fbpx

A ciência pode realmente comprovar a existência da Estrela de Belém?

Eu sempre tive curiosidade sobre a formação da nova estrela que levou os reis magos ao Menino Jesus na história de Natal encontrada em Mateus.

Uma nova estrela? Como isso aconteceu?

Obviamente, Deus tem o poder de tornar todas as coisas possíveis, mas o que queria saber é se existe uma explicação científica para a criação dessa nova estrela.

Para ajudar a saciar minha curiosidade, recorri aos professores de física e de astronomia da BYU, Dr. Eric Hintz e professora Maureen Hintz.

O contexto bíblico

Há apenas 12 versículos na Bíblia que falam dos reis magos que visitaram Jesus. Depois de estudar esses 12 versículos, aprendi três coisas importantes.

Primeiro, notamos que em nenhum lugar de Mateus é especificado que eram apenas três magos. Na verdade, é muito provável que houvesse uma companhia de reis magos que foram visitar Cristo.

Em segundo lugar, é importante notar que “magos” traduzido para o grego antigo é magoi. O termo magoi, nos tempos do Novo Testamento, foi livremente traduzido como pessoas interessadas em sonhos, astronomia, astrologia, magia ou livros.

Esses “magos” teriam sido o que conhecemos como astrônomos hoje em dia e, portanto, entendiam muito sobre as estrelas.

Em terceiro lugar, no versículo 11, aprendemos que Herodes enviou os magos para encontrar o menino Jesus.

“E entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, o adoraram”. – Mateus 2:11

Usar a palavra menino pode implicar que os magos talvez não tenham podido visitar Cristo durante seus primeiros meses nesta terra.

Possíveis explicações

Agora que conhecemos alguns dos conceitos básicos sobre os magos, vejamos as possíveis explicações para a formação desta nova estrela.

Um anjo

Existe a possibilidade de que nenhuma nova estrela tenha existido. Os pastores foram guiados ao Menino Jesus por um anjo, não pelos astros.

Talvez os magos também fossem guiados por um anjo, que simplesmente se parecia com uma estrela, por causa da formação que eles tinham em astronomia.

Mateus 2:9 diz:

“E tendo eles ouvido o rei, foram-se; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.”

Eu não sei você, mas nunca vi uma estrela parar em um lugar. Um anjo, no entanto, poderia ter feito isso. Claro, isso também pode ser uma metáfora, mas talvez não.

Uma supernova

Quando uma estrela explode e morre, ocorre uma supernova. Uma supernova é uma estrela que, rapidamente e de repente, aumenta seu brilho devido a uma imensa explosão.

Supernovas são extremamente brilhantes!

Supernovas podem ofuscar brevemente galáxias inteiras e irradiar mais energia do que o nosso sol poderia em seus 10 bilhões de anos de vida. Estes também permanecem brilhando por meses após sua explosão inicial.

Ocorreu uma supernova no ano 5 a.C. Dado que parece que Herodes, o Grande, morreu no que contamos como o ano 4 a. C. Este poderia ter sido realmente o ano do nascimento de Cristo.

Durante este período da história, os chineses foram alguns dos melhores astrônomos do planeta, e eles teriam registrado o nascimento de uma nova estrela se eles tivessem testemunhado tal evento, o que eles fizeram só no ano 5 a.C.

Conjunções planetárias

A olho nu quando se olha para o céu, os planetas podem ser facilmente confundidos com estrelas. De vez em quando, no céu noturno, podemos testemunhar algo chamado de conjunção planetária.

A conjunção planetária é o alinhamento de dois ou mais planetas, o que faz com que os objetos celestes pareçam mais brilhantes do que normalmente pareceriam. As conjunções raramente são facilmente vistas e negligenciadas, pois duram apenas algumas horas.

Enquanto algumas conjunções ocorreram em torno do nascimento de Cristo, uma conjunção particular se destaca de todas.

Em junho do ano 3 a. C. (possivelmente um sinal da concepção milagrosa de Cristo), os planetas Vênus e Júpiter se sobrepuseram durante uma conjunção planetária.

Estrella de Belén será vista otra vez

Vênus é o planeta mais brilhante seguido por Júpiter, então durante essa conjunção, essa “estrela” provavelmente se destacou das outras naquele céu noturno.

Curiosamente, para muitas civilizações antigas, Vênus representava feminilidade e pureza, enquanto Júpiter representava realeza e retidão.

Essa conjunção específica ocorreu no meio da constelação de leão que é conhecida como a constelação real.

Se você está curioso sobre como uma conjunção planetária se parece, Júpiter e Saturno se sobrepõem em 21 de dezembro de 2020. Essa conjunção dará aos espectadores uma boa ideia do que os magos podem ter visto.

O plano de Deus

la creacion vidas pasadas

Independentemente da teoria que você escolher acreditar, espero que cada uma delas tenha lembrado o fato de que nosso Pai Celestial tem um plano para cada um de nós.

Ele criou intencionalmente os céus e o universo. Os planetas que orbitam o sol, as estrelas que formam constelações e a lua foram colocados em seus lugares por um motivo.

Nosso Pai Celestial sabia que esses magos buscariam um sinal do nascimento do Salvador, então ele se certificou de fornecer-lhes um. Ele também sabe exatamente do que precisamos no momento exato.

Fonte: Third Hour

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *