fbpx

Simpósio de Direito e Liberdade Religiosa BYU 2016

simpósio liberdade religiosa BYU

Simpósio de Direito e Liberdade Religiosa BYU

Padre Marcus Barbosa, representante da Confederação Nacional de Bispos do Brasil, (CNBB), da Igreja Católica; Pastor Hélio Carnassale, Diretor de Assuntos Públicos Liberdade Religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para a América Latina; Professor Rodrigo Vitorino, da Universidade Federal de Uberlândia e Professor Alexandre Brasil, Professor de Sociologia da Universidade do Rio de Janeiro foram alguns dos convidados.    

No dia 2 de outubro, domingo, ocorreu em Provo, na Universidade de Brigham Young, na Faculdade de Direito, a Sessão de Abertura da 23ª Simpósio Internacional Anual de Direito e Liberdade Religiosa. A cada ano, cerca de 100 convidados de mais de 40 países participam deste evento que já tornou-se tradicional e consta como um dos principais eventos mundiais  de simpósios ligados ao tema.

A sessão plenária inicial teve como destaque, o discurso do Professor Heiner Bielefeldt, que atualmente serve como o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Liberdade de Religião ou Crença. Durante o encontro, o Professor W. Cole Durham, Jr. presenteou o palestrante com o título de honra “Valores de Serviço”, por suas excelentes contribuições para o campo da liberdade de liberdade religiosa em todo o mundo.

simpósio direito e liberdade religiosa BYU

Simpósio de direito e liberdade religiosa BYU 2016 (imagem cortesia assuntos públicos Área Brasil)

Sobre os participantes

Este ano, o Brasil contou com a participação de sete brasileiros que se destacam pelos trabalhos realizados em todo o país. Padre Marcus Barbosa, representante da Confederação Nacional de Bispos do Brasil, (CNBB), da Igreja Católica e responsável pelo diálogo ecumênico e inter-religioso; Pastor Hélio Carnassale, Diretor de Assuntos Públicos Liberdade Religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para a América Latina. Em sua função atual, ele dirige o trabalho em oito países: Argentina, Bolívia, Brasil.

Professor Rodrigo Vitorino, da Universidade Federal de Uberlândia; Professor Alexandre Brasil, Presbiteriano e Professor de Sociologia da Universidade do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na Universidade de Barcelona; Dr. Odacyr Prigol, membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Paraná e membro e Diretor da Fundação Liberdade Religiosa e Negócios no Brasil.

Dr. Aroldo Cavalcante, membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Pernambuco, Diretor da J. Reuben Clark Law Society para a América do Sul e Setenta de Área, além da Dra Daniela Araújo, advogada dos Escritórios da Cerqueira Leite, pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas e também pós-graduada em Leis Públicas pela Universidade Católica de Minas Gerais.

O que acontenceu durante o evento

simpósio direito e liberdade religiosa BYU

Líderes de diferentes religiões se uniram em simpósio de direito e liberdade religiosa BYU (imagem cortesia assuntos públicos Área Brasil)

O formato do Simpósio destaca-se por realização de painéis e sessões plenárias. Os brasileiros tiveram participação ativa ao longo das reuniões. Na manhã da segunda, dia 3 de outubro, por exemplo, o Pastor Hélio Carnassale, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, participou de um painel juntamente com o Arcebispo de Arequipa, Javier Del Rio, Sr. Simon McCrossan, representante das alianças Evangélicas do Reino Unido, entre outros.

Ao longo dos dias de reuniões, explanações e discussões, várias atividades são levadas a efeito incluindo jantares culturais, apresentações de grupos da Universidade de Brigham Young (BYU) e visitas. Um momento especial, que sempre deixa os participantes muito tocados, é a participação da Sessão de Domingo de manhã da Conferência Geral.

Os outros dois pontos de destaque do evento ocorrem no último dia, quando já em Salt Lake City, os convidados visitam o Centro de Ajuda Humanitária da Igreja e a Praça do Templo. Ali, acompanhados por missionárias brasileiras, conhecem mais sobre a História dos Pioneiros Mórmons, que colonizaram o estado de Utah.

simpósio direito e liberdade religiosa BYUNo encerramento do evento, todos participaram de um almoço com as Autoridade Gerais da Igreja, entre eles, Setentas, Membros do Quórum dos Doze Apóstolos e da Primeira Presidência. Nesta ocasião, junto à delegação brasileira estavam, Élder Richard J. Maynes , membro da Presidência dos Setenta e Élder Claudio R. M. Costa, Presidente da Área Brasil. Na mesma ocasião, todos assistiram uma apresentação musical produzida por jovens estudantes da BYU.

Os brasileiros tiveram ainda a oportunidade de conversar com alguns líderes mundiais, tais como Presidente Dieter F. Uchtdorf,  assim como o Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, Élder Russell M. Nelson.

Todos agradeceram a equipe do Brasil pelos esforços realizados em prol da Defesa do Direito à Liberdade Religiosa. Cada um recebeu um kit com folhetos, informações sobre Ajuda Humanitária no Brasil e um CD do Coro do Tabernáculo Mórmon.


Fonte: Texto e fotos, Assuntos Públicos Área Brasil. (aqui)

| Notícias
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
3 Coisas Que Ninguém Te Diz Sobre Servir Uma Missão
Templo de Campinas
A Relevância de ver-se no Templo Sagrado

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *