fbpx

3 Maneiras de ajudar as crianças a encontrar consolo e fé

Enquanto o mundo continua agitado, os pais e responsáveis ​​enfrentam a tarefa de ensinar as crianças sobre a fé.

A fé pode se tornar um alicerce seguro na vida de uma criança, proporcionando-lhe paz e direção ao longo de sua vida.

Como você pode ajudar as crianças em sua vida, a descobrir a grande bênção da fé ao se depararem com situações assustadoras e muitas vezes incontroláveis?

Essas três ideias, baseadas em princípios do evangelho e do autocuidado, podem ajudá-lo a consolar seus filhos ao ensiná-los sobre a fé em Cristo.

Identificar sentimentos e ensinar inteligência emocional

Os adultos lutam com sentimentos de medo e ansiedade por causa do estado do mundo atual, é ainda mais natural para uma criança ter esses tipos de sentimentos.

Pode ser ainda mais assustador para as crianças, que muitas vezes não entendem o que estão sentindo ou não sabem como lidar com esses sentimentos.

Quando você consegue identificar uma emoção e dar um nome a ela, ganha mais poder para controlá-la e expressá-la. Ensine seus filhos sobre emoções e como uma emoção pode levar a outra. Por exemplo, o medo pode realmente significar pânico, impotência ou frustração.

Quando seu filho estiver expressando uma emoção, tente fazer com que ele diga o que está sentindo em voz alta. O guie gentilmente, mas não o pressione para não confundir seus sentimentos.

Pode ser que você precise dar um tempo a essa criança até que ela esteja calma para falar sobre o que aconteceu.

Fale constantemente sobre suas emoções também. Deixe seus filhos saberem que não há problema em expressar emoções de maneira saudável, especialmente se forem negativas.

Jesus Cristo experimentou muitas emoções e também foi paciente com os outros quando eles expressaram emoções. Ele chorou com Maria e Marta. Ele ensinou Pedro quando ele foi impulsivo. Ele sentiu a necessidade de ficar sozinho.

Ao ensinar inteligência emocional a seus filhos, você pode ajudá-los a combater o medo com fé em si mesmos e no Senhor.

Crie um refúgio de calma e quietude

O presidente Thomas S. Monson disse:

“Nosso lar deve ser mais do que um santuário; deve ser também um local onde o Espírito de Deus possa habitar, onde encontremos refúgio contra a tempestade e onde reinem o amor e a paz”.

Com tantas coisas acontecendo e tanto a se fazer, crie um lugar em seu lar onde as crianças possam desconectar-se do mundo e conectar-se com Deus.

Sugerimos que crie um lugar especial em seu lar que seja confortável, limpo e próximo a uma imagem de Cristo. Reserve um tempo em família para ficarem em silêncio juntos.

Escutem músicas calmas, conversem com calma sobre o que as crianças estão passando, e dê tempo a elas para que registrem seus sentimentos em um diário ou através de desenhos.

Evitem o uso da tecnologia nesse espaço. O propósito desse espaço é ajudar as crianças a sentirem-se seguras e a ter um espaço que possam sentir calma e paz.

Ao passar um tempo neste espaço, as crianças também começarão a conectar-se com os sentimentos do Espírito.

Volte-se para Cristo em pequenos momentos

Queremos que nossos filhos saibam que podem voltar-se a Cristo em momentos de medo e incerteza.

Se começarmos este processo cedo, prepararemos nossos filhos para encontrar consolo em seus relacionamentos com Jesus Cristo.

Quando uma criança perde um brinquedo, se machuca ou fica chateada com alguma coisa, mencione Cristo. Fale constantemente sobre Cristo.

Faça pequenas orações sobre coisas pequenas durante o dia, não importa o que seja. Se uma criança vai até você com um problema ou preocupação, conforte-a e a direcione, mas também a convide a voltar-se a Deus.

Se você pode ajuda-la a voltar-se a Cristo nesses pequenos momentos, elas serão capazes e estarão mais preparadas para voltar-se a Cristo quando grandes e assustadores momentos surgirem.

Como você ajuda as crianças ao seu redor a encontrar paz e a ter fé durante tempos de medo?

Fonte: LDS Daily

Relacionado:

O poder do nome de Jesus

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *