Por Que Existe uma Área Restrita nos Arquivos da Igreja?
Questão:
Gramps. Por que existe uma seção restrita nos arquivos da Igreja?
Andrew
Resposta:
Caro Andrew,
Provavelmente, a melhor maneira de responder isso é citar diretamente do lds.org (em inglês) no que diz respeito a política de acesso aos arquivos da Igrea:
“O Departamento de História da Igreja armazena seus arquivos em instalações localizadas em todo o mundo e comprometeu-se a disponibilizar suas coleções ao público através de meios físicos e eletrônicos, sem comprometer os arquivos que são sagrados, confidenciais, privados ou restritos de forma legal, ética ou religiosa. As restrições podem ser colocadas em arquivos, itens, e coleções por estatutos ou regulamentos, pelos criadores, doadores dos registros, líderes eclesiásticos da Igreja e o pessoal da História da Igreja após uma revisão cuidadosa. O catálogo on-line disponível para o público indica restrições para itens específicos e coleções.
Ao administrar o acesso, o Departamento de História da Igreja segue essas definições gerais:
“Sagrado: Itens que fornecem informações específicas sobre ritos e cerimônias do templo ou outros assuntos sagrados que não foram oficialmente aprovados para lançamento. Itens sagrados podem, em alguns casos, incluir registros, itens publicados, arte e artefatos produzidos de forma privada
Privado: itens que contêm informações protegidas pelas leis de privacidade aplicáveis.
Confidencial: registros produzidos no curso de negócios da Igreja que ocorrem em ambientes não públicos. Os registros confidenciais são encontrados principalmente nos registros oficiais da Igreja e em artigos criados em particular por Autoridades Gerais, oficiais da Igreja, funcionários da Igreja, líderes eclesiásticos, funcionários e outros que ocupam cargos de confiança.
Criador ou doador definido: restrições impostas por criadores de itens e / ou doadores durante o processo de adesão ou aquisição.
Propriedade intelectual: itens que contêm informações de propriedade de terceiros e regidos pelas leis de direitos autorais nacionais e internacionais. Os direitos de autor podem limitar a reprodução ou a publicação de itens em nossas coleções.
Difamação: itens que contêm informações conhecidas por difamar uma pessoa conforme definido por lei.
Características físicas: itens que precisam de manipulação ou conservação especiais, itens armazenados em mídia obsoleta e itens de valor monetário significativo podem ser restritos temporariamente ou indefinidamente. Serão feitos esforços razoáveis para preparar cópias publicamente acessíveis desses itens.
Localização: os itens armazenados fora do local, em armazenamento frio, em uma jurisdição legal que proíbe o compartilhamento transfronteiriço, ou exibidos em uma exposição, podem não estar imediatamente disponíveis para acesso. Serão feitos esforços razoáveis para acessar os itens ou para preparar cópias publicamente acessíveis desses itens.
Trabalhar em processo: os itens ou coleções que estão sendo processados após a aquisição ou foram removidos do armazenamento para conservação, digitalização ou exibição não serão acessíveis aos pesquisadores até que o processo de trabalho seja concluído.”
Esse artigo foi escrito em Inglês e traduzido por Inaê Leandro. Para ler o artigo original, clique aqui.