Durante um devocional especial de Natal realizado em 14 de dezembro de 2025, membros da Estaca Portland Maine receberam uma notícia histórica. A Primeira Presidência concedeu a autorização para a construção do primeiro templo no estado do Maine, na cidade de Portland.
Quem fez o anúncio foi o Élder Allen D. Haynie, presidente da Área América do Norte Nordeste, que leu uma declaração oficial, a qual informou que os detalhes sobre a localização exata e o início das obras serão anunciados posteriormente. A mensagem destacou que o templo proporcionará maior acesso às ordenanças, convênios e bênçãos espirituais reservados à casa do Senhor.
Ao se dirigir aos participantes no centro da Estaca Portland, em North Yarmouth, o Élder Haynie explicou que a forma como o anúncio foi feito segue uma diretriz recente da liderança da Igreja.
“Em uma reunião recente da Primeira Presidência da Igreja, foi tomada uma decisão de que, quando dirigido pela Primeira Presidência, o anúncio da construção de um novo templo deve ser feito no local, por um membro do Quórum dos Doze Apóstolos, ou um membro da presidência de área.”
Ele destacou ainda o caráter inédito do momento, afirmando que “um anúncio como este, feito por um membro da presidência de Área, nunca ocorreu antes. Esta noite será a primeira vez.”
O Templo de Portland, Maine, é o primeiro templo anunciado desde que o Presidente Dallin H. Oaks assumiu a presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em outubro de 2025, após o falecimento do então Presidente Russell M. Nelson. Nenhum templo havia sido anunciado na conferência geral de outubro deste mesmo ano.

A Igreja no Maine
O devocional onde ocorreu o anúncio, intitulado “Ó vinde, adoremos”, reuniu pessoas de todas as idades e contou com apresentações musicais e mensagens centradas no nascimento de Jesus Cristo. O Élder Haynie participou da reunião acompanhado de sua esposa, Deborah Haynie.
Atualmente, o Maine abriga mais de 11 mil membros da Igreja, organizados em 27 congregações e três estacas: Portland, Augusta e Bangor. Até o momento, os fiéis do estado são atendidos pelo distrito do Templo de Boston, Massachusetts.
A presença da Igreja na região remonta a 1832, quando os primeiros missionários chegaram em canoa. Após períodos de crescimento, declínio e retomada, a organização local se fortaleceu ao longo do século XX com a dedicação de capelas e a criação de estacas. O novo templo representa, agora, a coroação desse progresso histórico.
Com este novo anúncio em Portland, o número total de templos da Igreja em funcionamento, em construção ou já anunciados chega a 383 em todo o mundo.
Fonte: Church News
Veja também
- Brasil, México e Peru lideram crescimento de templos no mundo
- Anunciados 17 novos templos durante a Conferência de outubro de 2024
- Crie seu calendário ilustrado com fotos dos templos



