Imagem disponibilizada por Charme e Glamour. 

Bênção de crianças

Por que os mórmons tem a tradição de abençoar as crianças? A resposta encontra-se no livro de Doutrina e Convênios.

“Todo membro da igreja de Cristo que tiver filhos deverá trazê-los aos élderes diante da igreja, os quais lhes devem impor as mãos em nome de Jesus Cristo, abençoando-os em nome Dele.” (D&C 20:70)

Alguns fatores caracterizam  uma bênção de nome na igreja. A bênção precisa ser realizada sob autorização de um líder do sacerdócio, ela tem que ser autorizada por um bispo ou presidente de estaca. Se a criança abençoada for um bebê os portadores do sacerdócio a tomam nos braços, sendo uma criança mais velha eles podem colocar as mãos sobre a sua cabeça. A pessoa que dá a bênção invoca ao Pai Celestial, afirma que a bênção está sendo dada pela autoridade do sacerdócio, dá um nome a criança, dá uma bênção do sacerdócio conforme o que o espírito indicar, encerra em nome de Jesus Cristo.

O nome que é “dado” a criança nesta cerimônia é o que os pais haviam escolhido para esta pessoa. Nome pelo qual será conhecida na sociedade e nos registros da igreja.

benção de crianças

Bênção de crianças na igreja sud.

Vejamos agora 10 mitos e verdades sobre as bênçãos de crianças na igreja SUD.

 1. Existe uma diferença entre a bênção de nome e uma bênção convencial

Verdadeiro. Ao longo da vida a criança poderá receber várias bênçãos. Poderá ser abençoada por motivo de saúde, início do ano escolar, conforto. A bênção de nome, entretanto, somente é ministrada uma única vez.

bênção de crianças

2. A bênção é um tipo de batismo

Falso. A bênção de nome não é um convênio que a criança faz. Antes dos 8 anos de idade a criança ainda não está preparada para compreender o que é um convênio. O primeiro convênio na igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias é o batismo.

bençãos de crianças

A bênção de crianças não é um batismo.

 3. Somente o pai pode abençoar a criança

Falso. Geralmente este é um privilégio e uma mordomia do pai. A bênção de nome é, entretanto uma das ordenanças que exige aprovação de um líder do sacerdócio. Nenhum homem que não esteja digno deve participar da ordenança. Algumas vezes os membros da família podem escolher alguém que não seja o pai para abençoar a criança.

4. A bênção de nome pode ser dada fora de uma capela

As crianças normalmente recebem nome e são abençoadas na reunião de jejum e testemunho da ala da qual os pais sejam membros registrados. Casos excepcionais precisam ser aprovados por um líder do sacerdócio.

bênção de crianças

A bênção de crianças geralmente é realizada na capela.

5. Filhos de casais homossexuais não podem receber uma bênção de nome

Verdadeiro. Antes da criança ser abençoada, o secretário da ala prepara um registro de bênção. Depois da bênção, o secretário certifica-se de que esse formulário seja preenchido completamente, o processa e o distribui. O secretário também prepara um certificado de bênção que é assinado pelo  bispo. O certificado é entregue aos pais da criança ou aos responsáveis por ela.

Todas as crianças podem receber uma bênção, porém a igreja preferiu não registrar os nomes dos filhos de casais homossexuais.

bênção de crianças

Bênção de crianças.

6. Quando os pais não são casados a criança pode receber um nome e uma bênção

Verdadeiro. O manual de instruções informa que se um bebê tiver nascido fora dos laços do matrimônio, o nome que consta do registro de membro e do certificado de bênção deve coincidir com o nome da certidão de nascimento ou do registro civil. Isso significa que filhos de pais solteiros podem ser abençoados na igreja.

7. A bênção pode proteger a criança

Verdadeiro. O guia de estudo das escrituras define a palavra abençoar da seguinte maneira: conceder favores divinos a alguém. [1] Todas as bênçãos são baseadas em leis terrenas e se concretizam pela fidelidade da pessoa. Porque Deus quer que Seus filhos sejam felizes nesta vida (2 Né. 2:25), Ele concede-lhes bênçãos pela obediência aos Seus mandamentos (D&C 82:10), em resposta a uma oração ou ordenança do sacerdócio (D&C 19:38; 107:65–67), ou por meio de Sua graça.

bênção de crianças

A bênção de crianças pode proporcionar proteção.

8. Existe uma idade correta para receber a bênção de nome

Falso. No Brasil é parte da cultura abençoar as crianças na primeira reunião de jejum e testemunho após o seu nascimento. Nos Estados Unidos é comum se esperar até que a criança e a mãe já estejam mais acostumadas a nova rotina ou até que todos os familiares possam comparecer a bênção, o que pode demorar alguns meses.

Os filhos de conversos menores de oito anos também podem ser abençoados. Quando as crianças são maiores de oito anos elas precisam ser batizadas e não abençoadas.

9. A bênção de nome é algo importante para os mórmons

Verdadeiro. A bênção de nome é algo muito importante para os membros da igreja. É um dia de alegria e celebração pela chegada de um novo integrante na família.

bênção de crianças

A bênção de crianças é motivo de alegria para os mórmons.

10. A criança receberá uma maldição se não for abençoada

Falso. Nenhuma criança estará sob nenhuma condenação se não for abençoada.


Guia da Família as ordenanças e bênçãos do sacerdócio (aqui).

Manual 2 de Administração da Igreja (aqui).

Mórmons e gays. Compreender o mormonismo (aqui).

[1] abençoado, abençoar, bênção. (GEE)