fbpx

Perguntas e Respostas: Depois da ressurreição, terei uma melhor aparência do que tenho agora?

Pergunta

Tenho alguns problemas com a minha aparência. Eu sinto que eu sou uma pessoa muito pouco atraente (tanto de rosto, como de corpo). Eu sei que posso melhorar meu corpo ao me exercitar, mas eu ainda me sentirei feio na frente no espelho. Eu sei que aqui na terra, eu me pareço com meus pais terrenos, pois sou quase uma réplica do meu pai; mas esse é o meu corpo terreno. Depois da ressurreição, o meu rosto será como minha aparência terrena ou será mais como minha aparência espiritual?

Resposta

Fico muito triste ao ler esta pergunta não por causa de sua natureza, mas porque eu posso sentir que este tema lhe causou dor e tristeza. Espero que minha resposta não só lhe traga esperança, mas que através dela, você possa sentir o amor que Deus tem por você.

Antes de começarmos, tenho que deixar claro que você não é o único que se sente assim. Houve momentos que até eu, assim como muitas outras pessoas em todo o mundo, tive os mesmos sentimentos. É impossível escapar à grande quantidade de propaganda nos meios de comunicação sobre beleza e produtos de beleza, que nos induzem a pensar que significam “felicidade” ou “perfeição” e como eles estão interligados.

Em segundo lugar, acredito verdadeiramente que Lúcifer é o protagonista desta ideologia, principalmente porque ele tem ciúmes dos nossos próprios corpos. Veja, ele NUNCA terá um corpo e por isso quer nos colocar para baixo, sussurrando em nossos ouvidos que nós somos inúteis e “feios” e que não há nenhuma maneira possível de alguém nos amar porque nós não somos visivelmente atraentes!

Curiosamente, eu recentemente li um artigo escrito por Kristen M. Oaks, atual esposa do Presidente Dallin H. Oaks, no qual ela compartilha uma carta anônima que ele recebeu, que lhe fazia uma pergunta:

“Estou escrevendo essa carta porque estou infeliz e estou assim há anos. Estou no ponto em que preciso que alguém me ajude e me oriente para que eu possa começar a exercer fé para mudar a minha vida; caso contrário, sinto que nunca mudarei.

Estou com quase trinta anos e estou solteiro. Ser solteiro não é o problema. O problema é que eu não sou uma pessoa [fisicamente] atraente. Não tenho nada anormal, mas não sou exatamente o que as moças chamam de bonito. A maioria das moças acha que tenho uma personalidade incrível, sincera e simpática, e que tenho tudo a meu favor. A frase que ouço muitas vezes é: “ele é perfeito em todos os sentidos, mas eu não me sinto desta maneira sobre ele.” Não posso mudar o formato da minha mandíbula ou a forma dos meus olhos ou outras características do meu rosto. Só quero ser atraente e fazer com que a minha futura esposa pense que sou atraente. O que isto significa é que, ao longo dos anos, tive muito poucas oportunidades de sair com moças que me interessavam.

Como resultado disso, minha fé e paciência com o Senhor foram provadas. Continuo a dizer a mim mesmo que Ele podia ter-me feito bonito, mas não o fez. Por quê? Por que eu sou feio e muitos dos meus amigos próximos são atraentes (e casados, também). Nesta altura da minha vida, tenho pouca esperança de ser feliz. Qual é o sentido de ser bom? Para que guardar os mandamentos? Com que finalidade? Com que finalidade?

Cada um [dos meus erros] deriva disso, [a minha falta de beleza]. Fico tão deprimido por sempre ser rejeitado pelas moças que o meu desejo de ser obediente se foi. Acho o arrependimento inútil. A única razão pela qual ainda estou tentando é por causa da grande paz que traz à minha vida. Mas embora possa ter paz, permaneço infeliz.”

“P. S. alguma vez já pensou em como será na próxima vida? Você está 100% confortável com a sua aparência? Eu faria a mesma pergunta a todos, não só a você.”

Fico triste ao pensar que, algumas vezes, permitimos que o nosso diálogo interno nos conduza a um estado de desespero e de auto sabotagem.

A resposta do presidente Oaks à carta deste jovem não é apenas sábia, mas impactante:

Querido Irmão:

Embora normalmente não respondamos a cartas anônimas, estou respondendo à sua carta por causa de suas preocupações e infelicidade com a sua aparência física. Você diz que só quer ser atraente.’

Não direi que a aparência não é importante, mas penso que você construiu uma definição e um pedestal para a atratividade que é muito mais elevada do que deveria ser. Nós ensinamos que a verdadeira beleza é fundamentada na retidão, na virtude e em viver o evangelho.

Tudo o que se tem de fazer é olhar para uma casa de idosos para ver o quão transparente é a beleza superficial. Ou compare a atratividade de algumas pessoas antes dos vinte e depois dos cinquenta. As pessoas que são bonitas há mais tempo no mundo são pessoas de generosidade, consideração e todos os outros valores cristãos básicos. Além disso, quando você olha para as pessoas superficialmente belas de hollywood e vê quantas vezes eles se casam e descasam, fica evidente que ser bonito não é sinônimo de felicidade.

Para destacar esta verdade considere esta descrição do Salvador em Isaías 53:

‘Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manisfestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele… não tinha forma nem formosura; e olhando nós para ele, nada víamos em sua aparência, para que o desejássemos.’

Mesmo na vida do próprio Cristo, a beleza física não era importante; e, consequentemente, não devemos deixar que se torne demasiado importante para nós.

Você me perguntou se estou preocupado com a minha aparência na próxima vida. Não passo tempo me preocupando com este assunto relativamente insignificante. Eu me concentro em conduzir minha vida de uma maneira que reflita meu testemunho de Jesus Cristo. Recomendo que faça o mesmo.”

[Dallin H. Oaks] (Resposta Perfeita do Presidente Oaks a um Jovem Santo dos Últimos Dias” Só Desejo Ser Atraente” por/adaptado de Kristen M. Oaks em “A Uma Só Voz”. 31 de janeiro de 2018)

Saiba que você é amado e digno de amor.

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

O que Deus sente sobre nossa aparência física?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *