fbpx

Chamados missionários têm a assinatura do Presidente Nelson durante o interregno apostólico

presidente nelson assina chamados missionários discurso

SALT LAKE CITY — A Igreja SUD enviou 1.150 cartas de chamados missionários para rapazes e moças mórmons na terça-feira com a assinatura do Presidente Russell M. Nelson, um símbolo da transição em curso na liderança da igreja.

O Quórum dos Doze Apóstolos está liderando a igreja durante o que é conhecido formalmente como interregno apostólico, com o Presidente Nelson liderando o quórum como o apóstolo sênior.

“Mesmo quando há uma mudança iminente na liderança da igreja, o trabalho da igreja segue adiante”, disse o Presidente Nelson em uma nota divulgada na terça-feira. “Não queremos que nossos futuros missionários esperem para receber os chamados missionários por mais tempo do que o necessário para este marco tão esperado na vida.”

Assinatura do Pres. Monson nos chamados missionários

Os chamados missionários tinham a assinatura do Presidente Thomas S. Monson desde fevereiro de 2008, quando ele se tornou o 16º Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, até sua morte em 2 de janeiro, aos 90 anos.

A assinatura do Presidente Monson apareceu nos chamados missionários de 410.442 missionários de tempo integral. Praticamente 1/3 dos missionários que serviram desde que a igreja foi organizada em 1830.

Hoje, aproximadamente 67.000 missionários mórmons servem em 421 missões no mundo.

Iterregno

O chamado para servir como apóstolo é vitalício. Quando o presidente da Igreja morre, a Primeira Presidência é dissolvida imediatamente. O poder ou “as chaves” para liderar a Igreja são transferidos para o Quórum dos Doze, que é liderado pelo apóstolo sênior.

“Este momento de transição na liderança da igreja é um momento raro e maravilhoso”, disse o Élder Jeffrey R. Holland do Quórum dos Doze na terça-feira. “É, naturalmente, uma situação agridoce dizer adeus a um profeta e dar boas-vindas amorosas a outro.

“É um momento significativo para que a revelação do Senhor venha unanimemente sobre um grupo de homens. A organização dos quóruns presidentes da Igreja não é algo ensinado em qualquer escola de negócios. Não se parece nada com nenhum organograma que você já viu na vida — grupos de três e doze e setenta — todos os tipos de números incomuns.

“Mas quando chega a hora de dizer adeus a um profeta e esperar um novo, essa organização garante, mesmo em meio a tudo o que está acontecendo e a espera, que nunca há um momento em que as chaves apostólicas divinas não estão em vigor. E com essas chaves no lugar, nunca há falta de experiência reveladora. É um pouco parecido com o que acontece com os britânicos (que dizem, num só fôlego): ‘O rei está morto, Deus salve o rei’. A transição é rápida assim, porque, é claro, a autoridade para liderar já está em vigor.”

Atual presidente do Quórum dos Doze

O Presidente Nelson, como o próximo apóstolo sênior após o Presidente Monson, serviu como presidente do Quórum dos Doze Apóstolos por quase 30 meses.

Comumente, o apóstolo sênior torna-se o próximo presidente da Igreja após um curto ínterim, que geralmente dura aproximadamente uma semana, mas que varia de 4 a 11 dias.

Mas nem sempre foi assim. No início da igreja, esses ínterins duravam de 21-42 meses.

Precedentes

“Eles eram muito mais longos nos primórdios da igreja por de precedência e por outras questões”, disse Brandon Metcalf, arquivista na Biblioteca de História da Igreja SUD.

Mas em 1898, o Presidente Lorenzo Snow foi designado como o novo presidente da igreja 11 dias após a morte do Presidente Wilford Woodruff.

Esse era a intenção do Presidente Woodruff, Metcalf disse.

Primeiro, há um relato que conta que o Presidente Woodruff recebeu uma impressão no templo de que ele não deveria demorar para reorganizar a Primeira Presidência. Em segundo lugar, o Presidente Woodruff aconselhou o Élder Snow, o apóstolo sênior na época, a fazer a mesma coisa em uma conversa privada seis anos antes de sua morte.

“Quando eu me for, eu quero você, irmão Snow, não demore para reorganizar a Primeira Presidência”, disse o Presidente Woodruff, de acordo com um relato do Presidente Snow.

“Wilford Woodruff sentiu muito fortemente, após sua experiência de quase dois anos de presidência apostólica, a necessidade de admoestar Lorenzo Snow para não demorar após seu funeral”, Metcalf disse.

Funeral do Pres. Monson

O funeral do Presidente Monson será na sexta-feira, ao meio-dia (Horário Padrão das Montanhas Rochosas) no Centro de Conferências, ao lado da Praça do Templo. O atual período de presidência apostólica é provavelmente o mais longo interregno desde essa transição de 1898 do Presidente Woodruff para o Presidente Snow.

Se o próximo presidente da Igreja não for designado até domingo, o período atual será o mais longo interregno desde a transição de 20 meses do Presidente John Taylor para o Presidente Woodruff, que terminou em 1889.

Filha do Pres. Monson

A filha do Presidente Thomas S. Monson, a irmã Ann M. Dibb, saindo com ele do Centro de Conferências em Salt Lake City após a sessão da manhã de sábado da Conferência Geral Anual SUD número 187, no sábado 1 de abril de 2017.

Declarações do Élder Russell M. Ballard

O Élder Russell M. Ballard, o terceiro apóstolo por ordem de senioridade, disse os assuntos do quórum estão relativamente leves esta semana.

“Está muito tranquilo esse momento de homenagens por conta do falecimento um presidente”, ele disse. “Em sinal de reverência ao falecido presidente, não fazemos muitas coisas antes do funeral. Não há muito que falar, na verdade. Não há muito o que dizer, fazer ou decidir. Em breve haverá uma nova Primeira Presidência. Quando ela estiver formada sim, aí ficaremos bem ocupados”.

O Élder Ballard disse que o trabalho dos Doze está focado em ajudar os membros da igreja.

“Qual é a coisa mais importante que podemos fazer para ajudar os membros da Igreja a levar o testemunho do evangelho da mente e para o coração deles para que resistam a tudo o que há neste mundo louco? O mundo mais difícil do que qualquer coisa que já vivenciei, principalmente as questões morais, as incertezas. As mídias sociais dominaram o mundo. O celular está no controle. Há muitas coisas diferentes. É preciso que a liderança da Igreja pense de modo diferente sobre como fazer para levar a mensagem ao coração das pessoas”.

O quórum se reunirá logo após o funeral do Presidente Monson para reorganizar a Primeira Presidência. Então os outros assuntos serão retomados a toda velocidade sob a direção de um novo presidente.

“É uma transição”, disse o Élder Ballard. “E acho que a essa hora na semana que vem estaremos nos perguntando como abordaremos esse assunto”.

Escrito por Tad Walch e traduzido por Luciana Fiallo Alves

Fonte: DeseretNews.com

Relacionado:

https://mormonsud.net/crencas/profetas/sucessao-na-presidencia-mormon/

 

https://mormonsud.net/noticias/data-do-funeral-do-presidente-monson/

| Notícias
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
devocional mundial
Devocional mundial com o casal Uchtdorf terá novidades inéditas
fórmula para a exaltação
A fórmula do Presidente Monson para nos ajudar a alcançar a...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *