fbpx

Como seguir o exemplo de Amon nos leva ser profissionalmente bem-sucedidos?

No mundo moderno de hoje, mais Santos dos Últimos Dias estão buscando melhorar sua vida profissional. Isto se aplica especialmente aos jovens adultos solteiros. Com tantas pessoas competindo por novas vagas e promoções, como podemos ter sucesso profissional? Pode parecer surpreendente, mas as escrituras nos oferecem alguns grandes exemplos sobre como podemos nos tornar funcionários eficazes e dedicados.

Uma das histórias mais interessantes é a história de Amon e o seu tempo de serviço ao rei Lamôni e ao seu povo.

Amon era o principal dentre os filhos de Mosias. Quatro irmãos que se rebelaram contra Deus e, em seguida, passaram suas vidas pregando o evangelho após um encontro milagroso com um anjo. Antes que os irmãos “separaram-se, portanto, uns dos outros” e fossem para a terra dos lamanitas, Amon “que administrava entre eles, os [abençoou] segundo suas várias posições, e lhes [transmitiu] a palavra de Deus.”

Fica claro que Amon era um líder. Depois de administrar a seus irmãos, ele viajou para a terra de Ismael, onde os lamanitas prontamente o amarraram e o levaram para o rei Lamôni. À medida que acompanhamos Amon, podemos aprender a ser grandes funcionários, não importando o cargo que ocupamos.

Estar dispostos a ser comprometidos – Alma 17:23

Após o primeiro encontro com o Rei Lamôni, Amon expressou sua vontade de habitar com o povo “por algum tempo; sim, e talvez até o dia de minha morte.” Isso impressionou o Rei Lamôni, que prontamente libertou Amon e ofereceu-lhe uma de suas filhas para se casar.

Embora existam momentos em que precisamos trocar de emprego ou de cargo, as empresas sempre gostam de lealdade e compromisso. É preciso muito tempo e recursos para treinar alguém em qualquer cargo. Nenhum empregador quer uma alta taxa de rotatividade. Procure um emprego ou uma carreira em que sinta que possa se comprometer.

Preocupar-se genuinamente com os colegas de trabalho – Alma 17:29-30

Amon recusou a oferta do Rei Lamôni para se casar com uma de suas filhas e, em vez disso, pediu para ser um de seus servos. Ele foi trabalhar cuidando dos rebanhos, levando-os para as águas de Sébus para beberem água. Imediatamente, Amon começa a se referir aos outros servos como “companheiros” e “seus irmãos.”

A discórdia no ambiente de trabalho é destrutiva. Não importa o quão qualificado ou habilidoso você seja, causar problemas ou não ser capaz de trabalhar em equipe são maneiras seguras de ter dificuldades do trabalho. Assuma uma atitude humilde, não importando a sua posição dentro da empresa. Procure melhorar a sua empresa trabalhando em conjunto com os outros e esforçando-se para elevar àqueles ao seu redor. Fortaleça seus próprios pontos fortes e os pontos fortes em outros.

Tomar a iniciativa para fazer algo difícil – Alma 17:36-37

Um dos detalhes mais famosos da história de Amon é o encontro que ele teve com um grupo de lamanitas que dispersou os rebanhos do rei. Quando se deparam com ele, Amon arrancou seus os braços e os afastou.

Nunca precisaremos cortar os braços das pessoas, mas vamos ser convidados a fazer coisas difíceis. Os melhores empregos muitas vezes exigem que saiamos da nossa zona de conforto e nos desafiemos. Em vez de fugir destas tarefas, podemos ser como Amon e ser proativos, fazendo o nosso melhor e deixando que o Senhor nos ajude com o que não conseguimos fazer. Deus foi capaz de dar poder a Amon porque ele estava disposto a agir. Nos será dado o poder de agir em qualquer situação em nossas vidas se confiarmos em Deus.

Sempre estar dispostos a trabalhar – Alma 18:9

Os servos levaram os braços sem corpo ao rei e lhe disseram o que tinha acontecido. O Rei Lamôni ficou espantado. Ele imaginou que Amon era o Grande Espírito de que seus pais tinham falado. “Onde está esse homem que tem tão grande poder?” Perguntou o Rei Lamôni. ‘Ele está tratando dos cavalos e preparando os carros’, os criados responderam. Nisto, o rei Lamôni soube que “Certamente jamais houve alguém entre todos os [seus] servos que [lhe] tenha sido tão fiel como este homem”

Amon continuou trabalhando. Ele foi diligente e andou a segunda milha, mesmo depois de uma tarefa extremamente difícil. Suas responsabilidades de trabalho não eram glamourosas ou divertidas, mas ele as fazia diligentemente. Procure formas de magnificar o que você faz e encontrar novas soluções. Esteja disposto fazer o trabalho difícil ou pesado que mais ninguém quer fazer.

Ser sábios, embora inofensivos – Alma 18:22

Quando Amon finalmente se encontra com o Rei Lamôni, as escrituras o descrevem como alguém “sábio, embora inofensivo.” Ele fala gentilmente com o Rei Lamôni e começa uma poderosa conversa que leva à conversão de um povo inteiro.

Depois de ganhar poder administrativo ou alcançar um cargo elevado, é fácil querer usar isso para ganhar vantagem sobre os outros. Em vez disso, use toda a sabedoria que recebeu para ensinar os outros, desejando genuinamente ajudá-los a progredir também. Evite tudo o que for errado e mantenha a sua integridade em todas as coisas.

Trazer o Espírito e a convicção – Alma 18:35

Como parte de seu testemunho ao Rei Lamôni, Amon fala do Espírito Santo e de como ele recebeu “conhecimento e também poder segundo [sua] fé e desejos que estão em Deus.” Amon estava em uma situação perigosa e angustiante, mas com fé em Deus e um desejo de fazer o bem.

O Pai Celestial conhece os desejos dos nossos corações. Ele se preocupa com o nosso sustento e com a nossa capacidade sustentar aqueles que dependem de nós. Se levarmos nossas próprias convicções, paixões e fé conosco em qualquer tarefa que nos seja designada, encontraremos a ajuda de Deus. O sucesso pode nem sempre vir como desejamos, mas podemos receber a paz de Deus.

Estar cheios de amor – Alma 20:26

Mais tarde, na história de Amon, o Rei Lamôni e Amon viajam para Midôni para salvar seus irmãos e ensinar o evangelho ao pai do Rei Lamôni. Quando o pai do Rei Lamôni e Amon começam uma briga, é o “grande amor que [Amon] tinha por seu filho, Lamôni” que o faz parar de brigar e então se humilha diante de Amon e Lamôni.

No final das contas, encontrar um emprego ou um cargo em que você está realmente engajado permitirá que você se comprometa de uma maneira poderosa e visível. Nem sempre é possível encontrar um “trabalho dos sonhos” ou estar totalmente apaixonado pelo que você faz todos os dias. No entanto, busque uma carreira que você sente pode alcançar seus objetivos e ajudá-lo a encontrar alegria em sua vida.

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *