fbpx

Brasileiro descobre papiro com registro da infância de Jesus Cristo

Recentemente, um brasileiro chamado Gabriel Nocchi Macedo e seu colega húngaro, Lajos Merkes, fizeram uma descoberta interessante.

Gabriel, que é professor na Universidade de Liège, e Lajos, professor na Universidade de Berlim, são especialistas em papirologia e ao analisarem os registros digitais da Universidade de Hamburgo, encontraram um papiro com uma sequência de letras gregas antigas com um som muito característico, “ies”. Que quer dizer “Jesus”. 

Ao continuarem sua análise digital, constataram que precisariam ir até Hamburgo e ver o documento pessoalmente.

Ao estudarem por aproximadamente 18 meses constataram que aquele papiro tinha inscrições referentes ao famoso Evangelho de Tomé sobre a infância de Jesus.

Outra descoberta da dupla foi a datação de tal registro. Por meio da análise da grafia presente no papiro, foi constatado que esse registro tenha sido criado entre o século 4 e 5 d.C.

Os estudiosos também apontam para um detalhe. É possível que quem tenha escrito no papiro seja um escriba iniciante ou alguém que estivesse treinando para ser escriba, já que as inscrições são irregulares.

O registro

O Evangelho de Tomé, ou o Evangelho sobre a infância de Jesus – como também é conhecido, é um evangelho considerado apócrifo, pois não foi incluído no cânon da Bíblia como conhecemos atualmente. Existem vários motivos para isso, mas acredita-se que o principal tenha sido o fato de que esse registro foi escrito séculos depois dos outros registros da Bíblia.

Fragmento encontrado

No fragmento de papiro, foi encontrado uma cópia do seguinte trecho:

1 Este Menino Jesus, que na época tinha cinco anos, encontrava-se um dia brincando no leito de um riacho, depois de haver chovido. E, represando a correnteza em pequenas poças, tornava-as instantaneamente cristalinas, dominando-as somente com a sua palavra. 

2 Fez depois uma massa mole com o barro e com ela formou uma dúzia de passarinhos. Era então um Sábado e havia outros meninos brincando com ele. 

3 Porém, um certo homem judeu, vendo o que Jesus acabara de fazer num dia de festa, foi correndo até o seu pai José e contou-lhe tudo: “Olha, teu filho está no riacho e juntando um pouco de barro fez uma dúzia de passarinhos, profanando com isso o dia do Sábado. 

4 José veio ter ao local e, ao vê-1o, ralhou com ele dizendo: “Por que fazes no Sábado o que não é permitido fazer?” Mas Jesus, batendo palmas, dirigiu-se às figurinhas ordenando-lhes: “Voai!” E os passarinhos foram todos embora gorgeando. 

5 Os judeus, ao verem isso, encheram-se de admiração e foram contar aos seus superiores o que haviam visto Jesus fazer.

Segundo esse registro, esse seria o primeiro milagre realizado por Cristo, que tinha apenas 5 anos de idade.

Não sabemos ao certo mais informações sobre esse papiro, nem sobre o registro de Tomé, mas a descoberta do professor Gabriel e do professor Lajos trouxe mais uma prova da importância e realidade de Cristo não só como nosso Salvador, mas também como uma peça histórica importante.

Sobre os livros apócrifos

Os Santos dos Últimos Dias possuem uma posição sobre os livros apócrifos.

Você pode lê-la no link abaixo:

Qual a visão dos Santos dos Últimos Dias sobre os Livros Apócrifos?

Fonte: BBC

 

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *