fbpx

O que Joseph Smith escreveria para os que estão passando por provações?

de Joseph Smith

Antes de começarmos, sinto que é necessário dizer que a seguinte carta não foi retirada de nada que Joseph já tenha dito ou escrito.

Há umas semanas, um membro de minha família estava a ponto de desistir de tudo. Era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e, para ele, não fazia sentido continuar.

E sabe? Eu entendia o que ele estava passando.

Às vezes, apanhamos da vida. Existem momentos em que sentimos que a vida não está nos dando nenhuma oportunidade. Para essas situações difíceis, tenho uma ideia. E aqui está a “carta”.

Cadeia de Carthage, 26 de junho de 1844.

Queridos amigos,

Não sei o que acontecerá comigo nos próximos dias. Nem mesmo nas próximas horas.

Os nossos pedidos por um julgamento mais seguro e diferenciado nos foram negados inúmeras vezes. “Eu tenho sentido uma grande ansiedade sobre a minha segurança, o que nunca aconteceu antes.”(Citação de uma carta que Joseph escreveu em Carthage).

Com certeza, vim à este lugar como um cordeiro para o matadouro.

Nestes, meus momentos finais, os meus pensamentos são sobre vocês e sobre as gerações futuras e tudo o que terão de suportar.

Se alguém sabe como a vida pode ser difícil, eu sei. Passei meses na prisão me perguntando por que Deus permitiria que coisas tão terríveis não só me acontecessem a mim, mas aos Seus humildes seguidores. Eu me perguntava onde Ele estava quando mais precisávamos Dele.

Mas posso lhes garantir que Ele nunca esteve tão perto.

Deixe-me contar-lhes sobre algo que aprendi há muito tempo. De fato, foi uma das primeiras lições que tiveram algum tipo de significado espiritual para mim. Foi durante um tempo de grande confusão religiosa.

Como rapaz de 14 anos, senti-me extremamente preocupado com o meu bem-estar religioso. Mas a quem deveria recorrer? Não havia respostas entre os pregadores. Ninguém parecia ter as respostas certas para nenhuma das minhas perguntas. Como pode Deus ser o autor de toda esta confusão?

Como sabem, fui inspirado a perguntar ao Senhor. Foi preciso tempo e esforço para decidir exatamente como iria fazer isso. Se a promessa de Tiago fosse verdadeira, queria ter a certeza de que fiz tudo o que podia.

Gostaria de falar um pouco sobre uma parte desta história que normalmente não falamos.

Pela primeira vez na minha vida, senti que estava no caminho certo. Senti-me inspirado e seguro de que estava fazendo as coisas certas.

Vocês sabem como é. Muitas vezes, nos sentimos guiados por Deus para os lugares que precisamos ir.

O que aconteceu imediatamente após o início da minha oração não foi apenas inesperado, mas parecia ser oposto de tudo o que eu acreditava que aconteceria.

Fui tomado por um poder que me dominou completamente.

Este sentimento era novo para mim. Algo, por alguma razão, queria me destruir.

Observem a sequência de eventos.

O “poder” não desapareceu quando reparei sua presença. Não desapareceu quando me travou a língua para que eu não pudesse falar. Nem sequer desapareceu quando a escuridão se reuniu à minha volta, e quando senti que estava condenado à destruição súbita.

Todas essas experiências foram terríveis. No entanto, o poder persistiu.

Finalmente, usando todas as minhas forças, quando estava pronto para me afundar no desespero e sucumbir à destruição do poder desse ser maligno, chamei a Deus. Implorei-lhe que me ajudasse a me libertar dessa influência tão maligna.

Foi neste preciso momento que vi um pilar de luz. Fui libertado do inimigo que me sujeitava.

Enquanto a mensagem que veio após essa experiência certamente teria consequências eternas para todos os filhos de Deus… Gostaria de refletir por um momento sobre uma mensagem que certamente terá consequências para as nossas vidas neste momento.

Como parte desta vida, precisamos passar por provações aparentemente impossíveis.

Se há uma coisa que eu sei, quase mais do que qualquer outra coisa, é que todos nesta terra têm os seus próprios fardos para carregar. E quase certamente, todos nós nos sentimos exaustos pelo peso que podemos estar carregando em nossas costas.

Mas estou lhes dizendo, não desistam!

Muitas vezes, os problemas e o estresse não desaparecem quando percebemos sua presença. Vamos sentir o peso deles, vamos nos sentirmos exaustos. Podemos sentir que a destruição está à espreita.

Podemos até chegar ao ponto de ficarmos presos. Quando não temos como avançar, nem como falar, nem como fugir. Estamos completamente reféns do estresse e das dificuldades que estão tentando nos atacar.

E a pior parte é que mesmo assim, os problemas podem não desaparecer.

No entanto, eu sou uma testemunha para vocês, de que há uma luz que vai nos levar para longe dos problemas que nos prendem.

É muito provável que essa luz nos venha no momento exato em que estamos prontos para sucumbir, desistir e aceitar o nosso destino iminente. Quando não há mais alternativas. Quando a única opção é aceitar que a nossa destruição acontecerá.

É nestes momentos que nossas súplicas a Deus são mais importantes do que nunca.

Use cada grama de energia, com todo seu esforço e eu posso assegurar-lhes de que Deus estará lá em um pilar de luz para nos tirar desses momentos em que nos sentimos tão irremediavelmente amarrados.

Nunca desistam. Nunca parem de implorar a Deus.

Não sei exatamente por que, muitas vezes, é durante o “momento de destruição” que Deus decide enviar a ajuda necessária.

Sei que tudo o que experimentamos é para o nosso próprio bem.

No final das contas, temos um Salvador do nosso lado que sabe exatamente o que estamos passando. Melhor ainda, alguém que desceu abaixo de todas as coisas já aconteceram.

 

Ele voluntariamente sofreu e morreu para que pudesse saber como socorrer Seu povo.

Sou testemunha de que Ele está vivo. Depois de tudo o que vi, depois de tudo o que vivenciei, e mais importante ainda, depois de todas as tentações, provações e tragédias que me aconteceram, a coisa mais importante que quero dizer é que Ele vive!

Esta é a mensagem sagrada que Satanás tentou tão desesperadamente impedir que Deus restaurasse ao mundo naquele dia da primavera em 1820.

Há esperança. Há vida. Há salvação através do Grande Redentor.

A ajuda sempre estará a caminho quando mais precisamos dela.

Portanto, àqueles que se sentem presos, que podem sentir que estão em um beco sem saída, eu lhes imploro: continuem. Estão tão perto do alívio que estão procurando.

Deus tem muitos milagres e bênçãos esperando por vocês. Ele ouve suas súplicas. Ele ouve os seus pedidos. E lhes prometo que Ele irá descer em um pilar de luz que irá destruir tudo o que pode lhes impedir de seguir Seu filho até sua casa celestial.

Não sei quanto tempo mais vou ficar aqui. Mas que a minha vida e o meu sangue sejam um testemunho de que Deus vive e ama. Ele enviou Seu filho para descer abaixo de todas as coisas para que possamos ser elevados acima de todas as coisas.

É meu desejo que todos vocês possam sempre implorar a Deus pela misericórdia, amor e alívio que são dignos de receber, independentemente de suas circunstâncias.

Até que nos voltemos a nos encontrar,

Joseph Smith Jr. (provavelmente)

Fonte: ThirdHour

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *