?
Estou. Há uma razão para os líderes da Igreja nos encorajarem a compartilhar o evangelho online; as pessoas têm dúvidas, muitas dúvidas, compartilhem elas suas crenças ou não. E a mídia social pode ser um lugar eficaz para encontrar respostas.
Ao orar por inspiração, você está acessando uma fonte poderosa – a orientação de nosso Pai Celestial – que pode ajudá-lo a saber o que as pessoas precisam ouvir. Digamos que você se depara com algumas ideias espirituais recentemente. As chances são de que há alguém que precisa ouvi-las também, e o Senhor irá dizer-lhe quem são essas pessoas, se você buscar Sua ajuda.
Você já teve uma conversa edificante que começou pelas redes sociais?