Perguntas e respostas: O déjà vu tem alguma relação com a preexistência?

Pergunta

O ‘déjà vu’ tem alguma relação com a preexistência?

Resposta

A experiência de um déjà vu, uma expressão em francês que significa “já visto”, está relacionada a como nossos cérebros estão estruturados e como percebemos a realidade. Vou compartilhar as minhas observações e crenças pessoais, que adquiri com o tempo.

Nossa percepção do “presente” sempre é compensada por uma fração de segundo do “presente atual”.

Isto acontece porque nossa consciência é feita de vários níveis superiores de hierarquia do nosso cérebro, que eu acredito que seja similar ao modelo de rede OSI, exceto que há muito mais do que sete camadas (talvez vinte, cem ou mil), e as camadas não são tão seladas quanto as camadas do modelo OSI.

Leva tempo para que essas camadas interativas processem as experiências e criem a percepção de consciência.

Nossa percepção também é “preenchida” pelos nossos cérebros com o passar do tempo, então nossa memória de um momento ou evento geralmente é mais completa, e portanto coerente, do que nossa experiência consciente imediata daquele evento.

Estou falando sobre os momentos, segundos ou menos, seguidos do evento, não somente horas ou dias depois.

Às vezes esse pequeno “preenchimento” oferece uma informação falsa, e acabamos com uma memória coerente e honesta que é comprovadamente falsa em alguns pontos.

A experiência humana e a memória humana são muito complexas. Me parece que seria muito fácil encontrar nosso cérebro em um certo estado onde registramos, por exemplo, algo que alguém está dizendo ou o evento que está acontecendo, mas conscientemente o não percebemos por uma fração de segundo.

Então, quando nosso cérebro consciente processa o evento ou comunicação, aquilo já foi guardado em uma memória de curto prazo, e dizemos, “Espera, isso é muito familiar. Já vi/ouvi isso antes!”

Não estou dizendo que essa é a regra para toda experiência de déjà vu, mas aposto que esse tipo de déjà vu comum acontece de alguma maneira. Respondendo especificamente essa pergunta, não acredito que déjà vu represente algum tipo de memória ou experiência de nossa vida pré-mortal.

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

Perguntas e respostas: O que significa “eterna destruição do corpo”?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *