fbpx

Como lidar com redes sociais cheias de negatividade?

Tenho passado bastante tempo nas redes sociais agora que estou ficando em casa o tempo todo. Alguns dias amo as redes sociais, mas na maioria das vezes me sinto um pouco deprimida. Me sinto assim especialmente com tudo o que está acontecendo no mundo. Você também se sente assim?

Bom, decidi que já estou cheia de tanta negatividade. Eu até deletaria todas as minhas contas em redes sociais, mas não consegui.

Tenho muitos amigos e familiares que quero ter notícias. Então, ao invés de deletar minhas contas, pesquisei maneiras de lidar com ou diminuir a tristeza que pode acompanhar o uso das redes sociais. Vamos descobrir juntos!

A ciência por trás de tudo

mídias sociais

A Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh realizou um estudo em 2016 e descobriu que quanto mais tempo os jovens adultos passavam nas redes sociais, maior era a propensão de sofrerem com depressão.

A BYU-Idaho também descobriu que as redes sociais causam sentimentos de solidão e problemas para dormir.

Por que? Alguns dizem que pode ser que pessoas solitárias e depressivas buscam as redes sociais com uma maneira de entretenimento ou distração.

Apesar de ser a verdade em alguns casos, realmente acredito que a própria rede social pode ser destrutiva.

Quando usamos as redes sociais, estamos nos comparando a outras pessoas. Poderíamos estar estimulando demais o nosso cérebro ou perdendo nosso tempo.

As posições de nosso pescoço e cabeça podem causar dores. Muitas pessoas estão perdendo oportunidades de interações pessoais, por estar muito ocupadas olhando para seus celulares. Todos esses fatores podem contribuir para a depressão.

Definitivamente sinto que saber destas coisas nos dá uma ideia melhor sobre o que podemos fazer para nos sentirmos melhores depois de navegarmos nas redes sociais. Para começar, irei trabalhar a minha postura!

O que o mundo diz

A revista americana Psychology Today publicou um artigo ótimo com 4 maneiras de desintoxicarmos depois de entrar em contato com tanta negatividade nas redes sociais.

Primeiro, é recomendado 15 minutos de meditação ou relaxamento para limpar a nossa mente. Para mim, parece divertido!

Depois, o artigo diz para filtrar nossas redes sociais e adaptá-la de acordo com as nossas necessidades. Recentemente descobri como silenciar e não seguir pessoas no Facebook e no Instagram.

Não precisamos desfazer a amizade, só estamos dizendo ao aplicativo para não mostrar determinados posts em nosso feed de notícias. Esta é uma boa maneira de continuar a ter contato, sem ver as coisas tóxicas que a pessoa posta.

Essa dica se encaixa perfeitamente com a terceira ideia sugerida no artigo, que é a de limpar toda energia negativa. Não tenha medo de desfazer a amizade ou de deixar de seguir uma pessoa.

Se ela traz energia negativa à sua vida, você não precisa dela. Por exemplo, deletei o Snapchat porque não ganhava nada de positivo na minha vida. O que você pode deletar?

Por último, o artigo sugere afastar-se das redes sociais no começo e no final do dia. Comece o seu dia fazendo algo que seja energizante ou produtivo ao invés de se afundar nas redes sociais.

Tenha certeza de terminar o seu dia ou com meditação ou com uma leitura. As escrituras seriam uma maneira melhor de começar ou terminar o seu dia ao invés do seu celular.

Algumas outras dicas

Encontrei um outro artigo com boas ideias para ajudar a lidar com o pessimismo, que às vezes acompanha o uso da internet.

Uma coisa que ele menciona é estabelecer limites. Gosto da ideia de estabelecer um tempo para o uso das redes sociais. Existem muitos aplicativos que podem nos ajudar a rastrear esse tipo de coisa!

Também acredito no benefício de curtir e seguir algumas páginas de conteúdo positivo. Certifique-se de que, ocasionalmente, aparecerá em seu feed pequenos vídeos de discursos de conferências ou frases inspiradoras.

Quando não estou no celular e me sinto estressada, gosto de abrir o Pinterest e olhar fotos de flores. Isso sempre me ajuda a me sentir melhor!

O que os nossos líderes dizem

Felizmente, os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias também falam sobre esse assunto.

Esta é uma das muitas bênçãos de ter um profeta vivo, que pode nos liderar e guiar de uma maneira única!

O Élder Stevenson disse:

“Normalmente o mundo não é tão brilhante como é retratado nas redes sociais. Mesmo assim, há muita coisa boa que veio e virá por meio dessas plataformas de comunicação.”

Todos os nossos profetas, apóstolo e outras autoridades gerais têm contas em redes sociais, que usam frequentemente. A Igreja posta regularmente vídeos e fotos que podem trazer o Espírito.

Sabemos que as redes sociais podem ser usadas com propósitos justos. Só temos que nos certificar de que estamos seguindo o exemplo deles!

A irmã Bonnie L. Oscarson disse:

“Enviamos mensagens de texto ou tweets em vez de olhar as pessoas nos olhos, sorrir para elas e, com menos frequência ainda, ter uma conversa pessoalmente. Por mais incrível que seja a tecnologia moderna para divulgar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo e nos ajudar a ficar conectados com a família e com os amigos, se não tomarmos cuidado com a maneira como usamos nossos dispositivos móveis, podemos nos focar em nós mesmos e esquecer que a essência de viver o evangelho é o serviço.”

Minhas sugestões

As palavras da irmã Oscarson me fizeram perceber que preciso usar minhas redes sociais para fazer o bem. Preciso me conectar com as pessoas, perguntar como posso servi-las e compartilhar o evangelho. Espero que você também se sinta inspirado.

Os missionários ao redor do mundo estão usando as redes sociais com esse propósito. Por que nós também não usamos?

Nossos líderes confiam que também usaremos essas ferramentas de maneira positiva. Tenho certeza que ao começar a tirar vantagem disso, também começarei a me sentir melhor quanto ao uso do meu celular.

Quando o Espirito encher nossos corações, estaremos mais protegidos contra o adversário. Ele é aquele que faz com que nos sintamos depressivos e tenhamos sentimentos negativos quando ao uso das redes sociais.

Siga o Espírito, e nunca se desviará do caminho.

Como você começará a mudar seus hábitos com relação às redes sociais? Compartilhe conosco!

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Élder Holland compartilha a importância da reflexão durante a pandemia

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *