fbpx

O que se sabe sobre a aparência de Joseph Smith

Como Santos dos Últimos Dias, conhecemos Joseph Smith, estudamos seus ensinamentos e sabemos do importante papel que ele desempenhou na restauração da Igreja de Cristo.

No entanto, pouco se sabe sobre a aparência de Joseph Smith. E sim, podemos ter visto as imagens disponíveis na web, mas quão precisas elas são?

A pintura de Joseph Smith de Sutcliffe Maudsley

A pintura de Joseph Smith de 1845 foi feita um ano após sua morte. Após um estudo mais aprofundado, descobri que foram feitos muito poucos retratos dele em vida.

Os historiadores têm certeza de que as pinturas do artista Sutcliffe Maudsley são as mais precisas, porque ele mesmo desenhou e pintou Joseph Smith em pessoa.

Maudsley nasceu e foi criado em Lancashire, Inglaterra e trabalhou como designer em uma fábrica têxtil, mas foi enviado para estudar arte, por ter mostrado um pouco de habilidade para isso desde sua juventude.

Maudsley se converteu ao evangelho, mudou-se para Nauvoo e se tornou um dos três únicos retratistas conhecidos que viviam na cidade no início da década de 1840.

Ele teve uma afeição imediata por Joseph e pela família Smith e pintou retratos de muitos deles.

O desenho do mapa de Nauvoo

Pouco se sabe sobre como essas pinturas foram exibidas, mas elas fornecem um importante e raro registro histórico.

Sabemos que Joseph menciona posar para Maudsley em seu diário, datado de 25 de junho de 1842,

“Conversei sobre negócios com o irmão Hunter e o Sr. Babbitt e me sentei para colocar um retrato de meu perfil em uma litografia do mapa da cidade de Nauvoo.” – “História da Igreja, Volume I”, p. 44.

A figura do perfil de Joseph Smith, que mais tarde apareceu no mapa de Nauvoo, mostra o profeta em um uniforme militar. Ele parece bem pequeno em estatura, talvez um pouco robusto.

Então, como isso se compara às descrições verbais que temos de sua aparência física?

Conhecendo Joseph Smith

Joseph Smith era um “homem alto e atarracado”, disse Lydia Bailey, uma das primeiras conversas à Igreja.

“Ele tinha o porte de um Apolo, cabelos castanhos, belos olhos azuis que pareciam mergulhar nos pensamentos mais profundos com seu olhar penetrante e agudo, uma fisionomia e modos surpreendentes ao mesmo tempo majestosos, mas delicados, solenes, mas extremamente agradáveis” – “Journal History, October 29, 1833”.

“Ele era um homem bonito”, disse Wandle Mace em seu diário, “alto e de boa proporção [física], forte e ativo, com uma pele clara, olhos azuis, cabelos claros e muito pouca barba” – “Diário de Wandle Mace, 1809-1890”.

Talvez a descrição mais interessante, próxima e abrangente da aparência física do Profeta venha do Apóstolo Parley P. Pratt:

“O Presidente Joseph Smith era pessoalmente alto e atarracado, forte e ativo. Tinha pele clara, cabelos claros, olhos azuis, barba muito rala e uma expressão própria, na qual o seu olhar pousava naturalmente com interesse e nunca se cansava de contemplar.

Seu semblante sempre foi pacífico, afável, radiante de inteligência e benevolência; intercalado por um olhar de interesse e um sorriso inconsciente, ou jovialidade, totalmente livre de qualquer reserva ou passagem do tempo.

Havia algo de penetrante, sereno e firme em seu olhar, como se quisesse penetrar no abismo mais profundo do coração humano, olhar a eternidade, penetrar o próprio céu e compreender todos os mundos”.

Então, como essas descrições se comparam ao que vemos no retrato do perfil de Maudsley?

O retrato parece ser diferente. É possível que Maudsley tenha desenhado apenas seu rosto em esboços, e que só tenha acrescentado o resto das características físicas de Joseph mais tarde para se adequar ao desenho e forma do mapa.

O irmão David Rogers

Joseph cita outro artista que o retratou em vida. Em uma série de entradas em seu diário de meados de setembro de 1842, ele escreveu:

“Sexta-feira, 16: Em casa com o irmão Rogers, que me retratava.

Sábado, 17: Eu estava em casa com o irmão Rogers, que continuou a me retratar.

Segunda-feira, 19 e terça-feira, dia 20: Com o irmão Rogers pintando um retrato em minha casa”. – “História da Igreja”

O problema? Não sabemos ao certo qual pintura o irmão Rogers fez. Pode ser um dos muitos que temos que são de artistas não identificados, ou pode ter se perdido em algum momento da história.

Junius Wells, o primeiro líder da organização dos Rapazes da Igreja, disse sobre a pintura de Rogers:

“[Esta pintura] foi pendurada primeiro na Mansion House e depois na Casa de Nauvoo em poder da viúva do Profeta, Emma Smith. Visitando-a no inverno de 1875-76, ela me recebeu com grande hospitalidade e me mostrou o quadro, que mais tarde pendurou em seu quarto na Casa de Nauvoo.

Perguntei-lhe se era um bom retrato do Profeta. Ela respondeu: “Não, ele nunca poderia ter um bom retrato; seu rosto mudava o tempo todo”. Então perguntei o que ela achava da [pintura] e ela respondeu: “Vou te dizer, porque perguntei a ele e ele disse: ‘Emma, ​​é uma bela pintura de um menino qualquer, mas não se parece muito com um Profeta do Senhor.’” – Junius F. Wells, “Portraits of Joseph Smith the Prophet”

Embora não esteja claro a qual pintura esta anedota se refere, o Museu de História e Arte da Igreja acredita que esta pintura, originalmente atribuída a Sutcliffe Maudsley, foi feita por David Rogers.

A única outra imagem que potencialmente existente e que foi retratada enquanto Joseph ainda estava vivo é um daguerreótipo, um processo anterior à fotografia.

Diferentes cartas e documentos históricos mencionam a existência de um retrato daguerreótipo tirado de Joseph Smith, mas até agora tudo o que foi descoberto foram daguerreótipos de outras pinturas do profeta.

Após o martírio do profeta, a demanda por retratos de Joseph Smith, tanto de santos fiéis quanto de seus detratores, disparou.

Sutcliffe Maudsley provavelmente fez muitas cópias litográficas de seus esboços originais, como os mostrados abaixo, para satisfazer os desejos dos Santos de uma gravura do profeta em sua Bíblia ou em sua cópia do Livro de Mórmon.

Rapidamente, as imagens que estavam sendo criadas de Joseph Smith eram cópias de cópias de cópias. Foram poucos os artistas que criaram essas representações e realmente viram o homem que esperavam representar.

Então, que outra fonte de material temos para determinar como Joseph Smith realmente era?

A máscara mortuária

Uma fonte importante que muitos artistas têm buscado para visualizar melhor o profeta é a máscara mortuária que foi feita de gesso logo após sua morte.

Embora vários fatores provavelmente a tornem uma semelhança imperfeita, como a probabilidade dos ferimentos causados ​​pela natureza de sua morte terem alterado suas características faciais, a máscara mortuária ainda é uma boa fonte para ter uma ideia de como poderia ser o rosto do profeta.

A tecnologia traz uma nova direção

Em 2016, um artista gráfico e ilustrador digital, Chad Winks colocou recursos realistas em cima da máscara mortuária para criar o que ele afirmava ser “uma imagem precisa do profeta”.

Outra tentativa de usar a tecnologia moderna para obter uma imagem mais realista de como Joseph Smith realmente era surgiu em uma série de imagens publicadas no reddit há apenas um mês.

A postagem do usuário diz o seguinte:

“A Inteligência Artificial (IA) pode analisar um retrato e calcular como uma pessoa seria na vida real, com base em técnicas e estilos comuns em um determinado momento ou lugar. É assim que a IA pensa que Joseph e Emma Smith eram.”

Sem mais informações sobre a origem desta tecnologia e sua análise, é difícil dizer com que meticulosidade ou precisão isso foi feito.

No entanto, é fascinante ter uma imagem mais realista de como Joseph e Emma Smith seriam.

O que sabemos

Às vezes, é muito fácil abandonar personagens de histórias de um passado distante, em vez de lembrar que eram pessoas muito parecidas com você e eu.

Em última análise, faz diferença saber exatamente como Joseph Smith era? Isso muda o nosso testemunho do Livro de Mórmon? Isso muda a maneira como vemos as coisas que ele realizou ao restaurar o evangelho?

O fazendeiro que se tornou um Profeta desta última dispensação, é muito querido por nós pela coragem e perseverança que ele teve para trazer à luz as coisas que mais estimamos hoje.

Devemos muito a ele. O que me pergunto é como seria a sensação de olhar nos olhos dele e poder agradecê-lo por ter sido uma peça-chave na restauração.

Quer saibamos qual pintura está mais próxima da realidade, ou se o daguerreótipo perdido será descoberto, uma coisa é certa, por causa das mesmas ordenanças de salvação que ele trouxe de volta à Terra, “milhões conhecerão o irmão Joseph”.

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

25 anos da declaração “A Família: Proclamação ao Mundo”

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *