fbpx

A definição que mudou minha maneira de encarar a alegria

estudo do evangelho deleitoso

Eu gosto de fazer às pessoas a pergunta: “Como é a alegria na sua vida?” Às vezes elas pensam que eu estou pedindo uma definição de alegria e repetem algo como “a alegria é um sentimento de felicidade” ou “a alegria é um estado de ser bem-sucedido e saber que tudo está bem em sua vida”. Mas quando eu pressiono um pouco mais, quando enfatizo que eu quero saber como essas pessoas, pessoalmente, vivenciam a alegria na própria vida, é quando as respostas ficam interessantes.

Uma das respostas mais perspicazes que recebi a esta pergunta foi de uma viúva que eu estava entrevistando. Em nossa entrevista, ela tinha expressado que ainda era capaz de experimentar a alegria, mesmo enquanto estava rodeada pela tristeza. Eu não conseguia entender como ambas as coisas — sofrimento e alegria — podiam coexistir, então eu perguntei a ela: “como você vivencia a alegria?”

Depois de alguns momentos de pensamento cuidadoso, ela disse lentamente:

“a alegria, para mim, é o Espírito Santo mudando meu coração. Sim, isso é o que a alegria é, a minha mudança de coração”.

Por que a alegria poderia ser uma mudança de coração

Essa interpretação da alegria fez sentido para mim, principalmente quando a apliquei a uma escritura frequentemente citada sobre a alegria:

“Adão caiu para que os homens existissem, e os homens existem para que tenham [uma mudança de coração]” (2 Néfi 2:25, grifo do autor).

Adorei a ligeira mudança de palavras, e comecei a substituir a palavra “alegria” por esta frase em algumas das minhas citações favoritas:

“Há uma mudança de coração garantida aos fiéis.” — Presidente Henry B. Eyring

“A mudança de coração que sentimos tem pouco a ver com as circunstâncias de nossa vida e tudo a ver com o foco de nossa vida.” — Presidente Russell M. Nelson

“A mudança de coração vem de e por causa Dele.” — Presidente Russell M. Nelson

Ok, talvez eu tenha ido longe demais nas minhas substituições, mas eu simplesmente não conseguia tirar da cabeça esse novo conceito de alegria! Também comecei a ver como essa interpretação não estava longe do modo como as escrituras, os profetas e os apóstolos falavam sobre a alegria. Por exemplo, em um devocional da BYU feito em 2018, o Élder David A. Bednar disse:

A Guia para Estudo das Escrituras descreve a alegria como “uma condição de grande felicidade [que resulta] da vida justa”. Curiosamente, nossa perspectiva do evangelho nos ajuda a entender que a alegria é mais do que uma emoção passageira; em vez disso, é um dom espiritual e um estado de ser e tornar-se” (grifo do autor).

Ao compreender a alegria como uma mudança de coração, de repente eu vi como mesmo nas minhas tristezas mais profundas e provações mais angustiantes, a alegria ainda estava acessível para mim porque a progressão ainda era possível — e a progressão era possível por causa da expiação de Jesus Cristo.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Um discurso sobre Alegria que pode alterar sua perspectiva sobre perseverança

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *